quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Invenções

Por Noreda Somu Tossan

O homem na busca pela comunicação inventou a escrita, entalhou em pedra, utilizou penas e finalmente veio a caneta esferográfica, e fazendo uso das vinte e três letras que também inventou, escreveu lindas histórias, deixou para sua descendência registros importantíssimos e o melhor...belos poemas.

O homem, este ser pensante, não se cansou de buscar soluções para as dificuldades, ele queria a paz, mesmo que esta fosse imposta de formas violentas, pesquisou, estudou e finalmente inventou a bomba atômica. E com aviões também inventados pelo homem, despejou sua carga letal sobre duas cidades, e assim, dizimou inocentes.

O homem ao tentar facilitar seu trabalho inventou a roda, a mãe de todas as invenções. E com essas mesmas rodas inventadas por ele, não hesitou em atropelar todo aquele que se colocou em seu caminho. Passou por cima daqueles que ousaram protestar contra as injustiças cometidas por tiranos.

O homem, apenas com três cores primárias inventou todas as outras, e com todas essas cores ele pintou belíssimos quadros, revelando assim o talento do homem para o belo. Mas com projéteis também criados pelo homem, ele manchou com o vermelho-sangue as páginas de sua história.

O homem acidentalmente descobriu a penicilina, revolucionando assim os tratamentos infecciosos, salvando milhares, aliás, milhões de vidas. O homem descobriu a cura para as doenças mais agressivas que já acometeram o humano. É penoso saber que estas mesmas doenças são mantidas vivas em laboratórios, apenas para, quando necessário ou conveniente, usá-las como armas de destruição em massa.

O espírito desbravador do homem o levou aos lugares mais longínquos. Descobriu continentes perdidos, desbravou terras inóspitas, habitou em lugares gélidos. Este mesmo espírito desbravador o fez destruir povos, massacrar civilizações inteiras, destruir costumes e impor suas crenças.

O homem aprendeu a manipular os elementos, todos os cento e dezesseis. Aprendeu antes disto a manipular o fogo. Usou a força da natureza a seu favor, construindo barragens e produzindo energia limpa. Com esse conhecimento ele inventou o Napalm, usou a pólvora não só para colorir o céu em épocas festivas, desenvolveu o C4 e tantas outras armas, possibilitando assim a destruição de seus iguais.

O homem inteligente inventou deuses. Matou por eles. Acabou também achando útil a criação de demônios. Semeou o terror entre os irmãos. Invenções tão importantes que hoje não consegue livrar-se delas. É considerado burro se apenas tentar destruir aquilo que por milênios fez parte de sua história.

Três cores e todas as demais. Vinte e três letras e todas as poesias do mundo. Dez números e todas as equações possíveis. Cento e dezesseis elementos químicos e todas as construções. O homem não para de descobrir, de inventar, de dar vida a idéias que jamais foram cogitadas. Ainda assim ele nos surpreenderá com uma nova invenção amanhã, algo que ninguém jamais pensou. O terror se apossa de mim ao imaginar o que ele poderá fazer com o que pode descobrir.

Assim é o homem. Um ser totalmente capaz de melhorar o mundo em que vive. Um animal agraciado pela natureza com a capacidade de criar. Mas com uma enorme inclinação para a autodestruição

Edson Moura

4 comentários:

  1. Mirandinha, Noreda Somu Tossan na da mais é do que um anagrama do meu próprio nome Edson Moura santos. rrss Criei este personagem há um ano para sacanear os confraternos...e deu certo.

    Sou Sommelier sim, e um enófilo dos bons.

    Particularmente gosto de vinhos da Nova zelandia, Africa do Sul e Austria.

    Posso passar uma relação dos vinhos que considero ótimos e com preços bem atraentes.

    Já temos outro assunto para debatermos, este ultimo bem m ais agradável.

    PS. Ontem sequei também uma garrafa de um Merlot Argentino lá de Mendoza. Passa seu endereço depois que eu quero presentear-lhe com uma garrafe de um "Touriga Nacional" João Pato que tenho aqui. Manda o endereço por e-mail e eu mando o vinho por sedex

    Abraços maninho.

    ResponderExcluir
  2. Indescritível prazer. Obrigado.

    Tenho em mãos uma relação da última compra. Te passo para você me avaliar quanto ao gosto.

    África do sul;
    Pinotage 2008
    Porcupine Ridge Merlot 2009
    The Wolftrap Blend 2009
    Avondale C. Sauvignon 2003

    Argentina;
    Malba picada reserva merlot 2007
    Picada 15 C. Sauvignon 2007

    Austrália;
    Tyrrell´s more´s creec shyraz 2009
    Jacob´s Creec Shyraz 2008

    Nacionais
    Miolo -
    Lote 43 2008
    Miolo Merlot Terroir 2008


    Alguns eu já foram, outros não. Já tomei alguns fantásticos.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Mirandinha, com excessão do Miolo, que perticularmente considero um vinho sem muita expressão...ou nenhuma, você escolheu muito bem suas últimas compras.

    Noto que gostas muito de Syrah, e os da Austrália indiscutivelmente são os melhores.

    Syrah, Mourvedre, Viognier no pinotage sul-africano são uma combinação perfeita, embora eu prefira o Syrah com Viognier da Argentina, acho que o nome é Las Perdices, ou Familia Barberis que embora com apenas 7% de Viognier, deixa marcada sua presença no vinho.

    Também vejo que não adquiriu nenhum branco nesta ultima compra. Não gostas ou não havia opções que o agradaram?

    Portanto proponho-lhe um dilema eno-filosófico rss:

    Queres que lhe mande um Riesling, ou Grunner Veltliner, Autríacos?

    Ou preferes um Alois Kracher "Zweiglet" Austríaco ou João Pato "Touriga Nacional", ou Finca Urquiza "Merlot" d vale do Uco?

    Taí, escolha apenas um beleza?

    Abração mano!

    ResponderExcluir
  4. Edson Moura,

    Maravilhoso...
    Eu me dei bem com o Miolo Merlot Terroir, tanto que repeti. Repeti também o Desejo e o Talento da Salton. Você tem razão sou chegado a um shyraz australiano, um malbec argentino e adoro os Sul Africanos. Acertou..Ainda não aprendi o que fazer com os brancos. Não sou chegado a peixes (só quando pesco) nem a massas. Tenho poucas opções para antipasto e meu consumo de vinho é sempre acompanhado com caça e carne gorda, picanha e contra filé. Meus queijos preferidos são o Rembrandt, o Vincent e o Prima Dona.
    Da relação que você me ofereceu eu só conheço um da linha portuguesa. O Luiz Pato Bagas que achei fantástico.
    Fica a seu critério o presente e me diga como eu posso te enviar um pedaço de caça, tatu, paca, porcão(nosso javali). Ah!... Não conheço os austríacos.
    Abraços.

    ResponderExcluir