domingo, 11 de abril de 2010

“Jesus não era cristão... era apenas humano”


Por Edson Moura

"Coletivamente unidos por um pensamento muitas vezes confortante", assim caminha a humanidade rumo ao desconhecido e nunca visto “céu”. Quando foi, em que momento da história, que o ser humano começou a acreditar que a vida, muitas vezes dura e cruel, não era seu destino final?!. Quem será o culpado por transformar homens inteligentes e racionais, em seres alienados e sonhadores? Não posso acreditar que o “Galileu” filho de Deus, em sua passagem por este mundo, transformou homens em crianças (não crianças em sua inocência, mas sim na total insensatez e cegueira da realidade).

A realidade da vida já não importa, o único e importante alvo é chegar ao “lugar celestial”, onde não haverá mais pranto nem clamor nem dor. Lugar este onde o único Senhor e Criador será adorado por todos os dias até a consumação dos séculos. Inconsciente coletivo, dominador, mola propulsora que arremessa a “massa” para o infinito, na esperança infantil de encontrarem a si mesmos perdidos no vazio de um enorme nada.

A ciência nos diz (e eu creio nisso) que no universo existem buracos negros do tamanho de grãos de areia capazes de engolir galáxias inteiras... isso é extraordinário! A filosofia nos ensina que os pensamentos acerca da existência, libertam-nos de “gaiolas” psíquicas e nos fazem ver a vida com os olhos da realidade. “Pensamentos outrora pensados largados em meio à páginas amareladas de livros velhos, perdidos em estantes empoeiradas de sebos desconhecidas em cidadezinhas anônimas". Esses velhos e “obsoletos” pensamentos me fascinam, e é atrás deles que eu corro.

A religião nos mostra que a “massa” precisa de sua dose diária de “ópio”, para assim permanecerem anestesiados. “É preciso diminuir-se”, é preciso praticar o estoicismo, é necessário tornar-se débil para só assim sermos notados (por Ele). Os que acham que onde há razão, raciocínio lógico, dúvidas e questionamentos, não existe fé, estão redondamente enganados. Existe muito mais fé na mente de um filósofo existencialista que na cabeça de um cristão fundamentalista. É possível encontrar mais virtudes no budismo e taoísmo, do que no cristianismo histórico. Cristianismo este, que causou mortes, descaracterizou povos, escravizou negros, queimou mulheres e homens, esquartejou filósofos, calou gênios e ainda enalteceu tiranos, desencadeou perseguições fanáticas, invadiu continentes e dizimou nativos .

Mas o cristianismo precisa passar por uma nova mudança. É necessário aceitarmos uns aos outros, respeitarmos os direitos de culto livre, entendermos que somos iguais e acima de tudo que é “divino”sempre deve estar o próximo... seu irmão.

É por essas e outras tantas inquietações que eu Edson Moura afirmo: “Jesus não era ‘cristão’... era apenas humano”. Há a enorme possibilidade de que eu esteja errado, e talvez não passe de “cobre” e “vidro”, o que eu julgo ser “ouro” e “diamante”. Eu sei muito bem o quanto estamos sujeitos a erros sobre aquilo em que acreditamos e muito mais sei que os julgamentos favoráveis ao que escrevo, podem ser carregados de lisonjas quando feitos por amigos que nos amam. Então, não é minha intenção ensinar para ninguém, a maneira com que cada um deva conduzir sua razão, porém, sempre procuro mostrar o modo como conduzo a minha.

Obrigado a todos que chegaram a este ponto do texto.

8 comentários:

  1. Meu mano Edson...

    Sei que tu não acreditas mais no "céu dos tolos" (falo sem ironia alguma), e que muito bem vens combatendo essa idéia que, distorcidamente, vêm sendo a causa do enriquecimento ilícito de muitos e da alienação mental de um número incontável de pessoas ao longo da história.

    Todavia, mais uma vez te digo pra "não jogar a água suja com o bebê junto"... Claro que é completamente desestimulante a forma como esse "céu" é pregado, mas não caia no radicalismo oposto, o de descrer de qualquer possibilidade de vida após essa, em outro local - ou aqui mesmo, sei lá.

    Jesus concerteza não era "cristão" - por vários motivos -, nem religioso ele era, na verdade. Os seus maiores rivais quem eram? Justamente os líderes religiosos, os "papas" e "após-tolos" dos dias de hoje.

    O Cristo de Deus é universal (não da seita do Macedo, claro), ele pertence a todas as raças, tribos e línguas, não é propriedade de ninguém ou de alguma religião em particular. Nem dos seus 12 ele era exclusividade, basta lembrar da passagem em que ele os repreendeu por que os discípulos queriam que ele fizesse um cara parar de pregar em nome dele, já que este não fazia parte da Confraria dos 12...

    No mais, "Pretinho" da Paulinha, o seu texto tá muitolegal.

    Um abraço, mano.

    ResponderExcluir
  2. Hubner..meu filhotinho a quem aprendi a amar...você foi extenso em seu cometário mas em meu ponto de vista (MEU)...foi um tanto quanto infantil.

    Quantas vezes Jesus afirma ou até mesmo sugere na Bíblia...que não teve pecad? Ou até mesmo que era Deus?.

    Eu na minha infinita ignorância...não acredito que Jesus de Nazaré era o Deus (Criador) esvaziado...acredito sim, que ele era "enviado" por Deus para ensinar ao homem, como ser mais humano.

    Sei que você ainda está muito arraigado às teologias Paulinas e Joaninas...eu, no entanto estou caminhando para uma futura "nova visão" daquilo que nos ensinaram.

    Compreeendo o seu furor em articular segundo a Bíblia..mas eu Hubner, devido aos muitos e intensos anos que passei por aqui (Vida) já não me prendo ao que Paulo, João, Pedro, ou qualquer outro evangelista disse.

    A realidad não é essa meu irmão, e somente os anos de vida poder~]ao te mostrar que mesmo "anulando" algumas falas apostólicas...eu não deixo de crer em Deus.

    Para maiores informações...pesquisar o que escrevi em postagens anteriores. rsss

    Abraços maninho!

    ResponderExcluir
  3. Um adendo:

    Eu sempre adorei a teologia e pretendia, como qualquer um, ganhar o céu; porém, tendo aprendido, como algo muito certo, que o seu caminho não está menos franqueado aos mais ignorantes do que aos mais sábios e que as verdades reveladas que para lá conduzem estão além de nossa inteligência, não me
    atreveria a submetê-las à debilidade de meus raciocínios, e pensava que, para
    empreender sua análise e obter êxito, era preciso receber alguma extraordinária assistência do céu e ser mais do que homem.

    Não posso falar nada a respeito da filosofia, exceto que, vendo que foi cultivada pelos
    mais elevados espíritos (homens) que viveram desde muitos séculos e que, apesar disso,
    nela ainda não se encontra uma única coisa a respeito da qual não haja discussão,
    e consequentemente que não seja duvidosa, prefiro apenas divagar sobre meus pensamentos e aguardar o amadurecimento para que talvez...algum dia...muitas de minhas perguntas sejam respondidas...por mim mesmo.

    Noreda Somu Tossan

    ResponderExcluir
  4. Ed..meu irmãozinho...quem foi que disse que eu nãogosto de "lê-la"? A verdade é que eu já lí muito.rss

    Não acho que seja ruim crer no céu..e aceito perfeitamente que você creia...não vai mudar em nada o fato de crermos em Deus e em Jesus não é mesmo?

    Pode deixar mano...não vou deixar o Noreda entrar de novo aqui. Esse cara (Noreda) é muito enxerido...viu só o comentário dele lá encima?

    Obrigado Ed, por ter lido estas lihas que escrevi...isso pra mim basta.

    Abraços e não esqueça de mandar os covites pro chá de bebê viu?!

    ResponderExcluir
  5. Errata:
    Onde escrevi lihas...leia-se linhas.

    ResponderExcluir
  6. Edson meu querido;

    Você me conhece bem. Não condeno o nosso Irmão Hubner pois outrora também já pensei como ele. Hoje estou amadurecido e não me entristeço com as criticas; Como eu disse: ele tem razão no seu ponto de vista e de alguma forma tem contribuido para que eu melhore minha poesia não para ser considerado o melhor, mas sim porque os leitores merecem o melhor. Devo dizer que a homenagem que fiz ao confraternos foi o melhor que pude fazer...talvez com pobres rimas de um poeta limitado que sou, mas com a alma de um amante incondicional da amizade.

    ...só quero fazer amigos...só preciso ter amigos...Não é obrigatório me compreender.

    Forte abraço.

    ResponderExcluir
  7. Jair eu te compreendo e sou seu amigo...por isso te digo:

    O hubner não tem culpa de ter a mente cauterizada por ensinamentos ultrapassados. Eu entendo ele..apenas discordo de 99% do que ele escreve.

    Fica aqui uma pergunta para o menino Hubner:

    Quantos milagres você já presenciou Hubner?

    E quando digo milagres...não estou falando de dores de cabeça...ingresso na faculdade...empregos...ou toda essa besteira que os "crentes" alegam ser milagres.

    Aguardo sua resposta!

    ResponderExcluir
  8. Amor,

    Seu texto ficou excelente. Parabéns!!

    Jesus é um deus humano...e nem precisamos de muitas comprovações para tal fato...pois basta enaltecermos alguns pequenos detalhes da Bíblia, e veremos o quanto Ele fez pelos necessitados, pobres e enfermos....

    Não devemos nos prender ao cristianismo das igrejas, mas sim ao cristianismo da realidade existencial.....pois é vendo na situação crítica de um irmão, que saberemos aplicar o verdadeiro ensinamento deixado por jesus...que nada mais é que semear o AMOR.... e fazer o bem para quem necessita!

    Beijos querido!!

    ResponderExcluir