sexta-feira, 11 de março de 2011

Minha escolha


Não me tirem as lembranças, pois elas são o combustível que faz meu coração bater. Não me tirem a dor, pois ela é o parâmetro para que eu possa avaliar minha saúde. Não me tirem a tristeza, pois somente com ela eu consigo lembrar-me de como fui feliz. Não me tirem a escuridão, porque aos poucos meus olhos desprezarão a luz.

Não me tirem a fome, para que eu não reclame do pouco que ainda tenho. Não me tirem a pobreza, pois certamente eu desprezaria o miserável. Não me façam elogios, para que o orgulho não me domine. Não deixem de me abraçar, para que a frieza não tome o lugar do calor humano.

Não me falem sempre a verdade, porque algumas mentiras nos mantêm amigos. Não me mostrem tudo, para que eu não perca a vontade de descobrir coisas novas. Não me tirem a insônia, porque dormindo eu não vejo a vida passar. Não afastem a morte de mim, porque é eminência de sua chegada que me deixa com sede de viver mais um dia.

Não furtem meus livros, porque às vezes eles são meus únicos companheiros. Não se esqueçam de mim, para que, uma vez morto, eu não deixe de existir. Não me amem demais, para que a insegurança não atormente tua alma. Não me amem de menos, para que eu não me sinta tão rejeitado.

Não tirem meus filhos, porque eu os amo muitíssimo. Não se apeguem demais às pessoas, para que quando elas se forem, você também não se vá. Não me deixem envelhecer além do necessário, para que eu não me sinta um total inútil. Não me mantenha vivo, se acaso tornar-me um peso em suas vidas.

Não se enganem comigo, pois posso não ser a pessoa que imaginam que eu seja. Não se entristeçam se um dia descobrirem que os enganei, porque eu só quis fazer o bem, escolhendo uma mentira que salva a uma verdade que destrói. Não pensem que não percebe quando estou sendo enganado, pois sei que algumas verdades são tão preciosas que devem ser escondidas até com as maiores mentiras.

Odeiem-me, e depois de me conhecer melhor, talvez me amem. É melhor do que me amarem, e ao saber como sou verdadeiramente, me odeiem. Porque sabemos quão maravilhosas são as pessoas que não conhecemos intimamente. Não se encantem com meu jeito engraçado, pois por traz deste rosto alegre, pode existir um coração triste, uma mente confusa e um ser miserável e mau.

Não gastem sua saúde buscando dinheiro demais, pois lá na frente, olhará para trás e verá que nada fez, e que é um velho, doente e solitário. Então gastará a fortuna acumulada em busca de saúde, amigos e paz. Mas não encontrará. Sentará e rirá de suas próprias tolices.

Não viva pensando no futuro, vivendo uma época que ainda não existe, pois certamente, ao chegar lá, começará a saborear apenas os sonhos do passado, então entenderá que deveria ter aproveitado mais o presente, amado quem estava ao seu lado e experimentado os prazeres da juventude

E para terminar este testamento, feito numa época em que minhas saúde mental ainda não havia me abandonado, digo: Não sintam-se culpados por coisa alguma, porque todas essas escolhas foram minhas...não suas.

Edson Moura

16 comentários:

  1. vc com pensamentos totalmente errado com essa cara de bonzinho e o verdadeiro diabo vc precisa conhecer DEUS ele vai ti transforma um dia vc vai querer e nao vai encontrar por que vc nao se converte enquanto a tempo DEUS ti ama e que ti salvar tambem DEUS pode tudo em nossa vida leia a biblia que vc encontra todas as respostas que vc precisa DEUS pode ti curar

    ResponderExcluir
  2. vai se converte DEUS TI AMA E QUER TI SALVAR

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o texto!

    "Não me tirem a dor, pois ela é o parâmetro para que eu possa avaliar minha saúde"

    A verdade é que muitas das vezes as pessoas não entendem que a dor é uma grande amiga de todos nós e que tanto nos protege.

    "Não me falem sempre a verdade, porque algumas mentiras nos mantêm amigos."

    Acho que ouvir a verdade sempre é bom, torna-se libertador. Penso que uma amizade baseada em mentiras é falsa.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Bonitinha a poesia
    não é nenhuma obra de William Shakespeare, mas é boa!
    Continue escrevendo pois quem sabe um dia você se tornará um grande escritor e poeta, srs

    ResponderExcluir
  5. Na verdade eu gostei do texto, reflexivo e interessante...
    Talvez Shakespeare o admiraria como concorrente, srs

    ResponderExcluir
  6. Aí sim Miriam! Viu como é fácil ser minha amiga?

    Valeu pelo comentário!

    ResponderExcluir
  7. Estes ensinamentos fazem parte do nosso aprendizado diário. Elas são copiadas ou extaídas de outrem com mais conhecimento. Quando assimiladas passam a ser nossa filosofia de vida. Gostei do seu texto.
    Sei que você gosta de desafio.
    Será que é difícil converter o anônimo em ateu?

    Quero ver. He, he, he...

    ResponderExcluir
  8. Fala Carlão seu bandido! Sua frase final está excelênte! "Mas se quiser viver terá que sofrer também"

    Infelizmente as pesoas vivem a buscar a eterna felicidade, algo utópico e até maléfico.

    Como poderíamos apreciar a felicidade se não pudessemos comparar o momento feliz com um de tristeza não é?

    Abraços mano!

    ResponderExcluir
  9. E é assim mesmo, né, a gente só consegue valorizar todas as coisas boas que temos porque conhecemos o lado ruim também.

    Obrigada pelo comentário no blog. :)

    Abs!

    ResponderExcluir
  10. Guiomar minha linda, você sabe que eu só quis provocar o anônimo né? rss Eu lhe peço desculpas pelos palavrões.

    Tá bom Gui, mas quando eu escrever um poema ridículo de feio, eu não quero que você lale a verdade. kkk

    Te amo minha irmãzinha em Cristo.

    ResponderExcluir
  11. Edsinho, tô indo para Bolívia hoje, vou trabalhar um bocado, não creio que terei o luxo de vir aqui aprender tanta coisa boa e discordar de outras rsrs.

    Quero que saiba que te amo muito e que estarei sempre orando por você meu querido irmão em Cristo. rsrs Beijão nas bochechas.

    ResponderExcluir
  12. é...dizer o quê? muitos dos seus "nãos" também já tomei para mim mesmo há tempos. não vou elogiar o texto pois seria chover no molhado.

    é difícil de aceitar, mas de vez em quando, mentiras bem intencionadas são bem-vindas.

    abraços e parabéns pelo aniversário.

    ResponderExcluir
  13. Gostei muito dos assuntos.

    Assista a vídeo aula 1, de Teologia pratica
    No Blog. www.vivendoteologia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Valeu Edu meu capitão! Que bom que aprendemos com nossos erros né não?

    ResponderExcluir
  15. Gui, boa viagem e vê se não tenta converter os narcotraficantes bolivianos hein?rss

    ResponderExcluir