terça-feira, 23 de junho de 2009

Resposta ao internauta



Por: Marcio Alves

Pergunta do internauta:
“Que dizer que Deus não dá bênçãos materiais para nós?
Deus dá tudo que a gente quiser!”

Glória a Deus!!
A paz do Senhor Fran.
Parabéns por me interpelar.
Respondendo sua pergunta..... NÃO, Deus não dá "tudo" que nos pedimos. (e graças a Deus por isso, se não o mundo viraria uma balburdia, já pensou nisso, se nós tivéssemos a técnica de controlar Deus!)
A seguir exponho de maneira sintética, (lembrando que são inúmeros textos, portanto, vou resumir) dentro das Escrituras sagradas, que Deus não dá "tudo" que pedimos.

1- "Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." (TG 4 v 3)
Veja que há pedidos em que a pessoa não recebe , porque são pedidos egoístas, centrados em si mesmo. (como posso ter coragem de pedir carros, casas, dinheiro pra Deus, sendo que há milhares de pessoas passando necessidade, sem ter o que comer, diga-me, se isso não é egoísmo puro!)

2- "E esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve." (1 Jo 5 v 14)
Esse versículo é a chave de compreensão sobre oração.
Devemos pôr nossas vontades debaixo da vontade soberana de Deus.
Muitos invertem a oração do pai nosso. Em vez de orarem como Jesus ensinou que é: "seja feita tua vontade", oramos; "seja feita nossa vontade".

3-"Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?
(Porque todas estas coisas os gentios procuram). De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas;
Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas." (MT 6 v 31-33)
No texto acima, Jesus nos diz que, a busca desenfreada por bens, comida, casa, carro, dinheiro e etc, ela é pagã!
"Porque todas estas coisas os gentios (em outra tradução diz pagão) procuram."
Nas culturas antigas, os povos buscavam nas divindades livramentos, proteção, bens.
Eles não relacionavam-se, serviam a divindades por interesse, para conseguir algum beneficio. (temo que o cristianismo dos dias atuais, virou um paganismo disfarçado de cristianismo)
E a frase: "Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas."
Nos ensina que devemos buscar desenfreadamente é o Reino de Deus.
Concernente a....."todas estas coisas vos serão acrescentadas." Jesus não está prometendo que "tudo" (carro, dinheiro, mansões) vai ser acrescentado, antes, a frase chave é: "todas ESSAS coisas".
Que são "ESSAS coisas"? Ora, basta ler o contexto, que nesse caso, são os versículos que antecedem o mesmo, que são: "Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?
(Porque TODAS ESTAS COISAS os gentios procuram). De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de TODAS ESTAS COISAS."
O versículo está falando de coisas necessárias (comida, bebida, vestimenta) à sobrevivência humana, e não coisas luxuosas tais como mansão, carro, avião e toda essas ilusões dos pop stars da maldita teologia da prosperidade.


4- Há muitos exemplos na bíblia de grandes heróis da fé, que pediram algo para Deus, e Ele não deu!
Eis alguns exemplos:

Moisés:
"Rogo-te que me deixes passar, para que veja esta boa terra que está além do Jordão; esta boa montanha, e o Líbano!
Porém o Senhor indignou-se muito contra mim por causa de vós, e não me ouviu; antes o Senhor me disse: Basta; não me fales mais deste assunto;
Sobe ao cume de Pisga, e levanta os teus olhos ao ocidente, e ao norte, e ao sul, e ao oriente, e vê com os teus olhos; porque não passarás este Jordão." (Dt 3 v 25-27)

Davi:
"E disse Natã ao rei: Vai, e faze tudo quanto está no teu coração; porque o Senhor é contigo.
Porém sucedeu naquela mesma noite, que a palavra do Senhor veio a Natã, dizendo:
Vai, e dize a meu servo Davi: Assim diz o Senhor: Edificar-me-ás tu uma casa para minha habitação?......Quando teus dias forem completos, e vieres a dormir com teus pais, então farei levantar depois de ti um dentre a tua descendência, o qual sairá das tuas entranhas, e estabelecerei o seu reino.
Este edificará uma casa ao meu nome, e confirmarei o trono do seu reino para sempre."(2 SM 7 v 3-5, 12-13)

Paulo:
"E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar.
Acerca do qual três vezes orei ao Senhor para que se desviasse de mim.
E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo." (2 CO 12 v 7-9)

Os grandes heróis da fé de hebreus:
"As mulheres receberam pela ressurreição os seus mortos; uns foram torturados, não aceitando o seu livramento, para alcançarem uma melhor ressurreição;
E outros experimentaram escárnios e açoites, e até cadeias e prisões.
Foram apedrejados, serrados, tentados, mortos ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, desamparados, aflitos e maltratados
(Dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos, e montes, e pelas covas e cavernas da terra.
E todos estes, tendo tido testemunho pela fé, não alcançaram a promessa." (HB 11 v 35-39)
Veja que, esse segundo grupo de heróis da fé, tendo fé não alcançaram as promessas, e a estes á palavra diz que "o mundo não era digno".

Concluindo Fran, o cristão pode ter muita fé, ser homem ou mulher de Deus, mas com toda certeza irá passar por dificuldade, lutas e aflições. Nem todas as suas orações serão atendidas. (a verdade é que, são poucas as orações que Deus atende, acredito que nas necessidades Deus supre)
Todos, absolutamente todos, convivem com frustrações.
Ademais, Deus já nos abençoou materialmente, com saúde, inteligência e força de vontade, portanto resta fazermos nossa parte.
Se quizermos passar no vestibular? Vamos estudar com afinco!
Queremos crescer na empresas onde trabalhamos? Nos esforcemos, façamos cursos!
Queremos comprar um carro, casa ou apartamento? Economizemos e administremos com responsábilidade aquilo que o Senhor colocou em nossas mãos!

Não podemos continuar com essa visão pagã sobre a oração, como uma espécie de magia, de um botão que você aperta e Deus num passe de mágica vem e resolve todos os nossos problemas.

Um abraço e fica na paz

Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém

2 comentários:

  1. Entendi e concordo com vc amigo!
    Imagina se Deus desce todo que as pessoal perdei?
    "Deus quero uma Ferrari!
    Deus quero 1 milhão de dólares!"
    Deus dar o que você merece, igual na própria bíblia esta isso!
    Os Discípulos de Jesus umas tinha mais conhecimento e escreveu mais matamentos já outro que não tinha muito conhecimento escreveu só 3 versiculos.
    Gostei muito dos seu blog.
    quero dizer que você tem muito conhecimento bíblico e que Deus de deu sabedoria para isso!
    Espero mais post seu e do seu colega!
    lir e gostei muito
    Parabéns
    estou começado agora e já aprendiz muito com vcs!
    Deus de forças!
    Amei

    ResponderExcluir
  2. Não sabia que era assim não......
    pensava que tudo que a gente queria Deus tava
    vlw mano.

    ResponderExcluir