quarta-feira, 20 de outubro de 2010

"Vamos descansar" (postado em: outroevangelho.blogspot.com)

Mais uma vez, deixo de lado algumas postagens que já estão prontas, para abordar um tema que, num primeiro momento parece não ter muito à ver com o perfil desta sala. Mas no final deste artigo, traçarei um paralelo entre o tema do escrito e a raiz do “outro evangelho”.

Há um bom tempo eu venho aplicando muito esforço em um ideal, que é absorver ao máximo tudo quanto puder em matéria de conhecimento. Percebi, já há bastante tempo, que nessa minha busca desenfreada por sabedoria, eu estava perdendo muitas noites de sono e não conseguia atingir meu objetivo. Foi quando vi um comentários de um amigo...já no finalzinho da noite, dizendo que precisava dormir, pois dormir faz bem à saúde. Procurei então, refletir sobre o assunto e acabei por escrever esta postagem.

Dormir é fundamental para manter a capacidade  mnêmica (link para constatação do significado) em dia. É durante o sono que as memórias são cultivadas: enquanto algumas vingam, outras se perdem. A construção da memória depende muito desse período em que o cérebro tece a trama da subjetividade e nos dá respostas aos problemas que nos afligem durante o dia.

Ao contrário do que eu pensava e do que a maioria pensa, o cérebro não descansa durante o sono...mas encontra-se em total atividade. É nessas horas que as informações coletadas durante o dia são processadas...selecionadas...gravadas e finalmente transformadas em memória permanente.

Dentre as várias funções do sono, o processamento da memória parece ser a única que exige do organismo estar realmente adormecido. Economizar horas de sono prejudica a cognição. Alguns aspectos da consolidação da memória só são acionados quando dormimos mais de seis horas ininterruptas. Quando se passa uma noite em claro, as memórias daquele dia ficam, por assim dizer, comprometidas.

Mas o que isso tem à ver com o “outro evangelho”, e com aquilo que aqui é falado? Tudo ora! Afinal de contas, nós desta sala, lutamos para que as pessoas tenham uma vida mais despreocupada...aproveitando os momentos ao máximo...brincando com os filhos...e por que não dizer: Dormindo!

Chega de vigílias em busca de Deus! Chega de noites de sono, subindo montes para buscar poder do céu! Devemos relaxar e aproveitar o pouco que nos resta das vinte e quatro horas do dia, para repousar o esqueleto, e se tivermos que subir o monte...que seja o “monte de cobertores”.
Edson Moura

Texto inspirado em comentário de Eduardo Medeiros no Blog:
 http://cpfg.blogspot.com/2010/06/sobre-nossos-demonios-

26 comentários:

  1. Marcio, aproveitar toda oportunidade para nos alegrarmos e desenvolvermos hábitos que nos tragam pequenos prazeres faz toda diferença para a nossa qualidade de vida.

    Para alguns, pode ser proveitoso observar o nascer do Sol da popa de um navio...como nosso capitão Eduardo já pode ter feito várias vezes...para outros, aproveitar o aroma de um bom vinho de Borgogne é absolutamente indescritível, para outros ouvir uma linda música ou ler um poema é o que vale à pena, enquanto para alguns nada é melhor que tirar aquela sonequinha depois do almoço.

    São esses pequenos desencadeadores de felicidade que trazemos para nossa vida, que nos impulsiona a continuar...mas isso deve se repetir periodicamente.

    ResponderExcluir
  2. Tantas outras postagen que eu quero ler, mas parei aqui na sua que acabou de aparecer, por quê?

    Por que eu gosto dos textos sapientes do Edson que tem trinta anos, mas parece que tem quarenta pelo seu modo de falar e ser. Até tem a vos parecida com a dos meus tios rsrs. Lembro-me de quando eu não sabia que o Edson estava gostando da Paulinha e a Paulinha dele, que eu disse para ele que a Paulinha daria certo não com um rapaz, mas com um homem com bem mais de trinta anos. Daí ele sem confessar nada para mim, me perguntou se ela daria certo com ele, Eu disse que achava que sim, pois sendo quase da minha idade já tinha filhos e maturidade de um homem e não de um garotão de trinta anos.

    Ao contrario do Nureda que não dorme, não descansa, tem conhecimento mas não tem sabedoria, tem quantidade mas não tem tranqüilidade, tem versatilidade, mas não se firma num ponto, não esta seguro numa ancora profundamente fixada.

    Edson sempre adorei seus textos e poemas, são gostosos de ler, fáceis de entender, trás voce pertinho, parece que você esta falando cara a cara conosco num banco de uma varanda tarde da noite antes de dormir.

    Eu nunca estudeis obre o valor do descanso, mas instintivamente sei que é bom, é como escrever uma tese, Poe as idéias soltas numa ordem coerente.durmo regularmente da meia noite até as seis da manha e cochilo todo dia uma quarenta minutos, isso me faz um bem imenso, me da disposição mental e física para trabalhar estudar e fazer... deixa quieto.

    Ler é bom, adquirir conhecimento é muito bom, mas eu tenho aprendido muito mais estes últimos dias no nosso processo de amizade, dialogo, discordâncias, tramas, transformações irritações, e emoções ressaltadas do que os livros podem me ensinar no momento.

    Te amo meu querido tiozinho do coração, e graças a deus que o Nureda faleceu, pois por cima de mim só avião, e se passar baixo eu derrubo na mão.

    ResponderExcluir
  3. Caramba Gresder, se sua intenção foi me deixar emocionado...confesso que conseguiu seu bandido!kkkk

    Desculpe pela brincadeira...eu não resisti. Você sabe que eu te adoro né...e adoro também encher seu saco "menino prodígio"!

    Valeu pelo comentário e prometo que não vou mais postar comentários dizendo que você desconfia que eu sou plagiador. Kkkkkkk

    É muito bom saber que tu levas uma vida tranquila...quase irresponsável e sem neuroses. de certa forma eu aprendo mais com você, do que você comigo.

    Abraços meu mano!

    ResponderExcluir
  4. Eu fico abismado quando vejo comentários do Hub e de outros lá pelas 2 da madruga...véio, a noite foi feita para dormir...de preferência depois de namorar bem gostoso com quem você ama...ou não(prá você Gresder, tá?).

    Edson, eu já sabia tudo isso que você escreveu sobre o sono. E eu tenho uma necessidade de dormir no máximo até meia-noite pois acordo sempre às 5 e meia.

    Se eu for dormir depois disso, no outro dia fico sem energia, sem pique, cansado. Não sei se é a idade...hummm acho que não, pois agora com 45 me sinto melhor e em mais em forma do que aos 25!! é sério!!

    Mesmo porque dos 20 até os 38 sofri de uma dor de cabeça crônica que me deixava muito abatido. Qualquer dia eu conto em detalhes.

    É exatamente isso: Buscar ser feliz nas pequenas coisas. Fico muito feliz quando estou trocando ideias nos blogs ou quando estou preparando um texto para postagem; bater um papo numa roda de amigos me deixa profundamente satisfeito; ler minhas HQs dos X-Man e de outros herois também relaxam minha cabeça de tanta literatura, teologia, filosofia...e quando ouço então meus CDs de músicas clássicas! Relaxo feliz...Ou quando ouço o Tom, a Elis, Lulu ...

    E meu grande motivo de felicidade: beijar os lábios da mulher que eu escolhi e que o acaso ou o determinismo divino me deu para eu amar, acompanhar, ser amigo, ser namorado, ser amante, ser marido...

    E outra grande felicidade: Vou ser pai pela primeira vez na vida!!!! Puta que lá mierda do carrasco da jabulani!!! Ele já tá com 3 meses, já vi mexer as perninhas, e fico embasbacado, e nem mesmo acredito que isso está acontecendo comigo, pois até antes de conhecer a Dê, eu não queria ter filhos...

    Sustos do amor!! Benditos sustos!! A Vida sempre pode nos surpreender...

    Já são onze e quinze no meu relógio: hora de dormir para manter as sinapses em forma!

    Abraço, meu amigo. Bons sonhos.

    ResponderExcluir
  5. Edson, ta perdoado!

    Eduardo eu também Leio romances ou assisto novelas para descansar a cabeças de filosofias, falar nisso, vou ler uma pagina do Nietzsche e ir dormir

    ResponderExcluir
  6. Edu, contrariando a minha própria postagem, c á estou eu ainda acordado.rsss

    Sempre lí seus comentários...suas postagens e não pude deixar de sentir uma "inveja santa" pelo seu modus operandi. Você está corretíssimo Edu, ao valorizar as pequenas coisas que a vida lhe proporcionou.

    Parabéns pelo filhote que vai nascer...literalmente você é "marinheiro de primeira viagem" kkkk

    E mais...sobre as dores de cabeça:

    Não se preocupe..elas certamente voltarão com o nascimento do "Duduzinho". Receeeeba!

    Abraços capitão!

    ResponderExcluir
  7. Cara esse texto e de suma importância,sempre fomos sufocados por achar que , quando dormimos perdemos parte de nossa vida.
    Sei que muitos de nós,vai para cama,e perde horas pensando no que vai ter que fazer no outro dia,ou no que fez durante o dia.Agora me bateu uma saudade de quando era criança,ia para cama com só um pensamento, dormir e sonhar a noite inteira,uma coisa me tirava um pouco o sono, prova da materia que não tinha estudado.
    Já perdi muitas noites de sono nessas pernoitadasgospel(você sabe),hoje em dia prefiro ter uma boa noite de sono,para no outro dia ter um,corpo descansado e uma mente tranqüila,(é claro se eu acorda vivo,rsrsrs!!!!se eu acorda morto morro descansado rsrs!!!), se for para "´perder" umas noites de sono tenho, uma ótima esposa, que vale muito apena ganhar algumas horas na madruga com ela.É ir para o ceú com acompanhante!!!!.

    ASS:CARLOS

    ResponderExcluir
  8. Edson,

    Posso chamar de Tio Edsinho (risos), esse tio que só pega no meu pé, rsrsrs.

    Sobre o seu texto, estou plenamente de acordo. Está assustado? Não fique, lembre-se: "Sou um fundamentalista em desconstrução"

    Posso dizer a ti uma experiência particular, há dois anos, na minha vida fanática por mais de Deus. Fui convidado por uma igreja para promover uma campanha de libertação. O pastor me deu liberdade. Eram sete dias.

    O tema que coloquei foi "A carta para Deus", então falava para as pessoas escrever no papel tudo que queriam, dava destaque no espiritual. E depois daquelas sete semanas passaram.

    Levei a caixa cheia de pedido para um monte com o pastor local. Na subida, só estava eu e ele. Fizemos a oração, pegamos as cartas e queimamos no monte.

    Quando desci do monte, surgiu um PitBull no meio do matagal, e quis atacar o pastor. Na hora que ele pulou no pastor, me agarrei nele e segurei na cabeça, mesmo assim ele conseguiu me morder.

    Não sei o porquê, mais ele saiu quando o pastor falou, sai em nome de Jesus.

    Naquele momento fui para o hospital, ganhei uns pontos na mão. E terminamos a nossa peregrinação.

    Depois daquele dia não tive oportunidade de subir mais ao monte.

    Isso Tio Edsinho, não é piada, aconteceu mesmo. Mas o que quero relatar, que se eu estivesse dormindo, nada disso teria acontecido. O que ficou na minha vida, foi à cicatriz e a experiência.

    E o melhor de tudo é que a campanha surtiu efeito na vida de muitos. Portas de emprego, carro novo, mãe estéreis estando grávidas pessoas salvas e libertas da sua psique de “culpa”.

    Amei o seu post, e sou a favor de tudo isso aí que escreveste.

    Abraços Tio EdsinhooooOOooOoo. Manda um beijo no rosto do Tio Noreda também.

    ResponderExcluir
  9. Eu sempre falo para os meus filhos que Deus é sábio, Ele criou o dia para o trabalho, e a noite para o descanso e ainda estabeleceu dias para festas, e não poucos, e um dia na semana para o descanso. Pena que somos tendentes a infringir até mesmo a leis que nos beneficiam.

    No entanto, uma noite de oração nunca me trouxe mal, somente bem, assim como uma noite em alguma festa. Finalmente, uma vez ou outra ficar acordado para fazer algo que nos traz prazer é bom para cabeça. Rsrs

    Abraço.

    ResponderExcluir
  10. Tomai e Comei: Aqui nasce um novo reino.24 de dezembro de 2010 às 00:50

    Como é minha primeira visita ao seu blog, vou fazer um comentário geral.
    Enfim tenho tempo. Não só para dormir bastante, mas para curtir a vida no mais alto estilo. Quando durmo processo as idéias do dia anterior, quando acordo procuro novas pérolas para juntar às já recolhidas. Vivo feito um rei. KKKKKK
    Há tempos ando procurando alguém com fé no ser humano. A salvação do planeta está em nossas mãos. Podemos escolher entre o céu e o inferno. Como alguém razoável e feliz optei viver no céu. Bom, isto me leva a voltar a uns dois mil anos na história, quando lá eu disse: "Felipe, o Pai está em mim e eu nele, quem me vê, vê o Pai", "Eu sou o Reino de Deus", "Vocês vão me matar, mas eu vou voltar, depois que a minha mensagem for espalhada pelo mundo todo, terminarei a minha obra", "Qualquer um de vocês se não renunciar a tudo o que possui não pode ser meu discípulo", "Quem crê em mim tem vida eterna", "Quando eu voltar será que alguém vai acreditar em mim?" etc etc
    Hoje estou de volta e só posso dizer "eu já sabia". Márcio, só venho confirmar o que você afirma você é um Deus, eu sou um deus e todos estes que estão ali são Deuses, nós só precisamos levar a luz até eles para que possam se ver. Como vamos construir o Reino de Deus se não formos todos Deuses. Nós somos o Pai, o Filho e o Espírito Santo, a Santíssima Trindade.
    E os milagres?
    Veja, tudo continua igual. A vida não é o bastante? Ideias justas não são o céu?
    Deixemos o impossível para o Diabo! É hora de separar o joio do trigo!

    ResponderExcluir
  11. Guiomar, entendo seu ponto de vista e acho que existem horas que até é bom passar uma noite em claro.

    Mas não acho que seja necessário perder o sono para frequentar vigílias e correntes de oração. Eu só acho tá?

    ResponderExcluir
  12. Tomai e Comei: Aqui nasce um novo reino24 de dezembro de 2010 às 00:52

    Edson, penso que qualquer ser humano, que procurar seriamente as causas dos males que o afligem, acabará por conhecer-se profundamente, encontrará em si uma pérola. Quanto mais polir esta pérola tanto mais descobrirá o poder que mora em cada ser humano. Qualquer um de nós, descobrindo-se a si mesmo, entenderá o que é a justiça. E qualquer um de nós que colocar em prática uma ideia justa tem o poder de saciar a forme da humanide, de silenciar o arsenal militar, de trazer de volta o equilíbrio à terra, de estabelecer um reino justo e libertar o ser humano de quaquer espécie de escravidão. Todo o poder está nas ideias. Jesus Cristo sabia disto e reuniu muita gente em torno de uma ideia justa. Infelizmente esta ideia nos foi tirada. Restaram os cacos de um vaso quebrado. O que veio até nós é uma imagem deformada. Mas para quem está interessado na justiça, usando o que tem de mais precioso, a sua inteligência, pode reconstruir esse vaso sem medo de errar.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  13. EDSON

    Todos os dias, metodicamente, depois do almoço, costumo ler uns 30 minutos e sempre no final tiro aquela soneca de 20 minutos, o que parece que lava minha alma e refresca ainda mais a minha mente pensante.

    Mas há uma coisa interessante e que foi comprovado cientificamente que, mesmo na hora em que ficamos acordado de noite, se o que estivermos fazendo nos causar prazer, é como se aquilo, por assim dizer, "substiuisse" nosso sono, mas claro, até determinada horas, pois mesmo assim é preciso dormir.

    ResponderExcluir
  14. GRESDER

    Porque você ainda isiste em "destruir" o Noreda?

    Ista sua implicança já esta ficando muito chato e cansativo, além de ser muito debochado com o EDSON.

    Vê se para com isto meu filho!!

    ResponderExcluir
  15. EDUARDO

    Me tira uma duvida....por que será que as pessoas idosas dormem tão pouco??? Da meia-noite até as 5:30 da manhã??? Tá amarrado.....se eu não dormir pelo menos 7 horas por dia, eu fico é mal!!! rsrsrsrrs

    ResponderExcluir
  16. HUBNER

    Primeiramente, esta campanha que você fez de "uma carta para Deus" ela já é bem manjada, pois eu me lembro que uns 10 anos atrás, eu também já cheguei a fazer. (Uma brincadeirinha para descontrair o ambiente: Até a campanha HUBNER você plagiou. kkkkkkkkkk)

    Em segundo lugar: você não acha que esta campanha está mais parecendo trabalho de macumba?

    Em terceiro: A simples oração a deus já não resolve, tem que agora fazer trabalhos, despachos para conquistar bençãos?

    Em quarto: Porque deus já não fez os milagres antes de você fazer a tal da boacumba evangelica?
    Ele que sabe o futuro e que tem todo poder, e é bondoso, precisou esperar você fazer sua boacumba para ele operar?
    Que deus é esse HUBNER???

    Em quinto: De fundamentalista em desconstrução você não tem nada meu amigo. rsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  17. GUIOMAR

    Perfeito seu comentário...concordo plenamente com os dois pontos que levantaste.

    O que precisamos realmente é nos organizar melhor.

    Abraços

    ResponderExcluir
  18. Cruzes! Vocês "dormem com as galinhas", é? Tudo bem que dormir é uma coisa necessária para a mossa saúde, mas fazer um comentário às duas da matina não tem nada de mais não!

    ResponderExcluir
  19. Gatinha ISA por acaso você ainda esta sem trabalhar?

    Caso positivo, você teria então razão em dizer o que disse, pois a questão aqui não é dormir ou não cedo, mas antes ter tempo suficiente para descansar.

    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Marcio, é impressão minha ou você está ensinuando que o Eduardo...nosso capitão jovial, é idoso?

    Pelamordedeus cara! quero muito chegar a 3ª idade assim como o Edu. Você viu a foto do cara? Parace um menino!rsss

    ResponderExcluir
  21. Carlos, deixei você por último porque precisava deixar alguns pontos claros sobre nossa relação.

    Para quem não conhece (e muitos aqui não o conhecem) o Carlos é um grande amigo meu e do Marcio. nos conhecemos há aproximadamente sete anos. Quando o conheci, ele já era amigo de meu sócio Marcio Alves. Era um perdido no mundo e pelo poder do E.S que se apoderava do Marcio, o Carlção acabou se convertendo ao protestantismo.

    De lá para cá muita coisa aconteceu...mas o Carlos sempre foi o maior questionador das minhas idéias "radicais". Hoje le trabalha comigo pela terceira vez, e agora, debatemos todos os dias, durante horas, sobre os mais variados temas.

    O Carlos Viana hoje está fora da "gaiola", e seus argumentos frente às minhas indagações, são motivadores de boa parte dos textos que desenvolvo tanto para este blog, quanto para o "produtos do amor" e o "Ciências Religião Política e Educação". è muito bom ter alguem que bata de frente com nossas idéias...principalmente se essa pessoa for um amigo, pois, quando é um amigo que tenta refutar seus pensamentos...fica mais fácil cedermos e darmos o "braço a torcer" quando vemos que não estamos totalmente certos.

    Carlos, valeu pelo seu comentário! Sei o quanto o influenciei com minhas idéias loucas...mas devo diozer que também fui influenciado por você mano.

    Fico feliz que você hoje não precise mais sair às pressas...vestindo aqueles ternos ridículos, para pregar um sermão evangelístico na igreja que congregava.

    Somos culpados sim, por você hoje ser livre..e não viver alienado do mundo. A realidade é dura mano eu sei, a responsabilidade hoje está em suas mãos. Mas me responda uma coisa: (para mim e para o Marcio)

    Nós te fizemos mal...ao mostrar-lhe a realidade da existência...ao tirarmos de forma abrupta a sua fé?

    ResponderExcluir
  22. Errata:

    Onde escrevi Carlção...leia-se Carlão!kkkkkk

    ResponderExcluir
  23. Marcitto,

    Em 1° Lugar, parei faz tempo de fazer campanha assim.

    Em 2° Lugar, havia a necessidade naquela época, póis, tinha falado aos fieis que iria fazer.

    Em 3° Lugar, não acredito em deus.

    Em 4° Lugar, estou em face de desconstrução.

    Em 5° Lugar, tudo que está escrito é um mito.

    Em 3° Lugar

    ResponderExcluir
  24. É, eu to de férias por tempo indeterminado, hehe. Por isso que to escrevendo esse coment Às 2:36 da madruga. Mas semana que vem devo começar mais um pré-vestibular, que vai ser à noite, então talvez eu não fique até tão tarde na net.

    ResponderExcluir
  25. Isa...só para você não ficar sozinho nesta sala, olha só que horas são: 01:32 da madruga, acabei de chegar do serviço. Parabéns pelo pré-vestibular maninha...vá em trente!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  26. Hubinho, vou responder seu comentário, relatando aquilo que entendi dele:

    Em 1º Lugar, eu acredito que você parou de fazer campanhas assim, até porque sei que você é um jovem inteligente e sabe muito bem que esses "milagres" que relataste aqui, têm um efeito contrário, popis tornam Deus muito medíocre.

    Em 2º Lugar, havia a necessidade de cumprir sua palavra com os fiéis...e palavra meu caro...vale por um escrito.

    Em 3º Lugar, você não acredita em deus...eu sei disso, pois você nunca...jamais...em hipótese alguma, escreveria Deus com "D" minúsculo, logo, você não está falando do seu Deus e sim do deus falso...que compreeende o rol de deuses míticos. Meus sócios Paulinha e Marcio, não atentaram para sua escrita...já não é o meu caso.

    Em 4º Lugar, você realmente está em "fase" de desconstrução...ou apenas acha que está?. Você pode apenas estar absorvendo muito do que os confraternos falam...mas praticar aquilo que falamos por aqui e por lá...é copisa mais difícil...precisa têmpera...é doloroso. Das muitas muralhas que tive que derrubar Hubner, a mais difícil foi a crença na divindadse de Jesus...e sua ressurreição. Você está disposto a trilhar este caminho? Se estiver....minhas mãos estão estendidas para te sustentar nos momentos de crise mano...meu ombro estará sempre aqui para que você chore...pois certamente chorará.

    Em 5º Lugar, é claro que tudo que escrevemos é "mito" pra você. Mas você precisa colocar-se em nosso lugar e pelo menos tentar entender que nós também achamos que boa parte do que a Bíblia nos relata...é mito também.

    E por último meu amigo, se você realmente acha que falou tudo, lamento informar-lhe...mas está errado...ainda há muito o que falar...e também tem muita coisa que precisas ouvir.

    Abraços do "Tio Noreda" rsss

    ResponderExcluir