sábado, 20 de fevereiro de 2010

“Sem Bíblia, sem filósofos...apenas com a vida!”

Por: Edson moura

Hoje acordei com um desejo profundo de desaparecer do mundo! Deparei-me com minha total impotência diante das agruras que atingem a humanidade. Perguntei-me o que é que eu estava fazendo para mudar o quadro que se agrava a cada momento enquanto eu me mantenho em estado letárgico.

Não consegui conter as lágrimas...ainda dentro do ônibus que me conduzia para meu trabalho. Provavelmente as pessoas que me olhavam com ar de espanto, ou curiosidade, se perguntavam: Olha aí! Mais um que perdeu alguém querido! E de certo modo elas estavam certas em suas conjecturas, pois era justamente este o meu pesar. Enquanto eu estou indo para o trabalho, outros tantos nem dormiram ainda por que passaram a noite velando o corpo de um filho, ou de um pai.

Crianças morrem às centenas, todos os dias na África...na Ásia...no Brasil! De fome..de AIDS...de câncer!

Ligo o rádio para tentar acalmar os nervos que estão em frangalhos, mas para meu azar...estava sintonizado na rádio “Musical FM”, e lá estava o “após-tolo” Ezequiel Pires, juntamente com seu quarteto de “labaredas de fogo”, anunciando sua nova vigília...a “vigília dos determinados” . “Deus quer que você determine sua vitória!...sua benção!..dizia ele. Só lamentei.

Que horror é esse que virou o Evangelho de Cristo? Um País de miseráveis e gente doente, sendo ainda por cima afligido por homens sem a menor decência, fazendo uma ginástica terrível para poder encher os bolsos de dinheiro. E eu...eu só escrevo numa página de internet...passível diante de tudo que denigre aquilo que Jesus veio nos ensinar.

Não uso Bíblia, embora seja ainda evangélico... mas nego-me a buscar sustentação nas Escrituras, para aquilo que está diante de meus olhos. Isso é para os covardes...que não têm coragem de encarar a vida, e respaldam-se em promessas que foram feitas à outras gentes, em outros tempos.

Não uso filósofos famosos, embora admire e conheça muitos, mas não posso aplicar pensamentos engessados à mais de meio século...à minha vida cotidiana. Aprendo mais sobre filosofia, caminhando pelos becos de uma favela...ou nas ruas do centro de são Paulo, do que lendo tratados filosóficos e teológicos que muitas vezes foram desenvolvidos em “torres de Marfim”...almejando somente a glória do próprio autor.

Uso apenas a vida! Desse jeito que ela é! Nua...Crua! Teologia se faz na rua, e não dentro de um auditório com ar condicionado!

Já se passaram 18 horas desde minha crise existencial repentina...talvez tenha sido causada pelo texto do meu irmão Marcio...ou pelo recente conhecimento (2 anos) de que Deus não olha mais pra mim pelo fato de eu ser crente Nele, preterindo assim os demais seres humanos.

O Evangelho no início, tinha uma proposta: “Nos tornar mais humanos”, Ensinar-nos a viver “com ou sem riquezas”, mostrar-nos como é “sentir a dor de um semelhante”, aprendermos como é “integrar-se à vida” e saber lidar com a dor e a frustração.

Por isso não posso escrever bobagens! Por isso não posso perder meu tempo em debates argumentativos, tornando-me aquilo que eu mesmo repudio...um “sofista”. Conheci a verdade, (a minha verdade) e ela não me dá escolhas. Se posso ajudar o próximo...então eu DEVO ajudá-lo. Sou responsável pelos meus atos, pois não sou mais um garoto...que sonhava em escrever um livro que ficasse nos anais da história. Devemos saber assumir responsabilidades... e nossas responsabilidades estão patentes aos nossos olhos, é só agir!

Envergonho-me de ser esse cara inútil, que tanto leu e nada aprendeu, ou se aprendeu não praticou....e se praticou não surtiu efeito na pessoa que está ao lado..caído ao chão...drogado, faminto e nu.

A proposta original deste blog era combater o mal que se apossou da sociedade, e, sobretudo dos Cristãos Brasileiros. Espero que o foco ainda esteja centrado no alvo, a saber: “A insensibilidade com o drama do outro”.

“O meu céu não tem mais estrelas porque sou cristão, mas sou cristão por ainda ver estrelas no céu”...quem lê entenda!

Abraços á todos os confraternos!

40 comentários:

  1. OLA EDSON BOM DIA;

    H U LA LA ... EDSON RSRSRS
    Meu amigo que desabafo esse seu!
    Digamos de alguém que já não agüenta mais, essa sociedade e mundo
    Totalmente torto ao qual vivemos;
    Já não agüentamos mais essas coisas;
    Houve dias em que já me senti assim também
    Totalmente inútil... Com lagrimas nos olhos;

    Infelizmente às vezes nos sentimos assim mesmo impotentes
    Ao olhar-mos nos olhos cheios de lagrimas dos nossos irmãos
    Que se encontram sem chão, sem teto, passando fome etc.
    Em um país, que ainda se dizem ser rico;

    Depende em que sentido, só se for rico em descaso, em abandono;
    Pessoas passando fome...
    Sinceramente, acho que quem inventou essa frase
    Nunca deu uma volta pelas periferias;
    E por certas ruas La da cidade!

    Não só La de outro continente, mas daqui mesmo do nosso Brasil
    Pessoas Totalmente esquecidas... Sem ter a quem pedir ajuda!
    Sofrem, passam fome, perdem-se famílias inteiras;
    Sendo totalmente ignoradas por essas pessoas, que parecem ter uma venda
    Sobre os olhos;
    Já se acham felizes, e contentes só pelo fato
    De terem acordado pela manhã e tomado o seu belo café da manhã
    Com uma mesa farta cheia de guloseimas
    Enquanto muito de nossos irmãos infelizmente
    Não tem um pedaço de pão seco;

    E a nós infelizmente que não temos as condições cabíveis
    Para ajudar esses irmãos sofredores;
    Só resta mesmo isso, nos sentir inútil, incompetentes;
    Sofrer junto com eles a cada vez que o vemos uma situação dessas
    E no Maximo fazer-mos uma oração por eles!
    Pedindo mesmo que DEUS OLHE POR ELES;

    Bem EDSON como sempre bela postagem;
    E amigo... haja paciência!
    BJS E BOM FIM DE SEMANA;
    SIMONE.

    ResponderExcluir
  2. Oooooooo o Edson voltooouuuuuuuu!!!!
    Sejas bem vindo meu mano a sua casa querida, da onde nunca deveria ter saído!!!!
    E voltou, voltando com tudo!!!!

    Só o título de sua postagem já resume tudo, de maneira sintética o que, como e da onde pesamos:
    “Sem bíblia, sem filósofos......apenas com a vida!”

    Valeu mano e seja bem vindo!!!

    ResponderExcluir
  3. Que bom que você voltou...

    Eu sempre fui um cara otimista. Eu sempre procurei ver o melhor das pessoas. Eu sempre achei que a mídia só fala de tragédia e sofrimento e dificilmente fala do que de bom acontece no mundo.

    E coisas boas acontecem no mundo a todo momento, mas a grande mídia faz o favor de não informar.

    A sua reflexão é legítima. O mundo não é um lugar cor-de-rosa, mas também não é um lugar totalmente sombrio. Creio que o mundo já foi bem pior do que ele é hoje.

    Tenho muito a falar sobre isso, mas vou ter que parar por aqui, por enquanto. Mas eu volto para trocarmos ideias.

    abraço

    ResponderExcluir
  4. Caro Edson


    Os nossos ensaios recentemente postados são afins, isto é, foram movidos pelo mesmo espírito. Que coisa, hein?

    Ambos tem a ver com a existência humana (e suas vicissitudes) e a fé contra o racionalismo da modernidade.

    Confira e veja as coincidências.

    Abraços,

    Levi B. Santos

    ResponderExcluir
  5. Simone flor terceira da confraria! Que vê-la por aqui comentando e que comentário!

    Fiquei um pouco ausente e olha só, já tem uma pancada de comentários para responder...vou ter que ser rápido e rasteiro!rsss

    beijão linda!

    ResponderExcluir
  6. Levi meu mestre Bronzeado, vou passar por lá pra dar uma lida na "prima" desta minha postagem.

    Qua bom que nossos pensamentos, mesmo tão distantes, convergem para uma estrada que muitos por aqui trafegam.

    Um abraço mestre!

    ResponderExcluir
  7. Marcio meu sócio querido, já não estava mais aguentando as férias na Suíssa, pois estava um frio danado por lá!rsss

    O texto é a base de nossa idéia inicial ao criar o "outro evangelho",ou seja, trazer de volta um sentimento que já está quase em desuso...a solidariedade com o drama alheio.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Pois é meu amigo Edson; o escritor sou eu é você são todos e o livro é a nossa conduta para com todos. Não tem uma expressão popular que diz: "Minha vida é um livro aberto"?

    ResponderExcluir
  9. Edson, realmente a insensibilidade é algo que está começando a ser comum em nós. Mais uma vez, creio, culpa da mídia. De tanto vermos desgraças, matanças e afins, acabamos por ficar insensíveis ao sofrimento e a dor do outro. Tudo vira estatística.

    Podemos filosofar e teologizar sobre a origem do mal em nós, mas creio que a melhor resposta é mesmo, o simples fato de que somos também animais, que está em evolução, mas que ainda não conseguiu se livrar (se é que um dia se livrará) do seu instinto de violência.

    A violência é a regra na natureza. Lembra da cadeia alimentar? é bicho comendo bicho pela sobrevivência. A sobrevivência é o instinto impulsionador da agressividade nos animais.

    É claro que um leão ao matar uma zebrinha, não comete a mesma categoria de violência quando um homem mata outro. Raramente matamos para sobreviver; mata-se para ter.

    Mas aí eu penso: se todos tivessem como ter uma vida digna, a violência acabaria? creio que sim, pois nos países onde a pobreza foi resolvida, os índices de criminalidade são muito baixos.

    Mas ainda existem...o instinto da agressividade sempre teremos conosco, ainda que não seja usado para roubar e matar.

    ResponderExcluir
  10. Quanto a nós, pessoas espiritualizadas que buscam, em nosso caso, refletir o nosso mestre Jesus, devemos ter essa compaixão em nós pelo que sofre. Os pobres, os marginalizados, os fracassados, sempre teremos conosco. Por mais que queiramos, não podemos transformar o mundo em um novo éden, daí, a utopia cristã do Reino de Deus na terra; mas, como disse o JL, o "cordeiro" em nós deve ser uma meta a ser perseguida por nós, ainda que nunca alcançada.

    Aquela criança faminta da foto lá de cima, não é o meu próximo. Ele é o próximo de alguém, mas não eu. Façamos o bem a quem por nós passa no caminho, como na parábola por nós conhecida.

    Mas façamos não porque é mandamento, não porque queremos ir para o céu, mas simplesmente porque nos somos humanos e a solidariedade é o único caminho para conter a barbárie. Isso não depende de fé nem de religião.

    ResponderExcluir
  11. Também não tenho como não concordar com o posicionamento político-econômico do Isaías. Noutros tempos, tivemos calorosas discussões por ele defender tanto a direita e o capitalismo. Eu nunca me simpatizei com o comunismo, mas creio que o capitalismo precisa ser humanizado para tirar da pobreza extrema os que estão "fora do sistema".

    Talvez um tipo de "capitalismo lulista", que bem ou mal, conseguiu até aqui, por na classe média baixa milhões de pessoas.

    Sempre quis saber como o PT seria num eventual governo. Votei em Lula até ele ser eleito. Já vi o modo do PT governar e não gostei muito do que vi, a despeito da acertada política econômica que foi herança de FHC, que foi, de fato, melhorada no quesito distribuição de renda; portanto, a tal "herança maldita" não é bem assim.

    Tô entrando em discussão política e saindo do tema, portanto, chega.

    ResponderExcluir
  12. Isaías...logicamente que estou usando a expressão capitalismo com sua força máxima, pis já não acredito que ambos os sistemas governamentais funcionem como pensado originalmente.

    Vivemos em um País, ou quem sabe num mundo, onde não se tem mais utopias políticas...pois tanto o socialismo quanto o capitalismo, fracassaram em seus ideais.

    Tentaremos então uma sociedade alternativa, como sugeriu Raul? Acho que mesmo, e principalmente esta, estaria fadado ao fracasso também.

    Vivemos na sociedade mais criticada e desprezada da História. Relativamente ao nosso sistema consumista, capitalista e mercantil todos, dentro e fora dele, têm severas censuras. O aspecto curioso é que em geral os reparos passam ao lado do real problema, mencionando aspectos secundários e falsos e omitindo os defeitos graves.

    O mal do capitalismo está na atitude, não no mecanismo. A falha é o egoísmo, não a pobreza, o hedonismo, não a poluição. O real drama atual é que o sucesso e consumo embrulham as pessoas numa ânsia de ambição, despesa e carreira que desumaniza e destrói. O mal do capitalismo é que as pessoas são apanhadas num enredo de êxito e sucesso que arruina e anula a personalidade, para depois não dar o êxito e sucesso.

    Motivadas pela publicidade e ideologia, embriagadas pela moda e opinião pública, as pessoas vivem ansiosamente em busca de sonhos, projectos e realização pessoal. Mesmo quando os atingem, a satisfação exige sempre mais. Além de mesquinhez, gera infelicidade. Entretanto cortam-se relações e amizades, perdem-se tradições e equilíbrios, sacrifica-se família e amor, espiritualidade e meditação. O tacanho homem capitalista não conhece a paciência, modéstia, humildade, castidade, valor do sofrimento, espírito de sacrifício.

    Simplesmente nos tornamos insensíveis !

    ResponderExcluir
  13. Eduardinho, concordo com você em tudo que disse. É claro que equele garoto da foto, não é meu o meu próximo, a idéia era apenas mostrar o "Ser-humano" do qual NÓS somos os próximos.

    Não tem como discutir questões sociais sem envolver o sistema de governo regional.É claro a mídia colabora e muito para essa caminhada rumo à total indiferença com o sofrimento.

    Fui criado numa favela aqui em São Paulo, e de tanto ver gente morta à tiros,chegoun um determinado período da minha vida que aquilo já era rotina...sinceramente, não me abalava mais.

    Isso mudou depois que minha primeira filha nasceu, e junto com ela veio o sentimento de incapacidade. Lutei para tirá-la daquele lugar...e consegui, mas sei quantos filhos de amigos meus, já morreram por lá!

    Tem uma frase que resume toda a idéia de uma boa política de "convivência"

    "Se não puder fazer tudo...faça tudoque puder"

    ResponderExcluir
  14. Edson

    "O tacanho homem capitalista não conhece a paciência, modéstia, humildade, castidade, valor do sofrimento, espírito de sacrifício"...

    ...MAS SABE QUE ESSAS VIRTUDES EXISTEM, E SE NÃO AS PRATICA O FAZ POR VONTADE PRÓPRIA.. JÁ O TACANHO HOMEM SOCIALISTA AS IGNORA POR COMPLETO, NUNCA FOI ENSINADO ACERCA DA SUA EXISTÊNCIA...

    Dá uma lida na vida principalmente de Marx, mas também dos outros "grandes" estusiastas do socialismo e me encontre uma única "boa alma" dentre eles, Edson. Se estamos falando de "sensibilidade", nada deveria comover você mais do que 3 crianças mortas de fome por pura decisão do pai (Marx) de não trabalhar para sustentá-las...

    Abraço

    ResponderExcluir
  15. Isaías meu querido, se estiver cogitando a hipótese de eu ser um partidário do socialismo...descarte-a por favor, pois sei dos males que essa "ideologia tem causado em muitos países. É claro que sou capitalista e acho sim, que pode-se "tentar" amenizar o problema da "coisificação" inserida no consciente ou inconsciente da população.

    Todas as doutrinas políticas prometem o bem-estar do povo, ou o que as esquerdas chamam de ‘justiça social’, conceito que ninguém consegue definir com clareza. Aliás, nem Marx nem seus seguidores jamais explicaram o funcionamento de uma sociedade socialista.

    O nacional-socialismo (ou nazismo) na Alemanha resultou na Segunda Grande Guerra, com 44 milhões de mortos, aí incluído o extermínio de 6 milhões de judeus. Isto é o socialismo real. Veja-se também Cuba, Albânia e Coréia do Norte, que proporcionam literalmente a fome de seus povos.

    Ainda estamos falando sobre a implicação que o sistema de governo causa na mente (consciencia ou inconsciencia) de todo um povo.

    No Brasil as esquerdas vêm há décadas se preparando para implantar o socialismo, através do lento processo gramsciano de doutrinação nas escolas públicas de todos os níveis e através da imprensa (O eduardo está corretíssimo neste ponto).

    O socialismo é tardio, pois o fracasso desse sistema político como forma de distribuição de riqueza está mais do que comprovado. As esquerdas argumentam que o capitalismo, e mais recentemente o neoliberalismo adotado no governo FHC levaram à elevada concentração da renda e da riqueza. Ora o Brasil nunca adotou o regime democrático de livre mercado capitalista, e somente as privatizações do governo FHC não são suficientes para caracterizá-lo como liberal.

    Continuamos no sistema mercantilista da colonização portuguesa, com o velho Estado patrimonialista e cartorial de sempre, onde o desenfreado empreguismo com nepotismo levaram este país a ter uma das mais altas cargas tributárias do mundo, concentrada numa minoria da sociedade, que se destina a satisfazer os ganhos exorbitantes e as gordas aposentadorias da alta burocracia, e nada beneficia os cidadãos contribuintes ou não.

    Estes, por não terem, em sua maioria, acesso ao ensino básico, nem ao saneamento nem à saúde pública, não se podem habilitar a bons empregos, com remuneração condigna, e se mantêm na condição de "excluídos" da economia monetária, na pobreza ou mesmo na miséria.

    A implantação de um socialismo jamais vai alterar essas causas. Vai mantê-las, distribuindo a pouca riqueza entre os militantes dos partidos socialistas então nos cargos públicos, formando a nova Nomenklatura.

    As massas pobres continuarão iludidas por promessas vazias, como em Cuba.

    Abração Isaías

    ResponderExcluir
  16. Tá, bom, tá bom, agora fiquei mais calmo (rsrs).

    Abraço.

    ResponderExcluir
  17. Isaías você realmente "pensou" que eu "pensava" no socialismo como solução para o mal da sociedade?rsss

    Que coisa mano! Sou capitalista sim, e apenas fiz minha crítica ao sistema, pois como todo sistema, ele tem seus efeitos colaterais.

    Mas foi bom o debate..já estava com saudades (e não me entendam mal) do bom e velho Isaías Medeiros (primo postiço do Eduardo) rsss

    Abraços irmão!

    ResponderExcluir
  18. Nem tão "bom" e muito menos "velho"!! Uma piada, é claro. Mas foi bom discutir um pouquinho, já tava ficando enferrujado.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  19. Querido EDINHO,

    Saudações à Marcinho, antes de comentar...

    Sabe que a sua fragilidade de impotência diante os fatos realistas aqui vivenciados neste mundo de ilusão, é apenas uma impossibilidade que está existente em qualquer homem sapien.......

    Somos humanos, e sentimos, como sentimento carnal, que algo está errado com nossa irmandade aqui existente, mas infelizmente nos sentimos uma gota ao oceano, quando queremos agir, quando queremos fazer algo para mudar a realidade deste mundo.....pois além, de não termos "super-poderes" como as meninas super-poderosas do desenho animado, estamos vivendo em um habitat mundial medíocre, onde ninguém se importa com ninguém....ninguém está afim de tomar as dores dos outros....infelizmente querido, estamos na classe da minoria...e resta aí o sonho (ilusão!) de algum dia, alguma coisa mudar pelo menos ao nosso redor...

    O evangelho de Deus a ser pregado nas igrejas envangélicas, devia ser pregado da forma como é escrito, Deus não disse em lugar algum que viveríamos em um lugar sem dor ou luta, Ele apenas nos "jogou" aqui, e temos que nos virar..

    O problema maior, é que pregadores de muitas congregações por aí, "aniquilam" o cérebro de muitos fiéis prometendo dias sem dores, prometendo uma paz confraternal que nunca existirá...

    Sofismo, claramente existe, e se o "sofista" usar uma ideologia menos ilusionista, acredito que o mundo será outro...todos enfrentarão a realidade e não ficarão sonhando com um mundo de fantasias...

    Que possamos viver de acordo com a realidade, e tentar ajudar aqueles que estão próximos a nós....não devemos abraçar o mundo com os braços, mas devemos abraçar cada irmão que necessita de algo mais..

    Cabe a cada um de nós, fazer a diferença...infelizmente, embora, muito difícil....mas é assim, e sempre lembrando, que se queremos mudar ao nosso redor, que mudemos o nosso modo de pensar....o nosso próprio ego...

    Beijos querido!
    Parabéns..
    Adorei o texto.

    ResponderExcluir
  20. Esse final de semana Deus me ensinou algo.

    Fizemos um churrasco, e minha casa fica em frente à minha antiga denominação. Ouvi a pregação do medo que se desenrolava (dizendo sobre os "caídos" que não teríam perdão, e sobre os que criticavam a "obra", que é o apelido que dão à sua denominação).

    Um misto de revolta e decepção se desenrolava em meu coração. Que ataque à Palavra! Quanta deturpação das palavras dos apóstolos!

    Mais tarde, chegaram ao churrasco um determinado "pastor" e sua família, e discussões cada vez piores se desenrolavam -É, vou ter que barrar o vôlei dos jovens, pois tem uns jogando sem camisa (????)- dizia o tal pastor.

    Mas me segurei. Pensei que discutir ali seria inútil. Seria minha religião contra a deles. Sofismas, teologias, e ninguém sairia satisfeito.

    Minha tarefa, creio agora, é cuidar de quem eu amo, e de quem estiver em meu caminho, que tenha sido ignorado por estes.

    Já me desanimo a cada dia mais de entrar em discussões à respeito da bíblia, ou de doutrinas evangélicas. Acho que chegou a hora de orar, jejuar, e trabalhar.

    ResponderExcluir
  21. Até que enfim Gresder, um comentário "comentário mesmo"rsss

    Nem precisa mesmo ler o post, pois esta sua frase, dissecou minha postagem:

    "O que você não quer é fazer uso da Bíblia indevidamente e por mais que você não creia na inerrância, você respeita muito mais esse livro do que os outros que o idolatram e usam ele para seus próprios fins egoístas".

    Parabéns menino prodígio!

    ResponderExcluir
  22. Paulinha pitagórica, que comentáriozinho mais cumpridinho hein? rssss

    Olha, gostaria de saber de onde vem tanto conhecimento da vida...tendo em vista que és tão jovem ainda!

    O nosso "mau" Paulinha...é que ás vezes (maioria delas), esperammos demais para tomarmos atitude, diante do que é necessário fazermos.

    "Se podemos...devemos!"

    Esperamos demais para sermos generosos, deixando que a demora diminua a alegria de dar espontaneamente. Esperamos demais para sermos "próximos de nosso próximo" esquecendo-nos que amanhã talvez ele já não esteja mais alí caído.

    Esperamos demais para dar carinho aos nossos pais, irmãos e amigos. quem sabe quão logo será tarde demais?!

    Esperamos demais para enunciar as palavras que estão esperando para atravessar nossos lábios, para executar as tarefas que estão esperando para serem cumpridas, para demonstrar o amor, que talvez não seja mais necessário amanhã.

    Reitero..."Se podemos agora...façamos agora!"

    Um beijo pra você "Paulinha poeta"!

    ResponderExcluir
  23. Parabéns Edson excelente texto ! Que bom que você voltou ja estava com saudade ...

    ResponderExcluir
  24. Edsonzinho, eu entendi, sim, a conotação da foto que você postou, ok?

    ResponderExcluir
  25. Parece que eu li por ai sobre a questão da ajuda ao próximo, e de quem é ele.

    Isso sempre foi tão claro que tem que ser dito agora com ironia.

    Pois dizem: "não da para ajudar todo mundo"

    Mas quem disse que o mandamento era: 'ame o seu todo mundo' ou: "ame o seu distante"

    Pois quanto aos distantes a pessoa tem que ter uma vocação humanitária, mais enquanto eles

    obedecem o mandamento particular de: "amem o seu longe" nos fiquemos com o: "amem o seu perto"

    ResponderExcluir
  26. Gabriel, não sabia que vc tinha sido da ccb, ou estou enganado? Se foi, fico feliz de ter se libertado daquilo.

    Abraço

    ResponderExcluir
  27. Meu mais novo aluno Gresderzitto,

    Não tem segredos.....faça apenas o seguinte:

    Olhe de cima para baixo....lendo todas as letras da coluna esquerda, de cima para baixo...tem o nome do verdadeiro autor de Noreda...e as letras da coluna direita, de cima para baixo, tem o nome completo do Noreda, que foi formado em um anagrama com o nome do verdadeiro autor....

    Espero que tenha entendido depois desta explicação, senão, será preciso umas aulas particulares...hahaha.....

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  28. Caramba! Enfim caiu a máscara do famigerado Noreda Somu Tossan!

    Que bom que isso aconteceu, pois já não estava mais conseguindo manter este personagem, aliás, se perceberem, ele já estava comentando mais do que eu Edson Moura...ou pelo menos acho que sou “eu” quem está escrevendo aqui! Rss

    Quero parabenizar a professora Ana Paula, pela descoberta...sua “bandida” rsss, por que não me disse que sabia que era eu? Achei que um dos meninos descobriria, como de fato, alguns passaram bem perto...muito perto né Gresder? Mas nunca tiveram as provas, uma delas o anagrama com meu nome de “batismo”...inspirado nos escritos de Dan Brown, e o outro fato, também muito contundente, é que o Noreda, nunca comentou meus próprios textos.

    É claro que o motivo da criação desta personagem, visava unir os membros desta confraria ainda mais (por vezes, achei que o tiro sairia pela culatra).

    Mas há também uma causa particular para resolver assumir outra identidade na blogosfera.

    Sou apaixonado por psiquiatria, e queria fazer um “laboratório”, para ver até onde poderia ir com um personagem fictício, sem que o mesmo viesse a assumir totalmente a personalidade de seu criador. Confesso que é um caminho tanto quanto perigoso para se caminhar, pois a mente humana é traiçoeira. Muitas vezes, eu passei para o Noreda, tendo em vista o anonimato, coisas e desejos que na verdade,nem eu mesmo sabia que cultivava em meu inconsciente.

    O papel no Noreda era muito sério, pelo menos para mim, porque através do Noreda eu conseguia “botar para fora” alguns sentimentos que estavam bloqueados em meu ser.

    Literalmente eu deitei num “divã imaginário”...e usei...com a melhor das intenções, todos os confraternos como meus psicanalistas...e adivinhem...o tratamento funcionou...estou até pensando em escrever uma tese. Rsss

    Peço a todos irmãos que não fiquem bravos comigo..principalmente meu sócio Marcio...pois esse foi o mais difícil de enganar...tendo em vista que estamos sempre juntos, e tantas vezes ele me perguntou quem eu achava que era o Noreda, e eu simplesmente respondia: “deve ser um de nós”.

    Estarei disponível para as futuras críticas...mas peço que peguem leve, pois trabalho..tenho filhos...e não tenho tanto tempo para responder muitas das cacetadas que virão daí!

    Abraço a todos, e mais uma vez...me perdoem!
    Obrigado!
    Noreda Somu Tossan
    Edson Moura Santos
    Eu acho!rsss

    ResponderExcluir
  29. Querido amigo e sócio Noreda Somu Tossan (ou deveria chamar lhe de Edson Moura dos Santos. Rsrsrsr)

    Finalmente foi de uma vez por todas, revelado o grande mistério enigmático que pairava sobre todos da confraria.

    Ponto para você PAULINHA, professora fenomenal de matematica, deu um banho literalmente (ou simbolicamente. Rsrsrs) em todos nós!!!!

    (Ô EDUARDINHO, como que você que é o mestre dos simbolos e mitos, não conseguiu decifrar o enigma do nome Noreda???? Brincadeira você viu, tá loco heim!! Rsrsrsrs)

    Agora Paulinha, eu to com o GRESDER, não entendi nada desta sua aula, to precisando fazer umas aulinhas particulares contigo. Rsrsrsr

    Sendo sincero, imaginei por vezes ser o Mestre Levi, pois de todos nós, é o que tem maior capacidade psicanalitica, mas no entanto, o que nunca falei para você meu amigo Noreda (Edson. Rsrs) , é que cheguei a desconfiar de você também, pois eu sei de sua capacidade que propositadamente é ocultada por você.

    Lembra de sua postagem de despedida???
    Circular aos confraternos???
    E meu comentário, quando disse que embora naquela época, ninguém suspeitasse de você, eu apostava todas as minhas fichas em que poderia ser você – embora nestes últimos comentários que tu vens fazendo nos blogs dos confraternos, você já não está mais conseguindo sustentar está ocultada face de intelectualidade, mostrando a sua genealidade.

    Só mais uma coisa........ainda bem que é você Edson o Noreda, na verdade poderia ser qualquer um, menos o GRESDER SIL, eu não suportaria que o Noreda fosse aquele invejoso de uma figa um personagem tão genial.

    ResponderExcluir
  30. Ora Gresder Sil, Não há dificuldade nenhuma em se criar um anagrama...pelo menos pra mim..rsss

    Mas quanto ao "sustentar uma mentira" ou "mentir por muito tempo", creio que se você tivesse lido "TODOS" os livros de Agatha Crhistie...e Sidney Sheldon como eu, poderia facilmente inventar um personagem acima de quaisquer suspeitas...mas esta não é o caso do Noreda que como puderam perceber, comporta-se mais como um "psicopata que quer ser pego em flagrante.

    ResponderExcluir
  31. Prezado Edson (personagem fictício e consciente) e Prezado Noreda (personagem verdadeiro e inconsciente)


    ”É claro que o motivo da criação desta personagem, visava unir os membros desta confraria ainda mais (por vezes, achei que o tiro sairia pela culatra)”.

    Meu caro Edson veja o quanto somos paradoxais, contraditórios ou ambivalentes. No trecho acima, colhido do seu comentário sobre o Noreda  com o seu personagem polêmico ou “alterego” , você faz uma racionalização minuciosamente estudada e consciente, de que “era para unir os da confraria”.

    Na verdade essa sua racionalização em psicanálise é explicada como um simples mecanismo de defesa, talvez, fruto de sua recente crise existencial.
    Dois períodos abaixo do que você escreveu sobre o que motivou a criação do personagem, vem o desmentido (ao que parece uma ação do superego que alguns de você não acreditam) e surge então a verdade verdadeira e insofismável e, das regiões celestiais obscuras e profundas da mente sai esta pérola:

    “Muitas vezes, eu passei para o Noreda, tendo em vista o anonimato, coisas e desejos que na verdade,nem eu mesmo sabia que cultivava em meu inconsciente”.

    Você, talvez, ainda não chegou a discernir o que as forças do inconsciente queriam lhe dizer, meu caro, quando ao afrouxar a censura, deixou exteriorizar os instintos poderosos do “Id”.
    Você, talvez ainda não saiba o “porquê” do seu inconsciente ter escolhido esse momento para trazer a farsa à tona.

    Porque o Noreda foi logo aflorar na confluência entre a tua postagem e a minha?

    Na minha postagem “Sem o Velho Roupão ─ O Que será Deus?”, assim escrevi:

    “ Será que os fantasmas do nosso mundo interior não estão vindo à luz, de uma maneira grosseira e primitiva como os desenhos toscos que as crianças fazem?”

    “Sem Bíblia, sem filósofos... apenas com a vida”  fala em crise e impotência da não realização dos desejos da Teologia de rua diante do sofrimento humano".

    Entre os muitos paradoxos (a linguagem do Inconsciente é o contrário do consciente) do autor em sua fala, apontamos dois, nesse período:

    “Sou responsável pelos meus atos, pois não sou mais um garoto... que sonhava em escrever um livro que ficasse nos anais da história”.

    Traduzido na linguagem do inconsciente poderia ser algo parecido com:

    “Sou pressionado pelo superego em face do meu ato transgressor. Que vergonha, isso é coisa para garoto...(me arrependo). Eu poderia muito bem ser mais recompensado se tivesse escrito um livro, como fez o Gresder.(sonhos)

    Por falar em Gresder, as minhas suspeitas de quem era o Noreda (inconsciente), foram brilhantemente confirmadas pelo teu inconsciente, Edson

    Depois eu falo mais...


    Perdôo-te setentas vezes sete (rsrsrs)


    Abçs,
    Levi B. santos

    ResponderExcluir
  32. Leví, meu mestre Bronzeado! rss

    Que bom que você não ficou decepcionado com este seu admirador aqui.

    Agora! Eu vou ter que pagar por esta seção de psicanálise?rss

    Estás me desnudando mano!

    De fato, o teu ensaio foi conflitante para mim...e mais ainda para o Noreda...pois como bem percebeu, ele fêz dois comentários diferentes naquela postagem. Traduzindo: Se contradisse!

    Abraço meu irmão mais velho da confraria!

    ResponderExcluir
  33. Gresder e Marcinhoo,

    Mas pelo andar da carruagem, vocês estão mesmo precisando de umas aulas particulares de matemática....rsrsrs.....mas comigo não vai dar certo não, porque sou muito brava e não explicarei para vocês mais que uma vez a mesma atividade....rsrsrs....

    Se quiser, eu passo o número do telefone de um professor musculoso, saradão que leciona na escola que eu dava aula no ano passado, ele pode ajudar vocês perfeitamente a descobrir os mistérios dos anagramas....Hahahahahahahahahah...

    Brincadeirinhaa..
    Beijos...

    ResponderExcluir
  34. Edson

    Você era meu suspeito número 1, sério mesmo.

    Agora me sinto completamente envergonhado de falar com você, ainda mais por telefone, pois sou praticamente incapaz de me dirigir a você sabendo que és o autor daquelas frases tão absurdamente generosas a meu respeito.

    Sobre nossa conversa anterior, não estranhe o modo um pouco retraído como falei contigo, já que eu estava trabalhando naquele momento mas não quis te dizer isso pra não estragar o nosso primeiro contato a viva voz.

    Edson Moura, estou sem palavras com você. Acho que você talvez nem exista de verdade, mas somente o Noreda, que se disfarçava de Edson Moura este tempo todo (interpretem-me).

    Abraços um pouco confusos

    ResponderExcluir
  35. Mestre e irmão mais velho Levi

    Que aula magistral de psicanálise, heim???
    Vejo-me em um consultório assistindo o Edson deitado num divâ sendo atendido por você Levi. Hahahaha
    Cada vez mais, a psicanálise ganha forças dentro de mim, que coisa viu!!!!

    Mas Levi, se o Noreda era o inconsciente do Edson, onde estava o subconsciente dele??

    Explique-me, por favor, mais a respeito da relação do EGO, SUPEREGO, ALTEREGO e do ID no complexo conflito interior do Edson com o Noreda.

    Quem é quem, e o que é o que?????

    Abraços

    ResponderExcluir
  36. Paulinha

    O Gresder adorou a sua idéia de ele ter umas aulinhas com o tal do professor. Hahahahah

    Abraços

    ResponderExcluir
  37. Isaias Medeiros

    Você disse a mesma coisa que eu falei para o Edson.......o Edson Moura dos Santos não existe, ele sim que é um farsante, o intruso na confraria........

    Já o Noreda Somu Tossan........ é o que é o verdadeiro “EU” do Edson, que ele tenta ocultar, sufocando-o.

    Agora, a partir de agora Edson, não prenda mais você mesmo “EU”, mas libere a fera Norediana que há em você!!!
    Seja você mesmo você!!!!


    Concordo contigo Isaias, que confusão mais confusa, acho que até a confusão ficou confusa agora. Hahahahaha

    Abraços

    ResponderExcluir
  38. O Marcio seu cara de fuinha;

    O Noreda estava todo tempo debaixo da sua fussa, quero dizer da nossa fussa e vc nem desconfiava? Tú és um Mané mesmo hein...kkkkkkk

    ResponderExcluir
  39. Puxa vida, só agora consegui aparecer...

    Edson noreda...você tem uma inteligência muito acima da média.

    Como disse o marcio e eu concordo, você é o noreda, e o edson, é o auto-esvaziamento do noreda...

    amigo, não se contenha tanto entre nós, não nos prive da perspicácia, da cultura e das análises precisas do noreda, assim como você não nos priva da sensibilidade poética do edson.

    Como é bom conhecer vocês...

    ResponderExcluir
  40. Edson.
    Quero parabenizá-lo pelo alto nível de reflexão.

    O Nureda realmente extrapolou os limites de criatividade.

    Em algumas vezes postei comentários dando a entender ser eu o Nureda, mas era realmente só para fritar o Gresder. Hahahhahah (imagine que ele me perguntou quando estávamos a caminho do acampamento no carnaval se era eu realmente o Nureda! hahahahahhah foi divertido!)

    Com a criação desse personagem você mostrou que realmente é uma pessoa de alto nível intelectual.

    Quero agradecer pelo elogio que postou referente a min, no personagem do Nureda ficou registrado

    “JOSE LIMA O PROFESSOR DOS PROFESSORES”

    Foi divertido o seu comentário "Madona mia! será que errei de sala, os caras estão rasgando o verbo lembra! Hahahahah.

    Eu queria dar uma "pegada" no Wagner por ter falado que eu não entendia de teologia! hahahahahah

    Sem falar do MARCIO perguntando para o Wagner se ele estava louco, por desafiar o cara! (Essa turma é da pesada!)

    Fico feliz em fazer parte dessa confraria.
    Agora estou fazendo faculdade de PSICOLOGIA de manhã e trabalhando depois da escola até a noite, é correria, tenho diversos livros do curso para ler, não dá tempo para quase nada mais!

    O meu tempo está muito reduzido, mas prometo não desaparecer totalmente. Tenho sido enriquecido intelectualmente nessa blogosfera.
    Bom agora que justifiquei a minha ausência, preciso me retirar.

    Até a próxima oportunidade.
    Um abraço a todos da confraria.

    ResponderExcluir