quarta-feira, 7 de julho de 2010

“A fé e as mortes que ele causou” Parte I

 Depois de vários adiamentos, finalmente dou início à seqüência de postagens onde, de forma bem resumida, faço relatos sobre acontecimentos que marcaram nossa história, e que tem a “fé” como eixo para seu desencadeamento. Espero que, no decorrer dos comentários, possam ser esclarecidos alguns pontos que ficaram obscuros, devido a necessidade de sintetizar ao máximo o texto, para quer não ficasse cansativo aos leitores. Este é apenas o primeiro de uma série de artigos meticulosamente preparados para trazer aos que não tiveram a oportunidade de conhecer, o “terror em nome de Deus”. Boa leitura!

Não pode se dizer que o Holocausto, tido entre os maiores genocídios contínuos da história, tenha sido motivado unicamente por questões religiosas, uma vez que o objetivo final de Adolf Hitler era a conquista do mundo em nome de uma raça ariana. No entanto, ao mesmo tempo em que os nazistas diziam estar servindo a Deus ao eliminar os Judeus, eles também estavam ligados a uma série de procedimentos pagãos, de cunho religioso e esotérico. Por outro lado, a perseguição aos judeus não foi exclusividade dos nazistas. Durante séculos, eles sofreram perseguições principalmente da igreja Católica, que por muito tempo afirmaram que os judeus eram responsáveis pela morte de Jesus, aliás, um judeu.

Alguns episódios da história servem de exemplo, como as Cruzadas e a Inquisição. Antes do início da Segunda Guerra Mundial, o anti-semitismo era muito forte no Ocidente. Em minha opinião, o holocausto demonstrou os resultados “demoníacos” que residem em nossa tradição de pregações e ensinamentos anti-semitas. Desta forma o anti-judaísmo cristão promoveu a causa nazista de várias maneiras. Ele levou os nazistas a focarem suas ações inicialmente nos judeus, e criou atitudes que permitiram que eles executassem seu programa de extermínio enfrentando pouca resistência.

Lamentavelmente a desastrosa doutrina católica preparou o caminho para Hitler e sua “solução definitiva”. Em grego o termo “Holocausto” significa uma oferenda feita em sacrifício. Foi usado no século XX para designar o extermínio sistemático, realizado pelos nazistas, de diversos grupos considerados indesejáveis, entre eles Judeus, homossexuais, comunistas, ciganos e deficientes. O número exato de mortes durante o holocausto é desconhecido. Estima-se que aproximadamente seis milhões de judeus tenham sido assassinados.

O Holocausto distingue-se dos outros genocídios da história pelo método sistemático empregado pelos nazistas. Ele foi levado a cabo em todas as regiões ocupadas pelos Alemães. Os meios usados para o assassinato em massa foram diversos, e, com o passar do tempo, foram sendo “aprimorados”, com um número crescente de vítimas. Além de execuções, os nazistas realizaram experiências médicas cruéis e bizarras em prisioneiros, incluindo crianças. Quando Hitler assumiu o poder, sua ideologia racista passou a ser empregada, defendendo a existência de apenas uma raça superior, a saber, a ariana. As demais raças eram consideradas inferiores e responsáveis pela perturbação da sociedade. Eles deveriam ser destruídas ou servir à raça superior. Foi dessa forma que teve início a perseguição aos judeus, negros, ciganos, homossexuais, doentes mentais e terminais.

Quando os judeus que eram capturados pelos nazistas, chegavam aos campos de concentração, eram separados em filas de mulheres, crianças e homens. Havia então a separação dos mais fracos, que eram encaminhados para a câmara de gás disfarçadas de chuveiros coletivos. Os prisioneiros se despiam imaginando que iam tomar banho, mas eram fulminados pelo gás mortal e, depois, enviados para o crematório. Dentes de ouro eram retirados e algumas vezes a própria pele era usada em candeeiros. Os cabelos das mulheres eram raspados antes delas entrarem nas câmaras de gás, e reciclados para confecção de produtos como tapetes e meias

Mas você pode estar se perguntado:

O que o Edson quer dizer com isso que está escrevendo?

Na verdade, eu é quem faço algumas perguntas:

Onde estava é igreja neste momento da história? Onde estava a fé? Onde estava Deus? Em que a fé dos Judeus os ajudou? E mais:

Não foi uma fé cega que motivou o “Führer” a cometer esta barbárie? Por que o Papa Pio XII silenciou-se nesse momento? Será que lá no fundo, ele não estaria batendo palmas para o führer? De todas as hipóteses, a mais provável é que o papa Pio XII, ao escolher o silêncio no que dizia respeito ao extermínio judeu pelos nazistas, estaria apenas comportando-se como um estadista e não como um líder religioso.

"Parabéns para ele!"

Por Edson Moura

17 comentários:

  1. Olá,
    Me reservo ao direito do anonimato e expressa minha opinião sobre o suposto "Holocausto"

    Que provas existem de que os nazis mataram seis milhões de judeus?
    Nenhuma. Tudo o que temos é o testemunho pós-guerra, na sua maioria de "sobreviventes" individuais. O seu testemunho é contraditório e muito poucos dizem que realmente viram algum "gaseamento". Não existem documentos convincentes chegados até nós e nenhuma grande evidência: nenhum monte de cinzas, nem crematórios capazes de destruir milhões de corpos, nem "sopa humana", nem abajures feitos de pele humana e nenhuma estatística demográfica acreditável.
    Que evidência existe de que os nazis não mataram seis milhões de judeus?
    Extensas evidências forênsicas, demográficas, analíticas e comparativas demonstram a impossibilidade de tal número. O grandemente repetido número de “Seis Milhões” é um exagero irresponsável.

    Porque pessoas negras podem se orgulharem de serem negras e nos não podemos nos orgulhar de ser branco?

    brancos foram torturados e mortos na africa do sul isso é normal? então fica por isso mesmo?

    A igreja católica sempre "chupou o saco" dos poderosos!
    O nosso amado PAPA "HITLERIANO" Papa Bento XVI serviu o exercito de Hitler.
    Quem era Joseph Ratzinger, realmente? E quem é Bento XVI? Os dois são o mesmo homem? Ou alguma coisa mudou?

    Hitler não foi um Monstro

    ResponderExcluir
  2. Caro anônimo, se assim posso chamá-lo. Embora eu não concorde de forma alguma com atitudes bárbaras...inclusive pena de morte para assassinos, gostaria que você reparasse no texto que a crítica que faço, é à "fé",(não importa se católica, esotérica, espírita, ou qualquer outra vertente do termo fé...simplesmente critico a fé!)

    Gostaria muito que você se identificasse, pois certamente, pessoas que leêm este blog, ficarão em dúvida ou até mesmo desconfiadas de que eu mesmo esteja forjando um comentador. mas como posso perceber inclinações partidárias da nacional socialização, concordo em responder-lhe mesmo no anônimato.

    Chamamos de "Holocausto" ao tratamento desumano que os judeus sofreram nas mãos dos nazistas, e que tornou-se um "símbolo" do mal até os dias de hoje. Como vários outros símbolos, o Holocausto tornou-se sagrado para muita gente.

    Para muitas pessoas, tanto judeus como não-judeus, ele simboliza o horror do genocídio contra os judeus especificamente. Alguns anti-semitas modernos descobriram que atacar o Holocausto causa tanto sofrimento para alguns judeus quanto atacar aos próprios judeus. O termo usado para o ataque a qualquer aspecto da "simbologia" ou da "mitologia" do Holocausto é "Negação do Holocausto".

    Todos os grandes eventos sempre serão permeados de alegorias. Se são atos bons...receberão uma dose extra de glamour, e se são atos maus, como mau considero o assassinato em massa, receberão também sua dose extra de exageros. Assim aconteceu com o cistianismo...assim aconteceu com o apartheid.

    Parece ser esta a principal motivação do Instituto para Revisão Histórica e seu "Journal of Historical Review", que há muito tempo vem publicando artigos atacando a exatidão de uma ou outra alegação sobre o Holocausto. Parece-me ser ela, uma revista "histórica" dedicada quase que exclusivamente à questão de fazer o Holocausto parecer um exagero de historiadores tendenciosos.

    continua...

    ResponderExcluir
  3. Guiomar, minha querida, que Deusw esteja no mesmo lugar, disso eu nunca duvidei. Mas é exatamente esta questão que me encomoda. Por que as pessoas não param para pensar um pouco, e veêm que Deus não interfere em suas vidas?

    Não acredito que haverá punição para o Hitler, assim como também não haverá punição para os assassinos atuais. Muito menos uma punição em um "grande dia". Essas pessoas que praticaram atos tão desumanos, já pagaram no tempo em que estiveram aqui. O próprio Hitler, se viu obrigado atirar a própria vida.

    Quando nós dizemos que pessoas ou instituições serão julgadas no dia do Juízo, isso nos torna vingativos, e por conseqüência, pessoas talvez até piores que eles. Não me agradaria nem um pouco, ver pessoas sofrendo no "inferno"...e a você...agradaria?

    Abraços Guiomar!

    ResponderExcluir
  4. Oi Edson, Deus interfere na minha vida pessoal quando eu permito. Ele respeita meu livre arbítrio.

    Eu não vejo como vingança e sim como justiça.

    Tudo que eu quero é ver pessoas salvas do inferno, para isso, tenho trabalhado todo tempo que posso. Sei muito mais que este não é o propósito de Deus, mandar alguém para o inferno.Cada um escolhe aonde deseja passar a eternidade, mas não podemos esquecer: só há um caminho...

    Beijão.

    ResponderExcluir
  5. Édeson, você comente um erro grave: A fé não provocou a Segunda Guerra. Judeus morreram não por causa da fé.

    O que contribuiu com tantas guerras e mortes ao longa da história foi a participação de instituições que se puseram como única interprete da fé e usaram a fé como meio de obter poder político e econômico.

    Olhe para Jesus...
    Olhe para Buda...
    Olhe para Gandhi...
    Olhe para Madre Teresa...
    Olhe para Zilma Arns..
    Olhe para São Francisco...
    E tantos e tantos outros. Estes tiveram fé autêntica.

    Não chame de fé o que as instituições políticas disfarçadas de religião tinham e usavam como manipulação de mentes e corações para seus próprios fins nada nobres.

    A religião organizada esteve ao lado de Hitler na pessoa do papa Pio XII, a fé autêntica, não. A religião organizada dominou as mentes e corações durante a Idade Média, a fé autêntica, não.

    Prá terminar, eu ouvi da boca de um sobrevivente do holocausto que a única coisa que manteve o povo judeu vivo e coeso durante todos os séculos de dominação estrangeira foi exatamente, a fé em D'us. "ainda que a figueira não floresça..." lembra?

    Por favor, não volte a cometer esse erro grotesco novamente.

    E só uma palavria para o anônimo nazista: se Hitler tivesse matado 6 judeus inocentes, ele já seria um monstro.

    ResponderExcluir
  6. Eduardo meu amigo, não existe erro algum , ou pelo menos desse que você está falando. O que seria essa "fé genuína" meu amigo? Será ela uma fé que eu nã conheça ainda?

    Os judeus morreram por uma fé que não era a deles Edu. Hitler conseguiu levar 90% dos alemães a terem fé numa raça superior.

    O que é que os protestantes dizem hoje sobre sua fé? Dizem ser o povo escolhido...separados ou santos...povo eleito...herdeiros da promessa. Este tipo de fé é má Edu.

    Eu também tenho fé! Fé no ser humano..."esperança de que o homem não seja tão mal que precise de fé para ser bom"

    Edu, você me inspirou a escrever e como minha filosofia é feita no chão da existência não poderia ser inspiradop de outra forma senão por conversas e discussões saudáveis como as muitas que já tivemos.

    Postarei o que escrevi, daqui à pouco no "ciências Religião Política e Educação".

    Capitão, faço coro com você e vou além:

    Se Hitler tivesse matado um judeu sequer, por motivos raciais ou quaisquer outros motivos, ainda assim ele seria um monstro.

    Abraços meu irmão

    ResponderExcluir
  7. Adoração & Santidade, obrigado por participar neste espaço. Você sera sempre bem vinda (o) por aqui. Entendo perfeitamente sua posição quanto à temática em questão, mas gostaria de fazer uma pergunta:
    Sua frase...

    "...Eu não vejo como vingança e sim como justiça."

    O que é a justiça senão a própria vingança, mas desta vez, amparada pelo sistema jurídico que nós mesmos criamos, para, vingarmo-nos daqueles que cometem atos que nos prejudicam?

    Temos o caso recente do goleiro do Flamengo que, segundo apontam os indícios, teria planejado a morte de uma garota.

    O que ós quermos que aconteça com ele?

    é claro que queremos que ele seja julgado e condenado pelo crime que provavelmente cometeu, certo?

    Pois bém, esta é a nossa vingança...só que feita com amparo de autoridades judiciais.

    Quando fazemos "justiça" com as próprias mãos, estamos claramente nos vingando...mas quando deixamos que o os orgãos responsáveis executem a vingança, estarão eles fazendo "justiça".

    Abraços e obrigado pela sua visita!

    ResponderExcluir
  8. Edson, esta adoração está me perseguindo, por duas vezes entra no lugar do meu nome nos comentários.

    Vingança, ao meu ver é quando alguém se nivela ao ofensor e o ataca com ódio, sem misericórdia, enquanto a justiça pede a devida punição do culpado ainda que, com misericórdia.

    Se o goleiro Bruno houvesse sido punido anteriormente quando comenteu as outras maldades contra as garotas de programa, talvez ele houvesse pensado melhor e não teria chegado a esta monstruosidade.

    Quanto a fé, eu concordo plenamente com o Edu, acho que tem havido muita confusão com os termos "fé e religiosidade."

    Agora, assino: Guiomar Barba.

    ResponderExcluir
  9. Edson, acho que as campanhas pró ou contra qualquer coisa são quase sempre viciadas em sua origens. Exemplo: me vês fazendo campanha sistemática contra a homofobia, colocando bandeiras gays no meu blog e coisas assim? Não faço isso porque não preciso. Porque a homossexualidade, graças a Deus (não à religiosidade) deixou de ser um problema para mim há algum tempo. Eu não preciso ficar batendo na mesma tecla todo post a favor da homossexualidade, tanto que já fazia um certo tempo que eu não abordava o assunto no meu blog.

    Não entra em campanha contra a religião ou contra a fé alheias. Resolve os teus próprios problemas com a religião e com a fé antes de empreender uma cruzada anti-fé e anti-religião.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  10. Edson,
    A misericórdia deve ser um atributo de qualquer ser humano. Inclusive Deus fala que não terá misericórdia de quem não teve misericórdia. Uma coisa é justiça outra coisa é vingança. Se o juiz agir com justiça ele dará ao Bruno uma sentença justa, punitiva e digna.
    Ele agiria sem misericórdia se usasse contra o réu da mesma monstruosidade que ele supostamente usou para com a Eliza.

    Quem sabe era o que merecia, finalmente ele não é réu primário.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  11. Edson, interessante o exemplo do judeu ateu. Só mesmo o povo de Israel de ter uma religião e ser ateu...rssss Mas esteja certo que a fé desse povo em seu deus os trouxeram até aqui, mesmo que na época do holocausto muitos se perguntavam: "que vantagem há em ser o povo eleito?"

    Agora, seu cabeçudo, não venha me dizer você o que é a minha fé!!!! Eu não tenho simpatia pelo místico, eu estou mergulhado nas ondas quânticas da mística.

    ps. "ondas quânticas" é só prá dar uma enfeitada na frase, kkkkkkkkkkk
    Existem místicos que são cientistas que vêem na física quântica um paralelo com a espiritualidade. Mas eu ainda não compreendi de todo o que eles querem dizer...mas continuo lendo seus livros até entender.

    ps 2: é de bom alvitre você seguir o conselho do Isa. Se você quiser denunciar o sistema religioso corrupto que é hoje o cristianismo, eu te ajudo. Mas se você quiser arrancar deus do coração das pessoas, você terá em mim sempre um respeitoso adversário.

    beijos também, por que não? rss

    ResponderExcluir
  12. Oi Edu,

    Nós não somos fantoches nas mãos de Deus. Eu creio sem dúvidas que Ele tem um lugar para tantos quantos queiram ir para lá. Espero que não seja de ruas de ouro, nem pedras preciosas, mas que tenha rios, florestas, animais e mar, se for diferente disto, me alegro sabendo que herdaremos a terra.

    Mas imagina se ele levasse para este lugar: Elias Maluco, Malufe(representando outros), Bruno, Fernandinho Beiramar, Nenen e todos este monstrinhos que dia a dia cometem os mais hediondos crimes...

    Meu amigo, para mim o inferno será o sofrimento na medida dos atos de cada um que não quer se arrepender, portanto não seremos forçados a viver com estes elementos em um mundo tansformado, no caso aqui na terra, se eles escolheram seu caminho de maldade. Portanto, não depende da justiça de Deus e sim da minha escolha.

    Beijão.


    Edson,
    Não entendi: Judeu é uma religião e o camarada era judeu e ateu? Explique-se mano.
    Abraço

    ResponderExcluir
  13. Titio Edson,

    Será que você é o anônimo? Brincadeirinha...

    continuaa....

    ResponderExcluir
  14. Fatos sobre Hitler.

    * Hitler mandou fazer o Fusca em homenagem à sua primeira vez, quando perdeu o cabaço no carro do namorado.
    * Hitler estudou na Escolinha Acarajé Feliz
    * Hitler é a única pessoa na história a ter um pênis de tamanho negativo (-7 centímetros).
    * É fundador,ao lado de Luís Boça,do "clube dos minigueimeiros".
    * Hitler costuma jogar pôquer no Inferno todas as quartas-feiras com Mussolini, Voldiê, Darth Vader, Átila o Huno, Chuck Norris, Lord Tenebrian e Saddam Hussein. Ele sempre fica sem dinheiro e bota a culpa nos judeus.
    * É um jogador compulsivo de War, mas usa sempre a mesma tática: invadir a Polônia primeiro. Quando ele começa com a Polônia, pede que os territórios sejam redistribuídos.
    * Odiava mortalmente Karl Marx, mas agora são bons amigos e sempre assistem ao Jornal Nacional juntos.
    * Ficou em primeiro lugar na lista dos mais cruéis.
    * Hitler, na intimidade, adorava gefilte fish.
    * Foi um designer frustrado. Aí, quando subiu ao poder, mandou fechar a Bauhaus. Se Hitler não pode ser designer, ninguém pode! Humpf!
    * Era cagão demais para invadir a Suíça.
    * Era membro-fundador do Clube do Bigodinho, ao lado de Charlie Chaplin, Grande Irmão e Plínio Salgado.
    * Poucos sabem, mas Hitler, aos 5 anos de idade, liderava um grupinho de alunos, os "Hail RBD", que dominou a pré-escola em poucos dias.
    * Hitler usava absorvente (!)
    * Sua mãe criava pintinhos em Amsterdan e tinha um amante que era filho de João do Pulo, campeão mundial de bolinhas de sabão e engolidor de pérolas menstruadas.
    * Hitler faz uma participação especial ajudando Sora por trás em Kingdom Hearts
    * Hitler tinha apenas um testículo (fato real!).
    * Hitler teve um filho: Quico, do seriado Chaves. Quico, assim como o pai, foi um emo famoso.
    * Hitler não tem biscoito.
    * Hitler não morreu, virou purpurina.
    * Hitler já fez parte da legião urbana.

    ResponderExcluir
  15. Edson você saber que eu não sou você e eu sei que eu sou eu e não você.. Nessa é nossa conversar é particular sobre o tema... não quero opinião de pessoas que não tem o menor conhecimento sobre o mesmo. vocês tem opiniões tradicionais sobre o suposto "Holocausto" vocês seguir opiniões de outras pessoas e não tira suas próprias opiniões sobre o tema!
    Só Judeus que morreram no "Holocausto"?
    Não!Morreram mais católicos do que judeus no holocausto, mas isso não aparece porque os judeus têm a propaganda do mundo.

    Eles afirmam também que como 60 milhões de pessoas morreram na 2ª guerra, 6 milhões de judeus não pode ser considerado tão grave assim. Na versão deles, contrariamente à Mitologia do Holocausto, não houve tentativa dos nazistas, nem de ninguém, de exterminar os judeus. Houve uma tentativa, grandemente bem-sucedida nas áreas controladas pelo Eixo, de expulsar os judeus da Europa. Afirmam também que o número comum de seis milhões de mortos é grande demais em pelo menos 500% e que as camaras de gás jamais existiram.

    Para termina... Na aquela época era comum ocultismo no qual Hilter praticava..

    Será o diabo dominou Hilter? kkkkkkkkkkk

    Nunca existiu o Holocausto!

    ResponderExcluir
  16. Amorzinho,

    Somente hoje pude ler com calma este artigo.

    Ficou muito bom....e particularmente, este assunto é um tanto polêmico...o que nos instiga a querer debater...

    Adorei os comentários do DUDU....os seus também estão magníficos...Parabéns para ambos!!

    Creio que Hitler foi conduzido a tanta crueldade por influência de uma fé, que não foi nem um pouco genuína....

    Podemos lembrar, que Hitler foi submetido à 42 atentados contra sua vida...e ele permaneceu de pé, pois sempre pensou que uma "providência" estava intervindo à seu favor.

    O que instigou a continuar firme e forte na sua missão....e dividir grupos...e permitir a morte de milhares de seres inocentes..

    Beijos meu amor.

    ResponderExcluir