sexta-feira, 23 de abril de 2010

“O Livro”

O mundo (existência) é um caos e ninguém sabe como interpretá-lo. Conhecemos mentes lúcidas e fantásticas, de homens que ousaram “pensar fora da caixa”. Einstein, Agostinho, Isaac Newton, Freud, Francis Bacon, Descartes e até mesmo Jesus, preveram um momento de “iluminação” do homem. Creio que não devamos buscar Deus nas alturas do “céu”, mas antes, dentro de nós mesmos...essa era também a mensagem do mestre (Jesus). “O reino dos céus está dentro de vós” disse o Galileu...”Conhece-te a ti mesmo” disse Pitágoras...”Não sabeis que sois deuses” disse Hermes Trimegisto. Muitos tentaram transmitir esta idéia.

Essa “profecia” de uma época de iluminação existe em quase todas as crenças e tradições filosóficas do mundo.Os hindus chamam de Krita, os astrólogos de Era de aquário, os Judeus a descrevem como a vinda do messias, os teósofos intitulam-na de Nova Era e os cosmologistas de convergência harmônica.

Acho incrível que ao longo da história, as mais diversas filosofias humanas, tenham concordado em uma coisa: “Que a grande ‘iluminação’ está por vir”. Em todas as culturas, em todas as épocas, em todos os cantos do mundo, o sonho humano se concentrou neste mesmo exato conceito: “Futura apoteose do homem, iminente transformação de nossas mentes e a descoberta de seu verdadeiro potencial”.

O que poderia explicar esta tamanha sincronicidade de crenças?

A verdade!

A Bíblia e os antigos pensamentos (mistérios) filosóficos são opostos completos. Um fala do Deus dentro de nós..do homem como deus. A bíblia fala do Deus acima de nós...e nela o homem é um pecador impotente. No instante em que a humanidade se separou do “deus” em si, o verdadeiro significado da palavra se perdeu e as vozes dos antigos mestres foram engolidas pela ladainha caótica daqueles que se auto-proclamam “escolhidos” e gritam serem os únicos a compreender a “palavra”...que está escrita na sua língua e em nenhuma outra.

Os antigos ficariam horrorizados se vissem como seus ensinamentos foram deturpados...como a religião acabou virando uma cabine de pedágio para o céu...como soldados vão para a guerra para massacrar seus “inimigos” acreditando que Deus está do lado deles. Jesus ensinou que o reino de Deus está entre nós, e até chegou a nos prometer que “Quem crê em mim fará as obras que eu faço e fará até maiores do que elas”...( a maior obra de Jesus foi amar a humanidade).

“Abandone a busca por Deus...em vez disso, procure por Ele, tomando a si mesmo como ponto de partida...conhece-te a ti mesmo”. O tempo é um rio...e os antigos livros são barcos, muitos volumes navegam por essas águas e acabam naufragados e irremediavelmente perdidos em suas areias, pouquíssimos são aqueles que suportam os rigores do tempo e vivem para abençoar as épocas futuras...a Bíblia é um deles. Existe um motivo para estes livros terem sobrevivido quando outros desapareceram. O espantoso é que esses antigos textos espirituais...os livros mais estudados do mundo...fossem os menos compreendidos.


Edson Moura

13 comentários:

  1. Edu meu amado, obrigado pelo comentário, no fundo eu sabia que você gostaria deste texto, afinal, esses pensamentos acerca de mitos e religiões são frutos de uma breve convivência contigo meu Caro.

    Abraços "calorosos"

    ResponderExcluir
  2. Gresdinho meu "menino prodígio", que belo "texto" este seu comentário. rsss

    Jesus é um ícone...mito...deus...mas antes de tudo ele é um homem, e como homem que foi e é, nos ensinou a buscar respostas dentro de nós mesmos para só então compreendermos mesmo que parcialmente o que é ser divino.

    Ps. Sei que está tentando me ligar já tem alguns dias, mas nunca estou em casa quando você liga.Acredito que verá este comentário ainda hoje e se quiser pode me ligar aqui em casa.

    Abraços maninho!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Edson, quanto tempo, né?

    Esse teu texto é muito reflexivo e também me estimula a dizer algumas poucas palavras...

    Não sei quem disse que "o coração é o maior campo de batalha do homem".

    Então...

    Na hora em que ele pára de dar murro em ponta de faca e aceita que não é nada e que O Autor da Vida é quem comanda sua respiração, cessa aquele afã, aquela agonia, a tal crise existencial e aí ele "larga de mão" de toda a inútil e pesada parafernália religiosa imposta ao longo da vida. E respira aliviado...

    E não foi à toa que Ele colocou essa "ânsia" nos nossos corações. Eu percebo que a mulher que Jesus abordou em Samaria pertencia a uma comunidade que adorava a deuses estranhos mas eles também ansiavam pela vinda do Messias e creio que é essa mesma ânsia que está nos corações de todos esses que "procuram" Deus nas mais diversas religiões.

    Abs...

    R.

    ResponderExcluir
  4. Regininha minha flor....que saudades de você!

    Que belo comentário tu fizestes...é sábia em suas palavras.

    Beijão minha linda!

    ResponderExcluir
  5. Caro Edson


    Esse teu instigante ensaio, me fez sonhar de olhos abertos.

    Posso não experimentar esse tão sonhado novo amanhã, pois já estou velho e cansado, mas não esmoreceu em mim a esperança de um dia ver jovens de mentes abertas, sem o aprisionamento dessa armadura rígida de dogmas calculados que tende a ocultar em nós, os golpes das evidências naturais da vida.

    O mundo está precisando de corações abertos, e para isso, se faz necessário fugir de sitemas religiosos rígidos, sejam eles velhos ou novos.

    POR UMA RELEITURA E REITERPRETAÇÃO DO LIVRO SAGRADO - PARA O NOSSO TEMPO.

    Abraços,

    Levi B. Santos

    ResponderExcluir
  6. Levi meu mestre...a grande verdade é que eu "acho" que a maioria das pessoas têm medo de se "desapegar" de velhas tradições e encarar a realidade factível de nossa existência...

    Infelizmente o homem nega-se a conhecer a si mesmo e prefere viver a procura de Deus...bem longe do seu coração e o mais perto possível do "céu de cores pastéis" que a religião deixou como herança.

    Abraços meu amigo!

    ResponderExcluir
  7. AMOR,

    Parabéns pelo belíssimo texto....sou suspeita quanto aos elogios, mas eu confesso que este texto ficou magnífico!

    Me veio à mente, o quanto às vezes ficamos implorando pela presença de Deus, esquecendo-nos de que Ele está logo ali, ao nosso lado...ou melhor que isto, Ele está dentro de nós...

    Hoje, quando vejo que sou uma pessoa de um coração bom, e que me sensibilizo com as injustiças deste mundo...com o sofrimento e a dor de um irmão..eu percebo que Deus (e seu infinito amor) está dentro de mim...

    Deus é amor!! E como mostrarmos a presença de Deus na nossa vida?! Apenas mostrando nossa fé em obras, e semeando o amor de forma incondicional.....

    Quando falamos com Deus?!, claro que não elimino a oração, mas falamos com Deus quando falamos com um irmão, e semeamos a palavra do amor com ele....

    Quando mostramos nosso amor à Deus?!, quando estendemos a nossa mão para aquele que tanto necessita...

    Quando tocaremos o coração de Deus?!, quando quebrantarmos os nossos corações por uma causa injusta......pois Deus está presente nos corações quebrantados, e não nos corações de "pedra"...

    Pois....um quebrantado coração, move o coração de Deus!!!!

    Te amo lindo!!

    ResponderExcluir
  8. Amiga REGINA,

    Adorei seu comentário!! PERFECT!!

    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
  9. Livros, livros e mais livros, se todos nosso pensamentos virassem livros creio que daqui a uns mil anos surgiriam muitas novas religiões baseadas nos nossos pensamentos.

    Seu ensaio foi extraordinariamente ótimo, rsrs.

    Concordo com o Levi quanto à:
    POR UMA RELEITURA E REINTERPRETAÇÃO DO LIVRO SAGRADO - PARA O NOSSO TEMPO.

    E vou além:
    POR UMA RELEITURA E REINTERPRETAÇÃO DE NÓS MESMOS EM NOSSO TEMPO.

    Abraços,

    Pude novamente me reinterpretar, rsrs.

    Evaldo Wolkers.

    ResponderExcluir
  10. PARABENS PELO TEXTO HEREGE....MUITO BOM!!!!!!!!POS-MODERNO RSRSRSRSR

    ResponderExcluir
  11. Evaldo Wolkers...é sempre um prazer tê-lo por aqui. Que bom que um simples texto fez você e fez-me também refletir sobre uma possível "outo-reinterpretação".

    Valeu mano!

    ResponderExcluir
  12. Jair meu irmaõzinho gordinho...rsss

    Que belo comentário, cada dia que passa vejo que você emprega mais e mais sua alma até mesmo nos comentários.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  13. Paulinha minha linda flpor da blogosfera...você está afiada hein...adorei seu comentário.

    Também pudera, adoro tudo que vem de você meu amorzinho.

    Beijos pretinha!

    ResponderExcluir