quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Tenho certeza absoluta de que "talvez" Deus não exista!

Por Noreda Somu Tossan


Primeiro duvidei, depois questionei, em seguida refleti, como conseqüência...neguei.” Foi um longo percurso até aqui. Anos de estudo, anos de dedicação, centenas de livros a respeito, e um livro que julgava ser a palavra dele. Lembro-me de quando saía de meu leito às quatro horas da manhã, para dedicar-me à leitura devocional da Bíblia. Por que fazia isto? É simples: Estava disposto a encontrar nas páginas de um livro, o criador do universo. 

Procurei desesperadamente; orei horas a fio antes de iniciar a leitura de qualquer livro que fosse. Por sete longos anos dei “bom dia ao Espírito Santo”, e procurei fazer do meu corpo “a casa favorita de Deus”. Acreditei no “Sangue” e embrenhei-me nos montes em busca da “unção”. Mas, “o dia do meu milagre” nunca chegou.

Quis fazer parte do “dream team de Deus”, na santa ilusão de igualar-me aos “heróis da fé”, ledo engano, os heróis só me fizeram duvidar cada vez mais. Percebi que os “caçadores de Deus” viviam num eterno paradoxo, e quando alegavam o haver encontrado, continuavam a buscá-lo.  Talvez esses, os chamados “super crentes”, não passassem de homens normais, que , por viverem em meio ao caos, necessitavam de amparo para suas vidas tão conturbadas.

A mão invisível” que protegia a todos, nem sequer chegou a afagar meus cabelos.  “A assinatura de Deus” não endossava as páginas da minha vida tão turbulenta e contingente. Resolvi ir “direto ao ponto” e encostei na parede minhas convicções mais fortes. Felizmente elas sucumbiram ao apelo de minha consciência.

Pastores me advertiram da ira do criador; “interpretaram sonhos”, profetizaram sobre minha cabeça e disseram que um dia eu seria cobrado. Ri da cara deles (às escondidas é claro). O mundo que eles acreditavam ser real, não passava de uma “divina comédia” e nenhum deles quis experimentar o “evangelho maltrapilho” que eu tanto admirava.

O ser e o nada” me atraíram como um ímã, e “a origem das espécies” me pareceu mais aceitável do ponto de vista Darwiniano que do Mosaico. Aos poucos a fé foi perdendo forças frente aos fatos. Ela (a fé), ultrapassou todos os limites da plausibilidade, e como uma criança que descobre que papai Noel tem barbas de algodão, descobri que a fé não tem pés, nem mãos, nem olhos, muito menos cabeça. Duvidei, questionei, refleti e neguei.

Preferi encarar a vida e ver “o mundo como vontade e representação”. Dogmas?  Estudei também, procurei fazer uma “interpretação psicológica do dogma da trindade”, e acreditem, a trindade não resistiu tanto quanto eu esperava. Sozinho, “entre quatro paredes”, atingi a “idade da razão”, e reconheci que após tanto ler, nada sabia sobre a vida. Só sei que nada sei”, esta é a verdade, e quem quiser conhecer a Deus, antes, “conheça-te a ti mesmo”.

Tenho certeza hoje, de que “talvez” Deus não exista. “Talvez” eu seja ateu com certeza. Certamente, “talvez” seja a palavra mais sábia entre todas as outras. Mas foi num mundo de palavras escritas, que descobri que Deus não sabe escrever. Hoje sou “o peregrino” em terra estranha, e sei que foi “Jesus, o maior psicólogo do mundo”. Parei de lutar com “anjos e demônios”, para poder encontrar o “símbolo perdido” na lenta e progressiva evolução da humanidade. 

Meus erros são “mea  culpa”, meus méritos...meus também. Não culpo ao Diabo, não agradeço a Deus, assim vou vivendo...assim vou morrendo, “sem barganhas” sem medos, e porque não...talvez com certezas absolutas.

Edson Moura

68 comentários:

  1. E aí Edson

    Certeza ou talvez?

    Esse caminho, só podia dar nisso mesmo.
    Você não tem culpa porque na nossa inocência fomos levados ao erro e acreditar em mitos, utopias, fábulas (inclue os dogmas) e etc.

    Deletar qualquer histórico religioso ( se for possível) é um bom caminho. TALVEZ (que bom!)
    Do lado de dentro ainda tem coisa aí!!!

    UM abraço e um abençoado 2011, porque 2012 acaba rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Wagnão, vejo que você não mudou nada, mas eu, quanta diferença hein? Pois bem, vamos por partes:

    Você diz: "Você está chegando lá. Quando nos referirmos a religião, precisamos não ter nenhuma certeza.Você ainda tem algumas. Com relação as percepções é bom tê-las, mas que sejam sempre percepções."

    Exato Wagner, estou chegando lá! Mas lá aonde? Na liberdade de pensar sem as amarras da religião "instituição"? Sim, nesta liberdade eu estou chegando.

    Ter certezas sobre religião eu? Não Wagner, o texto que escrevi está codificado.rss. Eu digo que tenho certeza que talvez Deus não exista, isto constitui uma contradição de termos, pois, se tivermos certeza, o "talvez" jamais deveria aparecer em nossos escritos.

    Percepções eu tenho várias, e são elas que me fazem questionar a tudo e a todos.

    ResponderExcluir
  3. Sua frase merece destaque Wagner:

    "Precisamos de santos a-religiosos que possam ser referência para um mundo sem referências."

    Parabéns mais uma vez! O mundo perdeu a referência. O homem atrelou sua bondade aos ensinamentos de Cristo, e esta atitude o descaracterizou como ser livre, condicionando-o para que fosse bom apenas por que Jesus mandou.

    Abraços amigão!

    ResponderExcluir
  4. Exatamente!! Acabou os argumentos.

    Exato Wagner, estou chegando lá! Mas lá aonde? Na liberdade de pensar sem as amarras da religião "instituição"? Sim, nesta liberdade eu estou chegando.

    Se conseguir pensar assim e o teu histórico religioso não influenciar na tua reflexão tudo muda.
    Você questiona o que aprendeu errado, e isso sempre incomoda o pensador. O problema é quando isso se torna referência para as nossas percepções.
    Cuidado isso pode nos levar a percepções erradas, e mesmo sendo percepções serão sempre só percepções mas nunca certezas.

    Um abraço amigo

    ResponderExcluir
  5. Quem disse que santo quer dizer separado?
    Só a religião diz isso.
    Esquece religião e os que são da mesma!!
    Vive pela tua consciência pensando no princípio do amor ao próximo.

    ResponderExcluir
  6. Que tal contextualizar?

    SANTO

    1 - essencialmente puro, perfeito
    2 - que não pode ser violado
    3 - útil, benéfico; seguro, eficaz
    4 - diz-se de ou pessoa de conduta exemplar, irrepreensível


    Fonte Houaiss

    ResponderExcluir
  7. Muito boa sua explicação sobre "santo", mas é o que você bem salientou: Uma contextualização.

    ResponderExcluir
  8. caro edson, primeiro você tem que resolver uma questão essencial que vem da tua experiência cristã pregressa:

    "Considero-me gabaritado para falar “contra” a fé, pois, já a possuí." (falou noreda, mas vale para você né?)

    "Quis fazer parte do “dream team de Deus”...

    "Estava disposto a encontrar nas páginas de um livro, o criador do universo..."

    "rocurei desesperadamente; orei horas a fio antes de iniciar a leitura de qualquer livro que fosse. Por sete longos anos dei “bom dia ao Espírito Santo”, e procurei fazer do meu corpo “a casa favorita de Deus”. Acreditei no “Sangue” e embrenhei-me nos montes em busca da “unção”. Mas, “o dia do meu milagre” nunca chegou."

    fazendo uma síntese entre o que disse noreda e o que disse edson, eu concluo:

    1 - você não pode se dar ao luxo de dizer que já possuiu fé pois o que você possuiu foi outra coisa que você confundia com fé genuina.

    2 - a prova da minha afirmativa primeira são as três frases em destaques. você demonstra com ela apenas alguém neurótico que achava que cria mas nunca creu; sua fé era apenas palha que se foi no primeiro problema "intelectual" que você teve e na primeira oração não respondida e no status quo espiritual pretendido.

    resultado - frutração e negação, ou seja, o edson virou noreda...

    no dia que você tiver uma fé verdadeira, que te leve a dizer "creio, ainda que não entenda ou não veja mas espero - ou seja, uma fé da estirpe de hebreus 11, você volta, refaz seu texto e diz que "teve fé" e agora pode negá-la.

    caracoles, meu amigo barba-de-arão deu as caras!!!!!!!! sinais dos tempos!!! de 2000 passarás mas em 2012 perecerás....kkkkkk

    ResponderExcluir
  9. bem, posso ter feito uma análise errada mas foi o que eu vi.

    deixe-me falar um pouco da minha experiência: eu fui tudo o que você foi e um pouco mais no campo espiritual com uma diferença:

    por muito tempo eu tive uma fé que não precisava de nenhuma prova intelectual nem de milagres para eu tê-la como verdadeira.

    por muito tempo eu tive uma fé em meio a fracassos. sofri durante 20 anos de enxaqueca crônica diária e a única coisa que eu podia falar para deus era, "por que"? e nunca "porra,dá um jeito senão eu viro ateu"

    o meu grande sonho de jovem de 23 anos foi o casamento com uma jovem de 17 a qual eu daria a vida por ela mas que depois de 3 longos anos de ardoroso e amaroso namoro, casamos, somente para que 9 meses depois ela me ambandonasse...

    eu não cheguei para deus e disse: "tá brincando comigo?? eu, o mais cotado entre os jovens para uma carreira ministerial que eu iria desempenhar com toda devoção e sinceridade, divorciado aos 23 anos???"

    eu só chorava e perguntava a deus:"por que"?

    quando eu fiz as minhas descontruções teológicas do mesmo modo que você fez as suas, muita coisa da minha devoção a deus se foi e até mesmo a compreensão do seu ser.

    mas tem uma coisa que não quer me largar, já joguei fora mas ela volta e agora compreendi que não preciso descartá-la para ser alguém racional pois ela faz parte da minha própria constituição psiquica: o anelo pela transcendência e o sentimento de dependência.

    descobri que essa coisa que eu chamo de "sentimento-deus" não precisa ser arrancada, extirpada no meu coração pois tal sentimento jamais cria falsas ilusões, jamais se entrega a dogmas estranhos e o melhor, jamais diz "eu exijo uma explicação racional do porquê eu sinto o que sinto". sabe que não existem muitas respostas satisfatórias, então, a resposta que lhe basta é - 'apesar de'- vale a pena nutrir o sentimento-deus e o sentimento de dependência pois mal nenhum ele me traz.

    percebi que é melhor caminhar com esse afago divino no peito que é puro sentimento e não passa disso pois qualquer tentativa de sistematizá-lo, logo o corrompe para algo muito feio, tipo aquela fé que você um dia teve.

    algumas fés não merecem mesmo serem acolhidas. é melhor ser um ateu sincero do que um fideísta deslumbrado e iludido.

    você fez bem em renegá-la.

    ResponderExcluir
  10. Pô Eduardo,
    Meu amigo você pegou pesado usando os próprios argumentos do Edson.
    Rapaz, o teu filho te fez bem mesmo rsrsrs
    Essa relação com o "Assombro" como você diz está perfeita.
    Muito bom!

    ResponderExcluir
  11. Eduardo, lí sua declaração de amor ao Deus-psique e compreendo sua insatisfação com minha forma de olhar o mundo. Respeito sua opinião e acredito que você teve, da sua maneira, uma experiência de fé. Poderia chama-lo de trouxa por acreditar nisto, poderia dizer que você e mais 95% da população brasileira não passam de lunáticos que desistiram de pensar, mas não vou.

    Você teve uma experiência de fé Edu? Sim.

    Eu tive uma experiência de fé Edu? Sim. portanto, não cometa o mesmo erro que a maioria dos crentes, dizendo ao outro que a fé dele não foi genuína, isso é uma atitude covarde de quem não tem argumentos melhores para defender suas idéias.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  12. ESSE DEBATE COM O EDU VAI LONGE RSRSRS
    Vou pedir auxílio ao Levi porque o conteudo das tuas palavras me parece outra coisa.

    ResponderExcluir
  13. Então diga lá Wagnão, o que lhe parece minhas palavras?

    Você também acha que meu ateísmo é fruto de uma frustração com a igreja instituição ou com Deus?

    O problema do Edu, é que ele gosta de provocar, isso eu já sei. Se eu falasse bem da fé, ele me refutaria da mesma maneira que fez agora.

    A intenção dele é fazer-nos refletir, mesmo que para tal, tenha que fazer afirmações descabidas e provocativas. Mas eu não perca a paciência com ele, vou "matá-lo na unha", que nem piolho.rsss

    Abraços mano!

    ResponderExcluir
  14. Atenção Eduardo, meu sócio já está de volta e promete arrebentar as pontas dos dedos de tanto comentar, só pra tirar o atraso.

    ResponderExcluir
  15. Para mim a discussão em torno da existência de um Deus é infrutífera. Só pode dedicar tempo a este assunto quem ainda não entendeu que o caminho da solução dos problemas da humanidade não passa por aí.
    Não devemos desencorajar os que acreditam em Deus. Eles apenas precisam entender que Deus não vai resolver os problemas por eles, pois isto lhes tiraria a liberdade de escolha e assim já não pode ser Deus.
    Por outro lado, os que negam a existência de um Deus devem igualmente ser encorajados, pois para eles já está claro que os problemas a serem resolvidos passa por eles.
    Respeitadas as divergências, agora chegamos ao ponto: Não quero que a violência, a fome, a sede, a pobreza etc recaiam sobre mim e sobre nenhum ser humano.
    Você que não acredita em Deus, o que diz a tua inteligência, por quais ideias você poem a mão no fogo? E você que acredita em Deus, o que diz o teu Jesus, o teu Alá, o teu Moisés, o teu Buda etc?
    Aposto que quando os problemas mencionados forem resolvidos, também a discussão sobre quem é Deus terá terminado.
    Sugiro portanto o caminho inverso. Vamos usar a nossa inteligência primeiro para resolver problemas graves, evidentes. Desta forma estaremos respeitando a ordem natural. Curando os males que nos atingem fisicamente, estaremos colocando em ordem nossas ideias e preparando-nos para um ser mais evoluído.

    ResponderExcluir
  16. não pedi prá sair não ô seu ateuzinho-que-se-enrola-nas-próprias-palavras....kkkkkkkkkkkkkk

    eu percebi o seu "acróstico" e tem outro problema: na sua caminhada de fé você só leu palha mas depois leu os de peso...kkkkkkkkkkkk você tinha que ter colocado obras mas densas na primeira parte da "balança" pois do jeito que você fez a balança só podia tender mesmo para o "ser e o nada" e companhia...

    eu disse que meu comentário foi o que eu vi a partir das suas confissões. estou equivocado? tudo bem. você teve fé genuína? tudo bem.

    ah, falando nisso, existe sim fé genuina e fé pirata.(aqui falo de fé religiosa)

    quem foi atingido pela fé genuína(isso no âmbito do cristianismo) sente-se tomado por uma satisfação espiritual que o impulsiona a viver segundo a sua fé.

    quem tem fé genuína morre pela sua fé. em certa época da minha vida eu tinha certeza que eu morreria por jesus se vivesse num país comunista e fosse torturado como foi richard wumbard (autor do livro "torturado por amor a cristo" - você leu?), mas hoje eu não morreria nem pelo o que eu digo, imagine pelo
    nazareno...

    veja sua frase:

    "Edu, minha fé, minha crença, sempre esteve amparada pela não resposta de Deus. Nunca esperei que ele me respondesse de verdade"

    putzquemelecadocaramelooo que diabo de fé é essa???? pede sem esperar resposta? isso é exatamente o oposto da fé:

    "quando orares, crede que já recebestes e assim será" (jesus de nazaré. aliás, uma declaração bem ocultista...)

    eu chamo de fé genuína a fé que levou os apóstolos, todos sem exceção, a serem mortos pelo seu amor a deus e a jesus. eles sempre esperaram tudo de deus mas continuaram crendo ainda que tudo não recebesse dele.

    a fé genuína é um sentimento e não um amontoado de tópicos de teologia sistemática decorados em 4 anos de seminário.

    minha fé hoje é somente esse sentimento de sentir-se mais do que um acidente cósmico, de olhar para as estrelas e ter saudade de não sei o quê e uma dependência afetiva cósmica que me abraça mas não diz nada. e nem precisa dizer...

    ou seja, deixei de ter fé nos dogmas cristãos e hoje tenho fé na mística cristã e nos seus poderosos símbolos existenciais que ao contrário do que você pensa, estão totalmente voltados para a vida aqui e agora.

    suas palavras

    " acredito que você teve, da sua maneira, uma experiência de fé. Poderia chama-lo de trouxa por acreditar nisto, poderia dizer que você e mais 95% da população brasileira não passam de lunáticos que desistiram de pensar, mas não vou."

    poxa, obrigado por não me chamar de trouxa...kkkkkkkkkkk quem gosta de chamar os trouxas de trouxas é o bruxinho herry porter...e obrigado também por não me chamar de lunático...aliás, lunático não é também alguém que vive olhando a lua? pois eu sou lunático, pois adoro contemplar a lua cheia...

    prá fechar por ora:

    " não cometa o mesmo erro que a maioria dos crentes, dizendo ao outro que a fé dele não foi genuína, isso é uma atitude covarde de quem não tem argumentos melhores para defender suas idéias.'

    pois então, meu amigo, deixe de querer defender o seu ateísmo atacando a fé dos outros. você consegue? veja que eu nunca ataquei aqui o seu ateísmo, pois como eu disse e repito, " é melhor ser um ateu sincero do que um fideísta deslumbrado e iludido."

    se eu fosse você eu colaria essa frase aí no ladinho, junto com as demais brilhantes frases que lá já estão...kkkkkkk

    ResponderExcluir
  17. Ai que inveja, passa no meu blog também Wagner rsrs

    Edson você esqueceu-se de inclui a leituras dos blogs também, me deixaeu tentar.

    “Nas salas dos pensamento desejei ir alem do obvio e ver a bíblia sem mitos e apreciar-la apenas pelos seus ensaios e prosas, retirando dela um outro evangelho, um evangelho a-religioso”

    ResponderExcluir
  18. Gresder, o acróstico com os nomes dos blogs amigo eu já fiz, e não quis repetir aqui.

    ResponderExcluir
  19. Uma pergunta:

    Encontre alguém hoje, disposto a morrer pela fé e eu crerei em Deus novamente. Está feito o desafio. Se não encontrares, será a prova de que fé genuína não é o que você diz, ou então...ninguém mais crê de verdade.

    Essa eu quero ajudar!

    Como disse o Edu "Os apóstolos"
    Os Kamikazes
    Os Muçulmanos (se você crer em Alá já está bom)
    Watchman Nee
    Os que foram mortos na inquisição
    Os pastores que morrem até hoje.
    Os padres que morreram e morrem por sua fé
    Os missionários nos paises proibidos (como no caso recente no Paquistão)
    Albert schweitzer

    Para não ficar cansativo, paro por aqui.

    ResponderExcluir
  20. Eu lenbro Edson, mas desta ves voce esta em outro nivel da evoluçao.

    ResponderExcluir
  21. Há poucos anos (2003), os membros da Voz dos Mártires, fundada por Richard Wurmbrand, que foi preso por 14 anos por sua participação na igreja romena subterrâneo, viajaram ao Sudão, Vietnã e Indonésia, para colher os depoimentos do filme.

    Sua primeira entrevista foi com um grupo de rapazes cuja aldeia foi atacada por soldados islâmicos. Os idosos e crianças foram mortos no local. Vinte e sete crianças, 14 meninos e 13 meninas, foram levados para um acampamento militar, cerca de 9 quilômetros de sua aldeia. Naquela noite, as mãos do garoto e pés estavam amarrados atrás das costas e eles foram obrigados a negar a Cristo. Cada recusado. Brasas estavam empilhadas no chão na frente dos meninos. Como eles se recusaram a negar sua fé, eles foram detidos e jogados as brasas.

    Ainda assim, eles se recusaram a negar sua fé. Os meninos mais velhos que escaparam à noite e foram colocados em um campo de refugiados. Os meninos morreram jovens. Ninguém sabe o que aconteceu com as meninas. Esses meninos levantaram suas camisas sujas e mostraram as terríveis cicatrizes em seus estômagos.

    Menos de oito anos

    ResponderExcluir
  22. "Quando digo que não esperei respostas, é porque, mesmo no silêncio, eu ainda o amava. Você entendeu isso?"

    ah, é era isso que você estava falando...? tudo bem.

    " o problema das pessoas, e isso eu já falei, é o fato de não assumirem que Deus é por demais contraditório, implausível, e misterioso. Ninguém crê em Deus de fato."

    ora, é exatamente o contrário. todos que acreditam em deus sabe que ele é misterioso. quanto a contraditório e implausível fica por conta da tua visão literalista de ler hoje a bíblia.

    " Todos já deixaram de lado seus dogmas cristãos mas não tiveram coragem de dizer “não creio mais”. "

    por "todos" você se refere ao pessoal que aparece por aqui como eu e o wagner ou o gresder e o levi, né?

    é verdade que já não cremos como críamos, mas daí a dizer "não creio mais" é um passo que talvez nenhum de nós dará pois como disse o levi certa vez, antes ele cria como menino, agora ele crê como adulto.

    todos nós crescemos e não foi para a negação total do mistério.

    não discuto seu ateísmo, discuto a sua maneira proselitista de sê-lo: antes sua missão era salvar almas para jesus, hoje é salvá-la da idiotice e da "ilusão" da fé.

    será que é tão difícil ser ateu e deixar os que tem fé em paz?

    o wagner já deu uns bons exemplos para a sua pergunta. você não deve saber, mas agora mesmo, nesse momento, existes milhares de cristãos que são perseguidos e mortos pela sua fé em países islãmicos radicais. aliás, nunca vi ninguém fora do meio cristão, levantar sua voz contra essa violência, nem a onu nem ong nenhuma...

    ResponderExcluir
  23. está catalogando seu livros??? isso dá um trabalho...eu já desisti de fazer isso com os meus. hoje eles estão guardados mais ou menos por assunto e olhe lá...rssssssss

    ResponderExcluir
  24. Não só respondi a sua pergunta como vou exigir
    que você negue o teu ateísmo.

    O Eduardo falou com propriedade a respeito do teu "ateísmo".

    Meu irmão confessa. O teu ateísmo não está regado com um pouco de frustração + consequências da vida + "fé pirata" como dise o Edu + reflexão?

    Você me lembra da história que li no livro DECEPCIONADO COM DEUS, que conta sobre um crente que na sua busca de Deus deixou de percebe-lo nas coisas mais simples, vindo a negar sua existência.

    Falo com esperança de que o teu ateísmo seja produto também desse processo.

    ResponderExcluir
  25. Gresder, vou entender isso como um elogio.rss

    ResponderExcluir
  26. Caramba Wagner, os meninos foram valentes. Mas eu vou verificar esta estória para poder argumentar. Não posso falar do que sei. O que me intriga é o fato de crianças passarem por isso, quando o que precisavam era apenas negar a "fé".

    Lembrei-me agora do Frei Kolbe, o padre que morreu para salvar um prisioneiro condenado. É claro que não pediram para negar a fé, mas se tivessem feito isso para que o prisioneiro fosse salva, acho que ele faria.

    Se puder, leia o depoimento do soldado. http://www.miliciadaimaculada.org.br/ver3/default.asp?pag_ID=271

    Abraços Wagner

    ResponderExcluir
  27. Taí Wagner, "decepcionado com Deus" Do Philip Yansei, tenho ele aqui, e mais uns seis do mesmo autor.

    Minha resposta é não. Não estou decepcionado com Deus, nem frustrado, nem irado. Apenas tenho pena das pessoas que acreditam nele. Que supervalorizam uma pós morte, em detrimento à vida que podem sentir, tocar, enfim...viver.

    Lembro-me quando estava lendo "Decepcionado com Deus", e as pessoas no ônibus me interrogavam sobre o porquê da minha decepção.rss Era hilário, pois era a deixa para poder evangelizar no ônibus.

    ResponderExcluir
  28. Eduardo, amei essa sua frase:

    "não discuto seu ateísmo, discuto a sua maneira proselitista de sê-lo: antes sua missão era salvar almas para jesus, hoje é salvá-la da idiotice e da "ilusão" da fé."

    É exatamente isso meu amigo!

    Você diz mais:

    "será que é tão difícil ser ateu e deixar os que tem fé em paz?"

    também posso perguntar:

    "Será que é tão difícil ser crente e deixar o ateísmo dos outro em paz?"

    Veja nos exemplos que o Wagner deu, os cristãos morrem por evangelizar um povo que não pediu para ser evangelizado. deixem os povos em paz, e isso vale para todas as religiões.

    Eu estou errado Eduardo?

    Por favor, eu sou apenas uma partícula de ateísmo tentando lutar contra o mal que a religião causou aos BRASILEIROS nesses 500 anos.

    Deixe eu me enganar! Deixe eu tentar! Não quero mudar o mundo, apenas as pessoas, uma só que seja. Eu tenho direito, e se não tiver, então ninguém o tem, e os missionários que morrem em países onde o cristianismo é proibido, estão apenas colhendo o fruto de suas irresponsabilidades.

    Abraços meu capitão.

    Vou dar uma saída agora, pois hoje é aniversário do meu filho nº....4 e ele faz 4 aninhos. Cauã é seu nome.

    ResponderExcluir
  29. Esqueceu dos exemplos modernos?

    Esqueceu dos que morreram pela fé?

    Esqueceu dos mulçulmanos que morrem para ir para o paraiso comer aquelas virgens todas? Isso não é a crença no corão? Não é a crença em Alá?

    Esqueceu do médico quue morreu pela causa da sua fé?

    Esqueceu dos membros da voz dos mártires?

    Os Kamikasis, não é fé meu amigo? Causa ou não, havia entre eles a crença de uma nova vida também meu amigo.

    Poderia falar de Samuel Morris, Sadu e outros.

    Ou vc está desinformado ou é outra coisa.

    MOSTREI EXEMPLOS MODERNOS E VOCÊ NEGA. PESQUISE UM POUCO MAIS ENTÃO PORQUE NEGAR COM ESSES ARGUMENTOS, SEI NÃO TEM COISA AÍ

    ResponderExcluir
  30. Wagner, não fique bravo! Não estou negando seu exemplos, mas eu quero um exemplo mais "real", tipo, algum brasileiro, entende?

    ResponderExcluir
  31. Esqueceu dos mulçulmanos que morrem para ir para o paraiso comer aquelas virgens todas? Isso não é a crença no corão? Não é a crença em Alá?
    Claro que é amigooooooo Isso é fé!! errada ou certa assim eles crêem.

    Estamos falando de fé em Deus, e não de radicalismo insensato, de loucos kamikases ou fundamentalistas islãmicos.
    Todos eles tinham sua religião e eram motivados também por suas crenças.

    Edsom eles são fundamentalistas essa é a fé que eles tem em deus (Alá)


    "Se não houvesse céu, ou inferno, prêmio ou punição, quem em sã consciência serviria ou morreria por Deus, seja lá ele quem for?"

    Eu ouvi o Jhon Dominic Crossan dizer que: "mesmo se Jesus não tivesse ressuscitado ele continuaria sendo cristão".
    Eu mesmo nem acredito em céu e inferno e sou cristão até o bago.

    -=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
    Notícias

    Vinte e quatro missionários morreram de forma violenta em 2006, informou a agência missionária de notícias (FIDES), no fim-de-semana passado.

    Entre os mortos, encontram-se sacerdotes, religiosos e leigos de todo o mundo. A maioria das vítimas é de origem sul-americana.

    O maior número de homicídios ocorreu em África, onde foram registadas as mortes de nove sacerdotes, uma religiosa e uma voluntária leiga.

    Na América foram assassinados seis sacerdotes, uma religiosa e um cooperador salesiano leigo. Na Europa foram mortos cinco religiosos; na Ásia morreram, em circunstâncias violentas, dois sacerdotes e um leigo. E na Oceânia, foi abatido um religioso.

    A FIDES evita utilizar o termo «mártires» para não intervir no juízo que eventualmente a Igreja possa fazer dos sacerdotes, assim como por falta de notícias em muitos casos das circunstâncias de suas mortes. A lista dos mortos propõe a recordação e o sufrágio, a fim de que o seu sacrifício não caia no esquecimento, e pelo tributo que deram ao crescimento da Igreja em todas as partes do mundo, ao serviço da promoção humana e da evangelização.

    De acordo com a agência noticiosa, «trata-se de uma lista provisória à qual se devem acrescentar aqueles de quem nunca haverá notícias, que sofrem em todos os rincões do planeta e pagam com sua vida a fé em Cristo».
    -=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-

    Um grupo de 48 cristãos, nativos da província de Salavan, ao sul do Laos, estão detidos “até que renunciem à sua fé”, informou nesta sexta-feira a agência católica Ucanews.

    O governador do distrito de Ta-Oyl ordenou sua detenção após um incidente ocorrido em 10 de janeiro, em que um grupo de cerca de cem oficiais armados irromperam durante uma celebração religiosa dominical, no vilarejo de Katin.O evento foi denunciado pelo Human Rights Watch for Lao Religious Freedom (HRWLRF) e pelo International Christian Concern (ICC).

    Os oficiais, apontando armas para as cabeças de alguns dos fiéis, exigiram a interrupção do evento, expulsaram os participantes e detiveram 48 pessoas, forçando-os a se deslocarem para um campo improvisado nas proximidades, no qual ainda permanecem detidos.

    O governo confiscou seus pertences e destruiu seis de suas casas. Estão impedidos de regressar ao vilarejo, dormindo ao relento e com pouca comida, segundo a ICC.

    A organização destacou que os fiéis cristãos se negaram a obedecer às ordens de renunciar à sua fé.
    -=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
    ESSAS PESSOAS ESTÃO LÁ MAIS NÃO ACREDITAM EM DEUS NÃO. ESTÃO LÁ PARA PASSEAR.

    Não estou nervoso meu amigo. Acho que vc está muito mau de ateísmo.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  32. "Gostaria de ver uma fé tipo a de Davi, que disse que mesmo no inferno, anda assim serviriam a Deus".

    Davi existiu? Se você acredita a ponto de sitá-lo.
    Inferno? Existe? Amigo você tem mais fé do que eu.

    Eu estou mais para ateu e você crente. Aleluuuuuuuia!!!!!

    ResponderExcluir
  33. Edson:
    Não vou gastar meu latim comentando seu texto porque a quem tem opinião formada, argumentos não convencem.

    Como sou apreciadora de boas leituras, só quero dizer que você está escrevendo cada vez melhor. Dá gosto ler seus textos embora dizendo coisas tão opostas ao que penso. Parabéns.
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  34. Oh! Ateninha! Obrigado pela visita e pelo elogio. Você tem cartão verde pra não precisar comentar, fique tranquila.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  35. Wagner, vamos devagar. Primeiro preciso analisar as circunstâncias em que aconteceram os assassinatos.

    Vamos ver o padre: Bruno Baldacci

    Salvador, 31 mar (RV) - Pe. Bruno Baldacci, de 63 anos, foi assassinado a pauladas, em Vitória da Conquista, Bahia. Segundo as primeiras informações, o sacerdote "fidei donum", em missão há anos no Brasil, teria sido agredido na noite de quarta-feira, durante um assalto à casa paroquial, onde habitava.

    A polícia instaurou um inquérito sobre o homicídio, que foi descoberto ontem de manhã.Pe. Bruno, originário da cidade italiana de La Spezia, trabalhava há mais de 20 anos na Paróquia de Nossa Senhora das Candeias, em Vitória da Conquista.

    Pe. Edilberto Amorim, pároco local, disse que Pe. Bruno jamais se preocupara com a sua segurança pessoal. Diverso é a declaração do seminarista Messias Ferraz, brasileiro, que fez sua caminhada vocacional ao lado de Pe.Baldacci: segundo o seminarista, que hoje se encontra na Itália, o sacerdote assassinado havia recebido diversas ameaças e intimidações, e seu esforço para retirar os meninos da rua certamente incomodava alguém.

    Tão logo foi dada a notícia de seu assassinato, uma multidão de moradores de Vitória da Conquista acorreu à paróquia para manifestar seu pesar. Pe. Bruno Baldacci era amado por muitos, mas seu compromisso com os setores mais pobres da cidade e com os drogados, certamente incomodava alguém. (MZ)

    Bom, olhando mais atentamente a notícia por fonte imparcial, que não a FIDES ou o blog "Além Mar", podemos perceber que o padre não foi morto, por causa da sua fé. Aliás, morrer pela fé está muito longe disso.

    Vou continuar, e espero que você leia, pois eu passei quase 2 horas pesquisando.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  36. Wagner, no caso da Nigéria, os invasores são os Cristãos. sabendo que o país vive em conflito com os cristãos que tentam a qualquer custo evangeliza-los, por que não desistir?

    A constituição Nigeriana é contraditória, mas isso não é oculto à ninguém. Veja:

    O Capítulo 1, Seção 10, da Constituição declara que o "Governo da Federação ou de um Estado não adotará nenhuma religião enquanto Religião Estatal".

    Porém, a Nigéria é membro da Organização da Conferência Islâmica (OCI) e, desde 2000, doze dos seus trinta e seis estados (Bauchi, Borno, Gombe, Jigawa, Kaduna, Kano, Katsina, Kebbi, Níger, Sokoto, Yobe e Zamfara, todos no Norte do país) começaram a impor a Sharia ou Lei Islâmica, não só em assuntos de estatuto pessoal como a lei da família, tal como era praticada até então, mas também em assuntos criminais. O estado de Zamfara criou também um Ministério para os Assuntos Religiosos e um Conselho de Imãs.

    Em princípio, a lei da Sharia não se aplica a não muçulmanos em assuntos civis e criminais, nem deve ser aplicada em casos de apostasia. No entanto, as vidas de muitos não muçulmanos na Nigéria têm sido afetadas de várias maneiras nos locais onde a Sharia é imposta.

    Por exemplo, no estado de Kano não pode ser consumido álcool em público e a distribuição de bebidas alcoólicas é proibida; noutros estados, o álcool só pode ser consumido dentro de edifícios federais como quartéis militares ou esquadras da polícia.

    No estado de Zamfara, os transportes públicos, as escolas e as instalações de saúde são organizadas com base na segregação sexual.

    Os estados que aplicam a Sharia financiam extensivamente a construção de mesquitas e as peregrinações a Meca. O mesmo é feito para as igrejas cristãs e as peregrinações a Jerusalém, mas de uma forma muito menos alargada.

    Muitas igrejas cristãs no Norte da Nigéria e alguns grupos muçulmanos do Sul queixam-se de que as autoridades locais utilizam os regulamentos de construção para lhes negar a autorização para construir novos locais de culto.

    Em alguns estados onde é aplicada a Sharia, aqueles que são acusados de uma ofensa podem escolher entre serem julgados segundo as leis inspiradas na Sharia ou segundo as leis seculares.

    Porém, esta escolha não é dada em todos os estados. Essa é a razão pela qual, em pelo menos cinco estados, existem recursos que estão pendentes contra sentenças que impõem a amputação de membros ou a morte por apedrejamento.

    Veja que as lutas, os assassinatos e todos os tipos de conflitos, surgem por causa da fé, seja em Alá, Deus, em Vishnu ou qualquer outra entidade espiritual ou Avatares.

    ResponderExcluir
  37. Eu tive o cuidado de não colocar exemplos que não fossem a pura expressão da fé,

    Agora você dizer por exemplo o caso da Nigéria não é arriscar a própria vida por sua fé em evangelizar o mundo? É o que então? Se você esqueceu uma das tarefas da "igreja" é ecangelizar o mundo para que Jesus volte, principalmente em paises ainda não alcançados.

    Aí você coloca fatos do cotidiano como o assalto para criar um argumento? Assim fica difícil amigo.


    Estou repetindo para que comentem inclusive você.

    Esqueceu dos mulçulmanos que morrem para ir para o paraiso comer aquelas virgens todas? Isso não é a crença no corão? Não é a crença em Alá?
    Claro que é amigooooooo Isso é fé!! errada ou certa assim eles crêem.

    Estamos falando de fé em Deus, e não de radicalismo insensato, de loucos kamikases ou fundamentalistas islãmicos.
    Todos eles tinham sua religião e eram motivados também por suas crenças.

    Edsom eles são fundamentalistas essa é a fé que eles tem em deus (Alá)

    O que estas fazendo Edson?


    Ps. Mesmo quando eu ainda era crente, eu já não acreditava na ressurreição de Jesus, e isso não fazia de mim um não cristão. Ou será que fáz? Por que se fizer, o Edu e o Gresder não são cristãos, assim como você.

    Exatemente não fazia mesmo. Agora você é um cristão camuflado. rsrs

    ResponderExcluir
  38. Wagner, eu não inventei esses relatos, se quiser eu lhe passo as fontes onde fui pesquisar.

    Pode até ser que um ou outro caso tenham sido crimes de ódio religioso, mas a maioria deles não passa de "meros" crimes cotidianos. Ou será que toda vez que um pastor, padre ou missionário morrer em um assalto, assassinato em série, atentado terrorista, serão crimes cometidos por causa da fé. E fé esta que eles não tiveram a oportunidade de negar para se safar.

    Vou responder às suas perguntas. Mas gostaria que você analisasse os exemplos que me deu, e veja se a maioria deles não é puro sensacionalismo por parte da FIDES e do Blog Além Mar.

    Repito, vou responder às suas perguntas. Mas responda também às minhas.

    Vamos combinar:

    Ponha um número na pergunta, e eu responderei usando o mesmo número como referência. Certo?

    Abraços Wagnão!

    ResponderExcluir
  39. Eu não disse que você inventou. Eu disse que você usou de fatos que aconteceram como resuldado do cotidiano (assaltos e etc) para argumentar sobre coisas diferentes.

    O que eu falei inclusive sobre os mulçulmanos e o caso citado por você (Nigéria), são fruto da crença em Deus, e os outros casos citados por mim também.

    Vê se você entende: Os fatos são crimes e até por motivações políticas mas os que morreram estavam lá por causa da sua fé. Gente que abriu mão até de uma vida boa para estar lá.

    Os mulçumanos morrem por causa de sua crença religiosa.
    Os Kamikases que morriam, também tinha o conteúdo religioso presente.

    ResponderExcluir
  40. edson, você está de tal forma cego pelo seu ateísmo que é capaz de dizer uma besteira dessas depois de todos os exemplos que tanto o wagner e eu te demos de pessoas que ainda hoje morrem pela sua fé:

    " Não estou negando seu exemplos, mas eu quero um exemplo mais "real", tipo, algum brasileiro, entende?"

    puta que o pariu!!!!! quer dizer que só é real se for brasileiro??

    com essa de fato, amigo, peço pra sair!!!!

    ResponderExcluir
  41. Não li tudo ainda, mas pelo pouco que peguei eu pergunto: por que morreria uma pessoa pela sua fé se não estivesse acuada por algum motivo, acaso alguém sairia de sua casa hoje e diria: ”vou morrer pela fé para provar que a fé ou Deus é real”

    Acho esta discussão sem sentido, o Edson nunca vai achar ágüem são, que mora pela fé simplesmente por que tal pessoa não precisa morrer pela fé, ou ele quer induzir a pessoa a insanidade para provar sua fé, ação que você esta exigindo de mais, sua busca é e raciocínio são insustentáveis. Pois muitas pessoas acuadas morreria por sua fé ou causa, mas jamais desperdiçaria sem motivos sua vida para provar algo ou satisfazer um louco como você rsrs você quer de mais Muleque.

    ResponderExcluir
  42. Gresder, pessoas morrem por causas, e ainda assim, são raras. Veja o caso de Nelsosn Mandela. Ele não morreu mas passou 27 anos na cadeia. Se o tivessem matado, ele não negaria sua causa.

    Ernesto Guevara é outro.

    Agora fé é diferente.

    Você pegou o bonde andando e quer sentar na janela? A discussão está girando em torno da fé genuína que disseram que eu não tinha. e eu estou tentando provar que fé genuína não existe mais. Já existiu, mas hoje, século XXI, acabou.

    Leia os comentários do Wagner e meus, e se ainda continuar discordando de mim, aceitarei este seu ultimo comentário como honesto.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  43. Você não esta lendo as postagens que eu escrevo, você não esta respondendo, e pior, esta usando os argumentos que já te respondi e vc não me responde mediante o meu argumento

    ResponderExcluir
  44. como você falou de Davi, eu quero falar de Daniel.
    Daniel foi para a cova dos leões por motivo político ou por causa da sua fé?

    O julgamento foi político mas o argumento usado para jogá-lo na cova foi religioso.

    Estou usando esse exemplo para ver se você entende o que eu e o Eduardo estamos tentando te dizer.

    ResponderExcluir
  45. você realmente esta cego! Leiaaaaaaaaa

    Daniel foi para a cova dos leões por motivo político ou por causa da sua fé?

    O julgamento foi político mas o argumento usado para jogá-lo na cova foi religioso.
    O JULGAMENTO FOI POLÍTICO MAS O ARGUMENTO USADO PARA JOGÁ-LO NA COVA FOI RELIGIOSO. (POR SUA FÉ)


    Foi o que eu disse amigo. você está repetindo.

    ResponderExcluir
  46. Então Wagner, se foi o que você disse, o que está errado então?

    reconheço que não observei com atenção seu comentário, desculpe-me. Mas não precisa me chamar de cego não tá?rss

    Bom, como você BEM DISSE, Não foram motivos religiosos que levaram Daniel à cova. Isso não torna aceitável sua afirmação de que a fé o Levou à cova. Sabe por que?

    Porque embora eles tivessem dito que não encontraram em que o enredar Daniel, eles poderiam ter forjado uma falha do mesmo. Assim como a mulher de Poutifar fez com José. Ou vai me dizer que José também foi para o calabouço por causa da fé?

    ResponderExcluir
  47. Não foram religiosos para quem o acusou mas para ele foi por não querer deixar de orar (fé).

    ResponderExcluir
  48. José é outra coisa né amigo! A vida de José mostra a fidelidade a Potifar e a seu Deus.
    Que argumento ein.

    Amaldiçoa o teu ateismo e morre. brincadeira amigo.

    Quero te ver ainda como um teologo liberal pregando um Jesus a-religioso

    ResponderExcluir
  49. Pense em Daniel!!!
    Se ele deixasse de orar não aconteceria nada com ele.
    Entenda e olhe pela perpectiva de Daniel.
    Ele foi acusado por não se submeter a ordem do Rei (Político), foi jogado na cova por causa da sua obediência a Deus (fé)

    Escolinha dominical infantil

    ResponderExcluir
  50. Acho difícil ser um teólogo liberal Wagner, embora eu simpatize com alguns.rsss

    ResponderExcluir
  51. Mas se você na hora de matá-lo, mandar que ele negue a sua fé e ele se recusar?

    ResponderExcluir
  52. Wagner, aí a coisa muda de figura. Se quando for matá-lo, mandar que ele negue a fé e ele não fizer (coisa rara), estarei descaracterizando a motivação do assassinato, que é a pedofilia do padre.

    Mas, se ele não negar, mesmo que eu diga que vou matá-lo se não negar, então ele estará morrendo pela fé e não porque comeu o molequinho.

    Mas veja que todo o contexto foi modificado.

    Ps. Você não respondeu à minha pergunta:

    Vocês me convenceram de que minha fé não era genuína. Eu reconheço portanto, que você e o Eduardo estavam CERTOS e eu ERRADO. Mas eu pergunto:

    E a fé de vocês?

    Opção (a): É genuína
    Opção (b): Não é genuína
    Opção (c): Já foi genuína e não é mais
    Opção (d): Nunca foi genuína e o Edson está certo, pois não existe mais fé genuína.

    Responda Wagnão e Eduardo

    ResponderExcluir
  53. AMIGÃO
    EU NUNCA DISSE QUE A TUA FÉ NÃO ERA GENUÍNA. QUEM SOU EU PARA JULGAR.
    ESPERO QUE TENHA SIDO (QUE VC NÃO TENHA ABRAÇADO SOMENTE UMA RELIGIÃO), E ESPERO QUE O TEU CAMINHO AO ATEÍSMO, REALMENTE NÃO SEJA FRUTO DE FRUSTRAÇÕES NA VIDA E TAMBÉM RELIGIOSA

    ResponderExcluir
  54. edson, pare de falar mal do cristianismo pois ele é uma religião que veio da palestina, via europa. meta o pau no candomblé, que ao que parece, é tipicamente brasileiro...

    meu pai do céu, percebe o que você diz? pare de falar de todos os filósofos estrangeiros e fale somente da meia dúzia de filósofos que este país produziu...aliás, de onde veio o ateísmo? quem foi o primeiro ateu??

    qual a diferença de alguém que morre pela fé no casaquistão e que morre no brasil?

    realmente, não consigo entender. vou repetir pois você ignorou(parece):milhares de cristãos hoje sofrem, são perseguidos e até mortos pela sua fé e não por bala perdida. como você gosta tanto de pesquisar, pesquise.

    ResponderExcluir
  55. ah, e por favor, não leve a sério o palavrão, ele não é direcionado a você mas é só reflexo da minha falta de paciência.

    ResponderExcluir
  56. aqui você diz algo novo ou já tinha lido dito e eu não percebi, já que leio todos os comentários de forma dinâmica, muito rápido mesmo e as vezes deixo escapar:

    "Não nego que pessoas morreram pela fé. Eu digo que hoje, no brasil, ninguém morreria pela fé em Deus"

    queria que você dissesse isso: pessoas morrem sim pela sua fé. já morreram e ainda hoje morrem em países radicais mulçumanos(no caso de cristãos, já que nenhum mulçumano é perseguido e morto em país cristão - não vale citar o doido do bush...).

    esteja certo, edson, cristãos ainda hoje morrem pela sua fé.

    agora, quanto à sua colocação de quem no brasil morreria pela sua fé é uma questão interessante...

    sabemos que o cristianismo hoje no brasil e em outros centros capitalistas já deixou de ser cristianismo há muito tempo. os cristãos desses países hoje são superficiais, materialistas, apegados mais à terra que ao céu...então, quando você pergunta quem morreria hoje no brasil pela fé eu não saberia dizer.

    talvez o silas malafaia...??? :)

    ResponderExcluir
  57. te respondendo: a minha fé hoje é diferente. eu não abro mão da dimensão espiritual que há em nós todos, inclusive em você.

    vamos começar de novo?

    então me diga: você já teve uma fé genuína em deus e em jesus e a essa fé já se deu de todo coração e de toda sua alma e essa relação te trazia uma alegria indizível que te bastava diante de outros atrativos mais mundanos?

    você tinha. certo?

    depois você começou a perceber que as crenças que te ensinaram e que você lia nos livros não correspondiam à realidade dos fatos, certo? e aí, o que aconteceu? só porque você descobriu que a figura de deus na bíblia é uma construção do espírito transcendente humano você então chega à conclusão que deus não existe?


    ora, para deus existir ele teria que ser realmente como os escritores bíblicos disseram que ele era?

    percebe que você está atacando o cara errado? o deus bíblico é uma construção de um povo, assim como o deus islãmico, os deuses hindus, etc; o verdadeiro responsável pelas representações de "Deus" (digamos assim) é uma característica humana, demasiadamente humana, ou seja, a busca pela transcendência.

    você negou a crença, o sistema, a ideia, mas com isso negou também a sua experiência transcendente original, que é pura, bela e que não morre, ainda que viremos ateus.

    se você quer um "culpado", culpe o que é essencial em nós como seres conscientes e inteligentes: nossa capacidade de transcender.

    é a transcendência que cria os deuses mas foi o universo que nos deu a transcendência, logo, porque renegá-la?

    renegar a nossa transcendência (ou espiritualidade) seria como renegar nossa consciência, nosso ser, nossa evolução.

    a fé somente é fé na prática fundamentalista? claro que não. tudo emana da mesma fonte - a nossa transcendência.

    essa experiência original transcendente é o que há de mais humano em nós, é a chave que nos liga ou religa ao universo, às estrelas de onde saímos.

    existe um ser que é espírito e que nos ama e que morreu na cruz para nos salvar?

    para mim não importa, o que importa é a transcendentalidade dessa fé que se manifesta em determinadas crenças.

    bom seria que ficássemos somente na experiência original (mística mas não mistificada); bom seria não nomearmos o que nós faz sermos transcendentes.

    até mesmo na bíblia, do deus imanente, que anda com seu povo no deserto, em "conversa" com moisés ele diz: eu não tenho nome, não me deem nome, eu sou o que sou.

    nossa transcendência é o que é. é o que nos liga ao todo, à vida, à arte, ao amor, ao sublime.

    tudo o resto é teologia vã ou ateísmo vão.

    ResponderExcluir
  58. e onde eu escrevi candonblé, quis escrever umbanda, que segundo alguns pesquisadores, é uma religião tipicamente surgida no brasil.

    veja http://estudoreligioso.wordpress.com/2008/05/31/umbanda-os-cem-anos-de-uma-religiao-tipicamente-brasileira/

    ResponderExcluir
  59. Eu já pesquisei Edu, e não encontrei muita coisa que torne aceitável esta sua afirmação de que milhares morrem pela fé.

    Esta sua fala muito me agradou, pois finalmente, você entendeu o que eu estava dizendo:

    "sabemos que o cristianismo hoje no brasil e em outros centros capitalistas já deixou de ser cristianismo há muito tempo. os cristãos desses países hoje são superficiais, materialistas, apegados mais à terra que ao céu...então, quando você pergunta quem morreria hoje no brasil pela fé eu não saberia dizer."

    É quase uma confissão de que eu estava certo o tempo todo né?rsss

    ResponderExcluir
  60. Eduardo, acho que você andou lendo aquele livro do Antony Flew, se não leu, não precisa ler, pois não encontrará novidades por lá, você já sabe muito mais que ele.rss

    Ps. Ele foi ateu por mais de 50 anos e agora começou a crer em Deus. O nome do livro é "Deus existe", me dá o endereço que eu mando pra você aí no Rio.

    Seu último comentário foi excelente! Nem parece o Eduardo que estava me agredindo verbalmente ainda à pouco.rss

    Mas Então:

    Como você já se retratou e reconheceu errou ao chamar minha bela e graciosa fé de, "não genuína" (pirata mesmo), eu não pedirei pra você responder às perguintas que fiz para você e para o Wagner.

    Você diz:

    "se você quer um "culpado", culpe o que é essencial em nós como seres conscientes e inteligentes: nossa capacidade de transcender."

    Minha resposta:

    Quantas vezes eu vou ter que dizer que vivo bem, feliz, sem grilos, por "saber" que não sou um ser que transcende?

    Abraços capitão.

    ResponderExcluir
  61. Eduardo, errou de novo! E agora eu falo com propriedade pois, minha mãe, é "mãe de santo" da umbanda, e nossos debates se estendem até altas horas. Eu fiz parte da umbanda por mais de 10 anos, já passei noites fazendo despachos e abrindo bodes. estudei com afinco a crença da minha velhinha, e é difícil convencê-la de que tudo não passa de auto-sugestionamento.

    Pois bem:

    A "Umbanda" é uma religião que se formou dentro da cultura da religião brasileira e sincretiza vários elementos, inclusive de outras religiões como o catolicismo, o espiritismo e as religiões afro-brasileiras.

    As heranças são as seguintes:

    Do candomblé adotou os deuses africanos Orixás e grande parte de sua nomenclatura e ritual.

    Do catolicismo, manteve o reconhecimento da figura do Jesus e a adoção do seu ideal de amor e caridade.

    E do espiritismo herdou o exercício mediúnico.

    Fim. Portanto, nem a umbanda é uma religião típica Brasileira.

    Perdeu capitão!kkkkk

    ResponderExcluir
  62. Anônimo disse...

    CArlos!!
    Fala garoto!!! passei só para Te lembrar(RSRSRSRS),de que quase todos os testemunhos a respeito de Jesus foram tomados muito tempo atrás...(Mesmo nos dias de hoje)
    É bem possível que,depois de ter-se tornado um personagem histórico,as pessoas de sua convivência o divinizaram...
    O negocio ai tá ficando sério...vai mexer!!!
    RSRSRSRSRSR!!!!

    ResponderExcluir
  63. tudo bem, se perdi, perdi. mas já li alguns professores dizendo exatamente isso, que a umbanda nasceu aqui no brasil. é claro, com influências outras que você citou.

    viva bem sem transcender, eu não digo que você não possa viver bem, digo que você não pode negar que a transcendência faz parte do seu ser.

    jura que você abria bodes?? cruz-credo, bangalô três vezes...

    conheço o flew mas não li o livro dele. depois te mando o endereço já que você quer me dar um presente...rss agora preciso ir dormir.

    abraços calorosos.

    p.s como eu disse, eu não te agredi, você sabe.

    mas uma coisa você tem que reconhecer. se não no brasil, há ainda cristãos que morreriam por sua fé, com toda certeza eles existem.

    ResponderExcluir
  64. Fala Carlão! Pois é mano, muito bem colocado o seu comentário. O que eles não entendem é que eu questiono a "fé atual" e no "Brasil". Mas todos insistem em falar nos muçulmanos e nos apóstolos talicoisa e coisitali.rsss

    Abraços!

    ResponderExcluir
  65. Edu meu capitão, pode mandar o endereço que eu lhe mando o livro do Flew.

    Pois abria bodes, tocava atabaque, pois eu era "ogã" e não "rodante" (termos que usavámos), usava uma guia de Ogun azul, tinha o corpo fechado com faca quente e tudo mais. Era uma vida de louco mano!

    Com certeza existem cristãos morrendo pela fé, sem negá-la, mas no Brasil, duvido que aches. A não ser um ex garçom que trabalhou comigo, o cara se converteu, e ficou doidinho da silva. Vive apanhando dos malandros aqui do bairro porque o cara insiste em querer evangelizar na "biqueira" (termo para ponto de tráfico aqui em São paulo).

    O cara fica gritando na rua que Jesus vai acabar com esse lugar, que viciados não vão para o céu. Os traficantes até acham engraçado, mas quando a polícia baixa para averiguar as acusações do meu amigo (Sassá é o apelido dele), os caras ameaçam de matá-lo, mas ele fale que tá pronto para morrer pelo evangelho. falando sério, é de dar dó.

    De qualquer forma, se analisarmos com mais atenção, "ele" acredita que morrerá pela fé, mas os traficantes o matarão pelo prejuízo que ele está dando, logo, a morte dele não será considerada por mim como morte pela fé.

    Gostou do exemplo?

    Por mais que eu me esforce, sempre acabo encontrando um contra argumento para minhas próprias idéias. Será que eu tô ficando louco?rsss

    ResponderExcluir
  66. Puxa vida Andresão! Me perdoe, eu não ví mesmo o comentário. Só percebi agora à pouco quando estava excluindo os e-mail's.

    Você está correto. A dúvida é necessária tanto na vida religiosa quanto em qualquer outra área da dela. É a dúvida que nos impulsiona, é a dúvida que nos leva a descobrir novos mundos.

    A fé sempre necessitará ser "escrava" da dúvida, da incerteza, do medo, pois só assim ela atravessou dois milênios da história.

    Com dúvidas muitos crêem...sem ela, muitos não precisam mais crer. A certeza é a maior inimiga da fé André.

    Sua frase merece estar lá na lateral direita deste blog, como aforismo, pois está perfeita.

    Sua frase:

    "Assim, considero a dúvida como essencial na vida cristã. Deve haver um diálogo dialético entre a fé a dúvida. Fé sem um pouco de dúvida, sem questionamento, como é proposta pelo fundamentalismo ou pelo pentecostalismo extremado, com certeza termina em um sólido ceticismo, pois, quando confrontada, é solenemente solapada." André Tadeu

    Abraços André

    ResponderExcluir
  67. Grande Noreda.

    Obrigado por colocar minha singela frase como um aforismo.

    Veja bem, um representante da tribo dos " acéfalos" produzindo aforismos..rss


    Abraços

    ResponderExcluir
  68. Que nada André, você é um cara com a cabeça privilegiada. É muito bom debater alguns assunto com você, sua tolerância reflete a paciência de Jesus.

    Abraços mano!

    ResponderExcluir