terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Pessoas que provavelmente morrerão em 2011 (por Noreda Somu Tossan)


Por Noreda Somu Tossan

Como assim pessoas que morrerão em 2011? Por acaso você é um oráculo? Você pode estar se perguntando. Mas não é nada disso. Quando resolvi escrever este artigo, tinha em mente apenas expor o que muitas pessoas pensam, mas não têm coragem de dizer. Algumas celebridades, nacionais e internacionais, estão com o “pé na cova”, porém a imprensa, a família, os amigos e os admiradores, insistem em dizer que ela está com uma saúde de ferro.

Pois bem, não é nada fácil falar da morte, mas, aproveitando que estamos no clima de ano novo, quero criar um ranking das pessoas que possivelmente não verão o próximo. São pessoas bem quistas por todos, seres humanos fantásticos que deram uma boa parcela de suas vidas, como contribuição para esta geração, e para muitas outras que virão. Ao citar os nomes, gostaria que o leitor não entendesse que não estou “desejando” que o futuro defunto, caia duro no chão, só para que eu esteja certo.

Quero errar em noventa por cento dos casos, mas como trabalho com a lógica, acho difícil que erre por um percentual tão grande. Não sou daqueles que acreditam em “mal agouro”, “poder das palavras”, “olho de seca pimenteira” ou essas crendices populares. Todos morrerão um dia, mas alguns...morrerão ainda este ano.

Recebi sugestões de vários amigos do trabalho, inclusive da minha patroa, a lista que elaborei trará os nomes aleatoriamente, para não deixar que o indivíduo citado sinta-se indesejado aqui na terra dos viventes. Pensamos até em fazer um “bolão” para ver quem acerta mais, porém desistimos de imediato, pois não achei correto ganhar dinheiro às custas da morte dos outros, à menos que eu fosse dono de uma funerária. Quer coisa triste, é o sujeito colocar o nome de sua funerária assim: “Funerária do Zé” Onde sua tristeza é nossa alegria.

Mas chega de enrolação, vamos à lista. Embora tenha dito que os nomes seriam expostos aleatoriamente, abro uma exceção para  o mais votado, aquele que, quando foi proposta a enquete, veio imediatamente à cabeça do meus entrevistados. Pensei até em excluí-lo da lista, mas voltei atrás. O favorito...eleito por unanimidade para o cargo de falecido de 2011, é nada mais nada menos que..... José de Alencar, nosso ex-vice presidente.

José de Alencar luta contra um câncer na região abdominal há mais de dez anos e submete-se a um tratamento de quimioterapia contra a doença. Alencar já nos provou sua valentia. Está aí como exemplo de persistência. Mas acredito (amos) que não passará deste ano. Deixo aqui meu singelo e respeitoso recado ao homem que nos mostrou o valor que a vida tem, e que vale à pena se apegar a qualquer fagulha dela. “Alencar, pode partir em paz, o Brasil está em boas mãos”.

O segundo colocado, mas não menos capacitado, é o nosso ilustre comediante Cearense, Chico Anysio. Chico Anysio deu entrada no hospital  no dia 2 de dezembro de 2010 apresentando falta de ar. Após pré-avaliação, foi detectada obstrução da artéria coronariana e o paciente foi submetido a angioplastia, procedimento que desobstrui as artérias. Desde então o estado de saúde do humorista tem variado, entre melhoras e pioras, e não há previsão de alta. Chico é um ícone do humor brasileiro e nos fará muita falta. Mas como todo ícone, já está imortalizado em nossas mentes. 

O terceiro colocado é uma mulher. Uma apresentadora de muito carisma, e adorada por milhões de pessoas. Quando ela foi cotada para a lista fúnebre, instantaneamente pensei: Essa aí vai morrer depois de mim. Mas, como a vida é uma caixinha de surpresas, resolvi colocar a Hebe Camargo como uma das que tem grandes chances de não comemorar o próximo réveillon.

Este artigo já ficou mais extenso do que pretendia que o fosse, portanto, vou acelerar o ritmo e enumerar os demais candidatos:

4º Lugar: Michael Douglas. Embora ele afirme estar curado de um câncer na garganta, continuará no ranking de falecidos para 2011. Sou fã de desse cara.

5º Lugar: José Vítor. Este ninguém conhece. É o meu pai, que está com 72 anos, e é constantemente acometido por convulsões que, cada vez tornam-se piores. Ele sofreu sérios danos em seu cérebro e já não reconhece os familiares. Como podem ver, o artigo é mais sério do que imaginavam. Meu recado para meu pai é: “Pai, sou admirador de todos os citados para a morte este ano, mas o senhor é o único deles a quem eu amo.”

6º Lugar: Silvio Berlusconi. Este aqui eu não sei se morrerá de causa naturais. Mas convenhamos: É um forte candidato.

7º Lugar: Aracy Balabaniam. Ainda que eu venha a estar certo acerca de minhas “previsões”, Aracy já pode ser considerada uma “imortal”, em seus personagens  marcantes como, Dona Armênia em Rainha da Sucata e Cassandra em Sai de Baixo.

8º Lugar: Elias Gleizer. Aos 76 anos e mais de 50 personagens no currículo, Elias também foi votado para esta enquete.

Bom, paro por aqui, senão a lista ficará enorme. Se você tem uma sugestão, e tem coragem de expô-la, fique à vontade. Ano que vem , nesta mesma data estarei revisando este texto para verificar meus erros e acertos. Claro, isso só será possível se: Noreda Somu tossan, não morrer também? rss

7 comentários:

  1. Belo alerta fizeste em seu texto Noreda,dando os fotos para os futuros defuntos com eles ainda vivos.
    Quem sabe eles viverão de uma outra forma esse ano
    dando valor as coisas pequenas e significativas que regem a vida.
    Esse alerta serve para pensarmos e vivermos mais atento a essa nossa vida frágil e unica,pois não se sabe mesmo a hora que vamos morrer e nem qual é a ordem de chamada.
    Mais que estejamos preparados tanto para findar nossa existência como para continuar por mais tempo.
    Ah, já ia me esquecendo ....de assinar ainda não criei uma conta espero que dê tempo para criar uma ...esse ano...

    ASS:Carlos

    ResponderExcluir
  2. Pô Carlão, cria logo uma conta no Google, para poder comentar com seu perfil. Captou bem a mensagem. Uma pessoa sempre leva a vida mais intensamente quando sabe que vai morrer em breve.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Alma Penada disse...

    Olá Noreda,

    kkkkkkkkkkkkkk...

    Eu sempre tive minhas dúvidas que faltava gardenal tarja preta no SUS!!!

    Manda botar o José Serra na cova também, pois ele enterrou o salário dos professores, e destruiu a profissão com aquelas categorias para nós...é F (Fudido), L (Lascado), O ( O do Borogodó), S (Só por Deus)... e ainda vem falar de qualidade de ensino, com aquelas apostilas mixurucas e pobres que ele envia para nossos alunos.

    Isto é uma vergonha!!

    Mas tenho certeza que todos que partirem, vão partir desta para melhor, porque a tendência é melhorar (pensamento positivo)!

    Haha...você é doido!

    Ass. Alma penada da professora da Escolinha do professor Raimundo (chico Anysio)!

    ResponderExcluir
  4. pelo exercício de lógica, dez; pelo teor macabro do texto, zero...média cinco, passou.

    ResponderExcluir
  5. KKKK! Teor macabro Edu? Fala sério! A morte é a coisa mais presente em nossas vidas. Você é um daqueles que quando se fala em morte, bate na madeira três vezes? Sai dessa meu irmão. Pense na morte sem medo.

    Mas e aí, não vai indicar ninguém?rss

    ResponderExcluir
  6. Noreda kkkkkkkkkkkkkkk Tu tá macabro mesmo, viu?
    Eu não bato nenhuma vez falando na morte, mas acho que tu tens coisas melhores para noses rsrs

    Mesmo presente e em grande escala, principalmente agora, não deixa de ser despedida e é raro uma despedida não ser triste. Prefiro falar em vida.
    Abraço amigo.

    ResponderExcluir
  7. Cheguei um pouco tarde para comentar,mas em tempo de, já morreu muita gente por aí em 2011, celebridades ou não,que poderiam ter feito muito pela humanidade, inclusive alguns dos que foram enumerados, e não o fizeram.
    Prefiro pensar não nos mortos, mas naqueles que nascerão em 2011, o que nós, pensadores, escritores, filósofos,curiosos, ateus, crentes, agnósticos, ou nada disso,ou tudo isso, apenas humanos, estamos fazendo efetivamente para que essa nova geração que chegará encontre um mundo menos cruel, mais humano, mais limpo, mais pacífico, mais evoluído, menos poluído, para que tenham a chance de realizar as coisas que nós pensamos mas não conseguimos, para que no futuro ninguem ouse prever a data da morte de alguns possivelmente célebres, bem quistos, nossos filhos ou netos, artistas,escritores pensadores,filófosos,curiosos, ateus, crentes,agnósticos,ou nada disso, ou tudo isso.
    Oicre Socram Razatlab

    ResponderExcluir