domingo, 17 de janeiro de 2010

"Lembranças de minha vida eterna"


Por: Edson Moura

Quando a escuridão se dissipou, uma luz intensa ofuscou meus olhos. Jamais pensei que houvera tamanha claridade, vinda do Sol. Ele estava com um brilho diferente, poderia até afirmar que ele estava mais próximo da Terra, mas não estava mais quente, pelo contrário, a sensação térmica era agradabilíssima.

Finalmente comecei a lembrar de forma fragmentada, da noite anterior. Eu estava esperando um ônibus no ponto da Av. Rebouças, quando de repente um automóvel desgovernado veio em minha direção. Lembro-me que não tive reação nenhuma, meus músculos se enrijeceram para esperar a colisão daquele monstro de ferro e aço contra meu frágil corpo de carne e ossos.

Meu Deus! Agora entendo! Eu Morri! EU MORRI!!

Acorde moço! Você não deveria estar tendo pesadelos! Sua memória deveria ter sido apagada quando veio pra cá. Desde que chegou aqui, você todos os dias tem sonhos com suas lembranças de uma vida passada. Aliás, Você não deveria nem dormir aqui...você deve aproveitar a Glória que resplandece do trono branco.

Você já me disse isso Senhor, mas alguma coisa saiu errada no meu caso. Já estou por aqui a quase 10.000 anos, e essas lembranças me atormentam.

Eu me lembro da minha vida lá embaixo, dos meus filhos, minha esposa, meus amigos...e sinto falta de tudo isso. Ainda ontem mesmo, eu passei por um rapaz que tenho certeza, era meu filho, falei com ele mas nem me respondeu. Meu coração bate desesperado quando vejo passar por mim minha esposa, e ela nem sabe quem sou.

Todos por aqui vivem em estado de Êxtase todo o tempo, parecem até zumbis. Ninguém por aqui chora. Ah como era bom chorar! Sentir aquelas lágrimas quentes correndo pelo meu rosto, sofrendo de amor ou até mesmo chorando de alegria por pegar no colo pela primeira vez minha filha ao nascer.

Este lugar não é bem aquilo que me diziam na igreja. Tudo se torna chato com o passar do tempo, e bota tempo nisso. E quando penso que será pela eternidade, não tenho mais vontade de fazer nada.

Meu filho, este é o céu! Todos seus irmãos estão aqui. O fato de eles não o reconhecerem, é por que eles receberam um novo corpo, e novas mentes. Tudo aqui gira em torno de meu Pai, Este era o grande plano Dele desde a fundação do mundo.

Aqui não se casa, aqui não existe pensamentos maus, pensamentos sensuais, desejos carnais e todos os outros desejos e sensações que vocês sentiam lá embaixo. Tem que ser deste jeito, pois é a vontade de meu Pai.


Já tentamos concertar o erro que cometemos no seu caso, mas de alguma forma, não conseguimos deletar suas lembranças. Elas fazem parte de seu Ser. Talvez seja porque você as viveu com muita intensidade, você levou ao pé da letra quando eu disse: “Vim para que tenham vida, e vida com abundância“.

Mas Senhor, o grande segredo da vida, é saber que um dia ela irá se acabar, por isso vivi de forma tão intensa. Eu vivia a cada dia como se fosse ser o ultimo. Eu aproveitava os detalhes da natureza, pra não deixar passar nada despercebido.

Quantas vezes eu não ficava olhando as borboletas a voar, sabendo eu que suas vidas seriam tão efêmeras? Eram flores com asas, que enfeitavam nosso planeta. Quantas vezes eu saboreei um pedaço de picanha, mastigando-o bem devagar, só para sentir o gosto da carne, descendo até meu estômago?

E quando eu saía correndo do trabalho, chegava em casa depois de ficar em pé quase 3 horas num ônibus lotado, só pra poder brincar um pouco mais com meus filhos. E eu só fazia isso, por que sabia que o tempo passava rápido, logo mais eles cresceriam, e deixariam as brincadeiras.

Mas aqui não! Aqui tudo perdeu o sabor, o prazer, pois sei que o tempo aqui não tem a menor importância. Para os outros que estão aqui, tanto faz, porque eles não tem memória, mas pra mim, que me lembro de tudo, é horrível!

Sem dizer, que nos é tirado aqui um dos maiores prazeres que nós tínhamos lá na “vida”, o sexo, melhor dizendo, o amor.

Quando fazíamos amor, era algo fantástico. Esquecíamos todos os problemas e nos entregávamos ao prazer. E o melhor disso tudo, é que quando chegávamos ao clímax, não durava mais que 15 segundos, mas eram os melhores 15 segundos do dia.

Filho, eu entendo tudo que você está me dizendo, e até já falei com meu Pai. Ele me disse que só existe uma maneira de corrigir este problema, mas não sei se você vai aceitar as condições. Quer que eu lhe fale, ou prefere, ignorar tudo e viver a aternidade aqui? Veja bem, estou falando de vida “ETERNA”!

Faço qualquer coisa pra sentir de novo as sensações que outrora senti!

Pois bem! Depois não vá se arrepender.

A proposta é a seguinte:


Ele tem o poder de lhe mandar de volta, exatamente para o mesmo momento em que você foi tirado de lá. Você viverá mais 50 anos, e depois morrerá. Não terá direito à vida eterna. Será aniquilado e sua alma e espírito voltarão para meu pai.


Ainda quer voltar pra vida filho?

Senhor meu, ainda que eu só tivesse mais dois dias lá na Terra, eu, mesmo assim aceitaria esta proposta.

Pois valerá muito mais à pena, olhar nos olhos de pessoas que conhecia, e dizer-lhes que as amo, e que nada no universo é mais prazeroso do que estar ao lado de quem amamos. Quero dizer-lhes também, que vivam com alegria a vida, pois ela passa, e depois o que vem é o vazio eterno.

Prefiro não viver eternamente, a viver e não poder reconhecer as pessoas que viveram comigo. Não quero passar por amigos como Marcio, Carlos, Gresder, Leví, Eduardo, Wagner, Jair e tantos outros que conviveram comigo, e não lembrar-me deles...isso seria triste.

Quero voltar, e certamente, viverei ainda mais intensamente esta nova vida.

Que assim seja então meu filho!



Que Deus nos permita lembrar, e nunca esquecer que fomos humanos, que amamos,que sofremos, que choramos...mas acima de tudo...que vivemos.

54 comentários:

  1. Bravo, bravo, bravissimo!!!!

    Esse texto representa de uma forma magnifica o que nós pensamos, meu mano Edson!!

    Eu tenho orgulho de ser o seu socio!!

    De unir forças a você!!!!

    Que obra de arte!!!

    Desta vez você consegui se superar!!!

    Não é possivel que os caras - principalmente o Wagnão - vai querer debater tal obra de arte!!!

    isto é mais que profundo....não é para ser entendido somente com o intelcto...mas principalmente com a alma!!!!!

    Quase chorei ao ler o seu texto!!!!!

    Magnifico, magnifico.....MAGNIFICO!!!!!!!!

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Obrigado meu irmão Marcio!

    Como disse:Já havia escrito sobre o "inferno" e agora,depois de muito pensar, acabei por escrever sobre o "céu".

    Se um dia eu partir, e no lugar onde eu estiver, não conseguir me lembrar de todos vocês...vou certamente preferir ser aniquilado. (não é demagogia)

    Esta é minha forma de mostrar a todos os nossos leitores,eaos novos irmãos conquistados na blogosfera, o quanto eu aprendi a amá-los, e como já é difícil hoje em dia, viver sem as presenças "virtuais" deles.

    Este texto é reflexo daquilo que tenho aprendido com todos vocês.

    ResponderExcluir
  3. Ufa! assim ta melhor. Só que agora eu não vou comentar o texto, pois hoje deveria ser meu sábado na blogofera e dia de eu escrever, e inclusive quero terminar o texto: “teologia de rua” em homenagem a vocês, mas que só vai ao ar daqui a uns dois meses, pois eu tenho muita coisa mais interçamte para postar. E também tenho que ler a postagem do Wagner que muito me interessa e que ajudara meus textos que estão em maturação no Word. Sem contar que a safada da Marinet cai toda hora, e me toma um tempão para eu acessar de novo.

    Ah! estava esquecendo, o Sr. Word mandou um abraço para vocês.

    ResponderExcluir
  4. O Marcio resolveu mesmo perturbar o Gresder...também, quem mandou você queimar ele naquele potro blog, dizendo que ele só faz perguntas?

    Ops. fiz uma pergunta...agora você vai ter que responder. Rsss

    ResponderExcluir
  5. Sinceramente, achei este texto terrível... tão terrível quanto pensamentos que me afloram há algum tempo... e com isso quero dizer que achei o texto brilhante, excepcional (terrível é no sentido da grandiosidade do tema e da maneira como foi tratado e não de "ruim" ou "horrível", que é o sentido mais usual da palavra).

    E se quer mesmo saber, é por coisas como estas que você descreveu que eu perdi um pouco o interesse pelo tema religião, religiosidade e teologia. Receio não ter de quem cobrar depois que o meu tempo já tiver terminado e eu não ter feito nada do que gostaria.

    A leitura dos blogs dos amigos é sempre um prazer pra mim. Perdão pela ofensa que aparentemente a minha ausência causa.

    Grande abraço e parabéns por esse "terrível" texto.

    ResponderExcluir
  6. Só pra ficar claro: eu gostei do texto! rsrs. E tá bom, eu venho falar (+) besteiras sempre que puder. E ve se tirem essa verificação de palavras, coisa chata! Abraço.

    ResponderExcluir
  7. Com licença que a minha conversa aqui é o Edson. Seu texto da para analisar de duas formas, uma pela incrível capacidade de valorização da vida humana, com a sua critica poderosa ao conceito cristão De imortalidade (conceito que por sinal não aparece no velho testamento). E a outra pela pobreza sua de imaginar como seria a vida eterna de um Deus que pode nos surpreender.

    Como eu larguei da Marinet por que ... deixa quieto, eu estou sem condições de dialogar e vou comentando aos poucos durante a semana.

    Sim! concordo plenamente com a mensagem subentendida explicitamente no texto. Pois a vida eterna consiste na vivencia abundante da existência com todas as suas antíteses e sínteses intensas que dão valor significativo poderoso a vivência terrena que nos impulsiona a viver por viver, pois esse é o nosso real presente de Deus: a vida.

    Edson seu texto é simplório, mas de uma beleza e profundidade e coragem singular. Pois você respeitosamente coloca Deus contra Deus mesmo, ao mesmo tempo em que faz um louvor a Deus pela complexidade maravilhosa que é a vida que ele criou com toda a sua beleza e fealdade, que podem sempre ser revestida e res-significada de novo pela própria força inerente da vida.

    Aonde o amor é a força maior da existência, que ganha seu sentido absoluto na finitude dos seres mortais. Eis o paradoxo da existência sentimentos eternos como a fé o amor e esperança estão no peito finito dos seres mortais.

    Espero que vocês não desviem o assunto, pois temos muito que falar sobre ele, pois trata se não de um assunto, mas do sentimento que nos envolve hoje.

    ResponderExcluir
  8. Gresderzinho pode ficar sossegado e relaxar, que desta vez eu não vou encher a sua paciência, nem mesmo vou falar contigo. (Putz!! O pior é que eu já estou falando com você. rsrsrsrs)


    Minha conversa aqui se dirige ao WAGNER!! (Tá vendo Jair, dá para fazer apenas um comentário, não precisa encher de comentários pequeninos. rsrsrsrs)


    Quer dizer que você pensa que a vida será eterna não lá, mas aqui?????


    Interessante esta sua visão, pois o que muda então é o lugar geográfico!!!


    Minha idéia é muito melhor que a sua, pois eu imagino uma vida eterna em que nós vamos passear a eternidade toda de planeta em planeta, de galáxia a galáxia, conhecendo e conversando com os extraterrestres!!!


    Ou você vai me dizer que não existe E.T.!!!!!!

    Você pode até falar que o inferno, céu, anjos e demonios não existem, mas falar que os extraterrestres não existem, ai sim é uma bela de uma sacanagem!!!!

    Abraços extraterrestres!!

    ResponderExcluir
  9. Prezado Edson


    Belo, poético e bastante significativo esse seu diálogo com Deus, ou melhor, com o seu inconsciente.

    Não temos como fugir dessa evidência: o céu como pintam os religiosos é de uma monotonia entediante. Nas igrejas os nossos ouvidos foram martelados diuturnamente com a descrição de um céu insosso e fantasioso demais. Os nosso pais e mestres exaustivamente impregnaram a nossa mente com a história de um céu em que as pessoas terão corpos especiais, e que não terão mais dores, mais aflições, nem desejos e anseios, pois lá não há mais necessidade de se buscar nada, nem amizades como a que aqui entabulamos.

    Ora sabemos todos que um dia a nossa vida terá fim. Em relação a esse momento de desenlace, receio que poderá ser para mim, um momento de solidão derradeira. Por outro lado, quero te dizer Edson, que também penso que aquilo de mais essencial do nosso desejo ─ a vida com toda a sua gama de amizades virtuais, porém profundas, regadas com o diálogo sincero, como esses que cultivamos na blogosfera, não podem assim findar sem mais nem menos.

    Sou sincero em dizer que o desejo de imortalidade que carrego dentro do meu ser, nada mais é que o desejo da não finitude humana, é o desejo de que entre nós,essa amizade fraterna, amiga, cordial, sem frescuras e sem formalidades, nunca acabe.

    Esse desejo, para nós que o declinamos na linguagem do coração, tem o condão de aproximar as nossas almas, mesmo estado longe. É nos comentários efetuados que as impressões do nosso ser vão sendo gravadas em suas múltiplas percepções, deduzidas através de vocábulos, signos, frases ao ritmo pulsátil das batidas dos nossos corações.

    Nas entrelinhas do que escrevemos já gozamos um pouquinho do céu, é quando os símbolos dos nossos encontros virtuais vão se tornando eternos. Cultivamos na blogosfera um recanto celestial inefável onde invisível ausência tem se transformado em PRESENÇA.

    Nessa Presença virtual e ao mesmo tempo REAL vamos forjando a nossa “Ressurreição da Carne” ─ desejo do nosso desejo que enfim alcançou o eterno júbilo de nossa carne.
    Essa poesia criativa e exuberante que tiraste de tuas entranhas, é claro, já faz parte do que não é terrestre.

    Esse teu desejo já atravessou a tua finitude, ao derramares de forma poética a pura essência de tua alma.

    É através da escrita poética que registramos a nossa entrada na imortalidade. Imortalidade que também tem outros nomes: vida eterna, céu, morada celestial...


    Parabéns, pelo inspirado ensaio poético.

    Levi B. Santos

    ResponderExcluir
  10. Levi meu mestre Bronzeado, você captou a cerne do texto.

    Na verdade, até os mais crentalhões de todos, lá no fundo, num lugarzinho que nem ele mesmo sabe que existe, há um desejo inconsciente de viver eternamente por aquí.

    Os poetas encontraram essa maneira, verbalizando seus pensamentos e escrevendo as mais belas poesias que já se tenha ouvido. Nas letras das belas páginas do cancioneiro popular, também estão presentes de forma imortal, seus autores mortais.

    Longe de mim, afirmar de forma categórica que esta é a verdade-verdade. Mas trabalho exaustivamente encima desses pensamentos, tentando encontrar um final para dúvidas tão angústiantes.

    Quando as horas passam e o silencio invade meu ser, procuro desesperadamente palavras para expressar tais pensamentos. É aí que me vejo cada dia que passa mais apegado aos novos amigos, que tanto representam para mim nessa vida que se desfaz com uma velocidade alucinante.

    Brinco com as palavras, porque sei que só assim não me chamarão de louco. Crio regras lógicas dentro de minha cabeça...desfaço teoremas, tentro contrariar leis universais, desconstruo o que eu mesmo construí e pro fim me vejo parado nessa estação chamada "vida", que sei, me levará à outra estação chamada "morte", torcendo para depois não ter uma nova estação chamada "fim".

    Valeu mestre Levi! Será sempre uma honra, tê-lo como amigo...(vocês outros também meninos!)

    ResponderExcluir
  11. Gresdinho menino prodígio, Embora você tenha difamado meu texto chamando-o de simplório (e não precisa explicar não que eu entendi o que você quis dizer...afinal de contas eu não sou o Marcio que não sabe que a "marinet" e a "internet" são as mesmas "pessoas" Kkkkk), também acredito que Deus possa nos surpreender com sensações atrapassem as de um orgasmo multiplo. Mas é que não conseguí encaixar no texto essa parte da minha "fábula", pois temos uma regra de não ultrapassar as 1000 palavras em cada postagem, para não deixar o texto muito cansativo para nossos leitores.

    Existe uma segunda parte que ainda está em fase de construção, mais não sei se a postarei, afinal a idéia principal desta postagem atual, é permitir que os leitores viagem em seus próprios pensamentos...me ajudando assim, através dos comentários, concluir esta obra interativa.

    Abração maninho!

    ResponderExcluir
  12. Marcio se você me perguntou particularmente é porque você realmente pensou que se tratava de uma mulher, pois você se preocupou em que isso viesse a atrapalhar eu desencalhar, porque inconscientemente você quer que eu e deixai de evolui como pensador (os maiores pensadores morreram solteiros) e arrume uma cocotinha para mim.

    Quanto a sua pergunta, você é terrível terrível mesmo, pois pegou uma só frase do texto e escreveu um morte de coisa, mas pode crer que eu penso e sinto como você, ou por causa de você, sei lá, mas quanto a pobreza de imaginar á vida eterna monótona a muito o que falar durante a semana a noitinha a eu escrevo.

    ResponderExcluir
  13. Gresder não venha querer fugir dos meus questionamentos pensantes!!!


    Eu sei, alias eu sinto, que por mais que nós discutamos, no essencial sentimos, percebemos e cremos igual – e desta vez eu estou falando sério!


    Mas o que você disse, tem muito, mas muito mesmo, fundamento, só de imagina que exista um Deus que criou essa maravilhosa natureza, céu, terra, mar, florestas e animais, o que não será capaz de fazer na eternidade?????


    Talves na verdade o seu argumento – de que Deus tem o poder de nos surpreender – seja imbativel, pois só de olhar para alguns animais, eu fico a pensar que Deus deva ter um grande senso de humor, pois colocou chifre na testa do rinoceronte, fez enormes as orelhas do elefante, fez pernas muito cumpridas das girrafas e por ai vai.........que Deus maravilhoso!!!!!


    Mas ainda sim, eu questiono, pois parto da premissa do ponto de vista humana, vou mais além ainda, eu parto da própria crise existencial humana.


    Desculpe-me Deus, mas quero ser fiel aos meus sentimentos, percepções, angustias da alma da raça humana, quero me solidarizar com todos os pobres mortais, não dá para fugir, mentir para si mesmo, tentar fingir pra si mesmo que tá tudo bem.


    Não, não esta!!!!!


    O Senhor é eterno, sempre existiu, mas nós não!!!
    Não pode, você não tem o direito, de fazer com que existamos por toda eternidade!!!
    Devemos ter o direito de escolher se queremos viver eternamente ou não!!!


    Quero ser fiel a Deus, sendo fiel aos meus sentimentos, não vou mentir para Deus e para mim mesmo.


    Quero honra a Deus sendo eu mesmo, com meus questionamentos, com minhas crises exitenciais!


    Então Gresder, as perguntas que fiz em resposta a sua afirmação continuam....................


    Aguardando vossa resposta...................

    Abraços

    ResponderExcluir
  14. Se este céu de ruas ouro, cristal e jaspe existir, não vai ter a menor graça se Deus não estiver lá.

    Assistir filme varias vezes, o filme tem que ser muito bom e ainda assim ficar assistindo o mesmo filme eternamente enjoa.

    Abraços celestiais.

    ResponderExcluir
  15. EDUARDO MEDEIROS

    Quero lhe entrega neste momento, em suas mãos, as chaves desta “sala do pensamento”, e propor-lhe um desafio pensante:

    Como você esta muito sumido dos nossos acalorados e gostosos debates – já sei que é por causa do “bendito” computador. Rsrsrs – e sem a sua presença não é a mesma coisa – pois você é uma especie de camisa 10 das salas dos pensamentos. É o cara que arma as jogadas da nossa equipe. Rsrsrsrrsr

    Tenha liberdade de comentar não somente a postagem, mas todos os comentários dos comentaristas, fazendo uma analise, concordando ou discordando!!!

    Neste momento eu quero ficar sentado no sofá e deixar que você de o seu show!!!

    Faz no minimo uns 10 comentários comentando os principais pontos de todos os argumentos levantados nesta “sala do pensamento”.

    Você esta nos devendo, não vai recusar, ou vai??? Rsrsrsrsr

    Sei que você tem “bala na agulha” para tal desafio!!
    Já pode falar para a moça que esta ai, perto de você, que trabalha na lan house, que você vai ficar algumas horas a mais. Kkkkkkkkkkkkkk

    Eduardinho se quiser abrir a geladeira e tomar aquela cervejinha e comer aquele petisco, fique a vontade, pois hoje a casa literalmente é toda sua!!!!!!

    Abraços e volto logo para ver o estrago que você vai arrumar. Kkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  16. To contigo Jair! que negocio é esse de metralhar o Isaias com um monte de perguntas, ele mau saio da sua hibernação e já estão querendo agitar o menino.

    Quanto a mim, espero que o Céu seja realmente surpresa, se ele existir, Deus ira nos assombrar com sua grandeza, mas não penso nele, (receio que talvez não exista) mas minhas reais preocupações são o quanto eu posso ser insensível e machucar as pessoas aqui, pois quanto a minha felicidade, vou muito bem, obrigado.

    Mas na verdade todo anseio de eternidade só bate em nos quando a vida aqui esta muito ruim, mas quando o negocio ta bom, todo mundo quer ficar.

    E Marcio pode parar de roubar a minha idéia de eternidade como excursão em outros planetas e mundos.

    ResponderExcluir
  17. Não só tem como vai terum monte de virgens, que permanecerão sempre virgens.
    Com um céu assim, até eu coloco bomba no corpo.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  18. Mas se as virgens vão permanecer sempre virgens que graça tem esse seu céu.

    ResponderExcluir
  19. Eureca!!!!

    Wagner e Gresder, vocês são gênios geniaisl!!!! Hahahahah


    Sem querer vocês deram mais luz a minha cabeça pretensamente pensante!!!!


    A fala do Wagner: “Não só tem como vai ter um monte de virgens, que permanecerão sempre virgens”.


    A fala do Gresder: “Mas se as virgens vão permanecer sempre virgens que graça tem esse seu céu”.


    Exatamente isto!!!


    Uma eterna eternidade repetitiva que enfadonho seria!!!!


    Não adiante, porque por mais que arrume bilhões de coisas para fazerem, numa eternidade, acabará virando uma rotina, só que uma rotina eternamente sem fim!!!!!


    Como diria o Wagnão, pensem nisto!!!! – vamos pensar!!!

    ResponderExcluir
  20. Vocês não dormen no ponto né???? Vocês estão viciados em descontruir toda a teologia evangélica tradicional.

    Ô Edson, como é que tu fala uma coisa dessas, rapaz? não tira o céu dos crentes não, pois o céu, é a única coisa que fazem esse pessoal ir à igreja todo dia, jejuar sempre, orar de madrugada...

    Quando eu ainda tentava escapar das garras do fundamentalismo e da inocência espiritual do céu com ruas de ouros, um amigo meu sempre me alfinetava: "prá que ir pro céu"? me perguntava.

    E eu respondia: "prá ficar para semrpe com deus"

    E ele: "fazendo o quê"?

    E eu: "louvando a deus para todo o sempre..."

    na verdade respondia isso mas no fundo sabia que era um resposta que não tinha muito sentido.

    Enfim, deletei do meu cérebro crentês a ideia das ruas de ouro, muro de jaspe e coisa e tal. Entendi que tudo isso é símbolo.

    Quer dizer, nem mesmo a Revelação revela o mundo vindouro de forma concreta, apenas abstrata...

    ResponderExcluir
  21. iiiii, é mesmo, vou tirar também a tal verificação de palavras.

    então: perdi a inocência espiritual de ganhar a entrada num céu mitológico e não coloquei nada no lugar.

    O céu como você descreve no seu excelente (como sempre) texto, e que é como normalmente a cristandade o entende, está muito próximo do Nirvana budista. Ou seja, um estado de total falta de desejo. Um estado em que você é uma existência-não-existência.

    No céu cristão, a não-existência é exatamente esse novo corpo onde as lembranças da terra já não mais existem.

    O não-saber, o não-lembrar, é o nirvana cristão. A mente do corpo ressurreto agora está para além da existência humana: nada de amigos, nada de amores, nada de bate-papo, nada de tristezas, nada de alegrias, enfim, nada de vida...

    Os que tal lugar herdarem, viverão eternamente louvando a deus com os anjos.

    Nisso se cumprirá a plena vontade do deus judjaico-cristão que criou os seres inteligentes com uma única finalidade: Lhe render glória, glória e glória.

    Esse deus sofre de auto-afirmação, então ele precisa criar seres que a todo o momento lhe glorifiquem e digam como ele é poderoso, tremendo, bondoso, soberano...

    ResponderExcluir
  22. mas ele não sabia que as criaturas que ele criaria, não iriam saber de viver rendendo-lhe louvor e glória a todo momento. Aquela vida no paraíso era chatinha...

    Só a serpente pode libertar o homem!!!!!

    então, calvinisticamente, deus determina que o joãozinho, a mariazinha e o pedrinho, serão predestinados para irem para o céu, e os outros que se danen, seus ingratos. Perdição eterna!

    Como deus necessita ser bajulado a todo momento, ele graciosamente determina aqueles que lhe cultuarão pelos séculos dos séculos...

    É a confissão de que o homem não merece ser livre, pois sendo livre, ele foge do paraíso!!!

    ele precisa ser reformatado e uma nova programação sem liberdade lhe é imposta. Então, alegremente, sem poder escolher outra coisa, ele louvará ao soberano senhor do universo pelos séculos dos séculos. Amém.

    ResponderExcluir
  23. Bom te ver (ver?), ver suas palavras escritas aquí Eduardo.

    Espero que já esteja com seu novo computador (o chamarei de anti-Cristo).

    Você entendeu exatamente o intuíto da postagem:

    "Imaginar o céu"

    Como você percebeu, eu já passei, assim como você, da fase de existir um céu com ruas de ouro e tudo mais, abri meus olhos pra realidade, e acabei percebendo que é melhor viver aquí e ser aniquilado depois...a morrer aquí e passar uma eternidade adorando e dando glórias a Deus (como se Ele precisasse disso!)

    Lá encima no outro comentário, você me pediu (em tom de brincadeira), que não tirasse o céu dos crentes.Vou te dizer uma coisa que vai te deixar boquiaberto:

    Quando eu resolvi tirar deles (os crentes como eu etu) o inferno, fui mais atacado que agora, aliás, nem fui atacado até agora!"VAMOS CRENTAIADA" ME APEDREJEM!

    É triste saber que os nossos evangélicos hoje, têm mais medo de ficar sem o inferno, que perder a crença no céu!

    Os sofistas da atualidade...assim como os do passado, precisam mais garantir que existe um lugar onde o crente "infiel" será atormentado eternamente, que falar da vida eterna ao lado do Pai celeste. Por quê?

    Respondo:

    Porque o cabresto tem que estar bem preso ao animal, para que ele não olhe muito para os lados e acabe por perceber que existe outra alternativa (se é alternativa...é claro que é outra né idiota! desculpe o pleonasmo.)

    Jonathan Edwards que o diga com sua fomosíssima pregação: "pecadores nas mãos de um Deus irado"

    Quem quiser ficar com o céu de cores pastéis pode ficar!

    Eu não quero!

    Prefiro viver intensamente aquí, acreditando que existe sim um criador para tudo isso, mas que nos presenteou com a morte, pois só com a consciência da morte, nós podemos valorizar mais a nossa vida.

    Tô parando esse comentário por aquí, mas não vou ficar off line não!

    Quem quiser debater, pode vir, pois eu já tô de saco cheio de o Marcio ficar falando que eu escrevo textos polêmicos e fujo das brigas! Rsss

    Falou mano!

    ResponderExcluir
  24. Ah! quase esquecí:

    Tira mesmo essa tal verificação de palavras...é muito chata!

    Isso serve pro nosso mestre Levi, pro Jair, e todos quanto tiverem essa "coisa" de verificar palavra!

    ResponderExcluir
  25. Glóriasssssssssss....consegui chegar aqui, embora muito atrasada, porque a "tropa de choque" já passou por aqui...kkkkkkkk....mas tudo bem....vou "florir" um pouco esta página com o ar da graça feminina....kkkk

    Querido Edson, quero parabenizá-lo pelo BLOG, ainda não tinha passado por aqui para ler alguns artigos, mas confesso que está surpreendente....

    Depois me diz que eu sou a "Paulinha Poeta" neh....rsrs... Menino este seu ensaio maravilhoso nos fez viajar para a Glória da segunda casa, uma glória desejada, almejada...e confesso que para muitos cristãos, a vida eterna é um sonho, um desejo profundo....pois, lá sim encontraremos a paz, o amor eterno ao lado do Pai, um lugar sem dores, sem desejos carnais...onde não haverá divisão de classes sociais, nem irmãos passando fome, nem outros esbanjando.....como um paraíso....
    Mas quando paramos para analisar que estamos indo para um lugar onde não poderemos mais olhar nos olhos das pessoas que mais amamos, e não poderemos mais abracá-las e sentir o calor do corpos delas tocando os nossos, e que lá ninguém vai ser reconhecido, a não ser pelo Pai........isso é uma questão dolorosa, e isso toca a ferida do ser humano, porque na verdade nós não sabemos aceitar a perda, assim como um jogo, nós não queremos perder e ficar de fora da rodada.......nós queremos atuar, nós queremos mostrar nossos devidos valores às pessoas que estão ali conosco, participando.....
    Eu não me imagino um dia não poder mais abraçar a minha mãe que tanto amo, a minha família, os meus amigos......mas temos simplesmente que aceitar, porque o mundo é feito de aceitações embora muitas vezes não há compreensões.
    Deus não nos colocou aqui para compreendermos muitas coisas, mas simplesmente para aceitarmos as suas vontades....e eu penso assim, que se algum dia, chegar o dia de experimentarmos esta glória, mesmo que embora dolorosa seja a partida....lembramo-nos, que estamos ao lado daquele que mais nos AMA, daquele que projetou e criou o mundo com o propósito de nos guiar e não nos desamparar em momento algum....

    Abraços querido...acho que já deu pra colocar um cheirinho de rosa aqui no seu espaço neh...kkkkkkkkkkkkkk.....Bjos à turma aí de cima...FUiii...Comentem meu artigo gente...estou esperando...rsrs...

    ResponderExcluir
  26. Levi meu Mestre bronzeado!

    É isso mesmo! quando eu morrer, quero que meus filhos, netos e bisnetos, um dia qualquer de domingo, quando a família estiver toda reunida, abram um dos meus muitos livros que pretendo escrever...Minha vós ecoará pela sala, através dos lábios quem sabe, de meu netinho.

    Estarei presente sempre vivo nas suas lembranças.

    Esta é minha ideia de eternidade...

    Dentro de algum livro...
    Nas estrofes de alguma poesia...
    Na rima de algum cordel...

    Encontrarão alí o Edson...
    Que pensou que algum dia...
    Falaria atravéz de um papel.

    ResponderExcluir
  27. Paulinha, você e a Regina são as flores destes blogs espinhentos...

    Que bem diferente de nós, não disputam conhecimentos...

    Comentam com simpatia, nos fazendo largar as armas filosóficas...

    Desfilam com alegria, na salas tão metafóricas...

    Agora sim, posso dizer, fiquei sem argumentos...

    Não posso te questionar, por tão belos pensamentos...

    Como o Gresder sempre diz, Deus nos reserva surpresas, eu acho...

    Mas o que ele não entende, é que faço teologia daquí debaixo...

    Como posso esperar que Deus me surpreenda, com maravilhas que nunca pensei...

    Só posso pensar num céu, com coisas que experimentei.

    Obrigado pela visita, espero que volte outra vez...

    E não deixe de comentar, assim como agora fez.


    Beijão!

    ResponderExcluir
  28. Mestre Levi


    Obrigado pela sua atenção a mim dispensada.
    Compreendi tudo que tentaste passar.


    Todo ser humano caminha entre esses dois pólos, que apesar de serem antagônicos estão paradoxalmente interligados.


    Acho que a morte é mesmo o mais profundo, silencioso e angustiante mistério assombroso!!!


    Mas em contrapartida, este mistério tão misterioso é a nossa sina maldita, mas também nossa mais doce e bendita sorte.


    Tente acompanhar o meu raciocínio pensante a partir de agora:


    (não li em lugar algum, foi fruto dos meus pensamentos pensantes, por isso que há mais dificuldade para se entender. rsrsrsrs)


    Se caso fosse-nos dado o direito de saber o que ocorreria depois da nossa morte, teríamos serias implicações, se não vejamos:


    Vida eterna
    Se soubéssemos que viveríamos eternamente, a nossa vida aqui não teria o menor sentido, sendo apenas uma momentânea diversão sem sentido e significado.


    Não existência
    Mas em contrapartida, se de antemão soubéssemos que, não há vida após a morte, não teríamos a menor expectativa, não haveria esperança.


    Ou seja, o grande prêmio dos deuses (se me permiti falar deste modo) foi o nosso não conhecer o conhecimento da existência depois da morte.


    Pois de fato, vivemos justamente e maravilhosamente, entre esses dois pólos, que trazem o equilíbrio necessário para a sobrevivência e sentido para a nossa existência.


    Pois vivemos com esperança, pois de fato, esperança é não ter certeza, pois se tivermos certeza, não há necessidade de haver esperança, pois esperamos quando não se sabe o que haverá.


    Mas em contrapartida, não temos certeza, e é justamente isto, que nos dá o equilíbrio de viver com significado e sentido, pois não sabemos se vamos continuar vivos depois da nossa morte.


    Nossa Levi, mas que viajem!!!!
    Novamente foi um imenso prazer conversar com você, pois toda vez que converso contigo, se abrem realidades cada vez mais fantásticas, dos meus pensantes pensamentos de pensar.


    Abraços

    ResponderExcluir
  29. Jair, não existe ruas de ouro, nem portas de pérolas, tudo isso é fruto da cabeça de um homem, preso, isolado da sua gente, fadado a morrer numa ilha chamada Pátmos.

    Não o culpo por escrever tão bela ilustração do que seria o céu...mas acredito que a única maneira que João encontrou para amenizar seu sofrimento, foi enganar-se a si mesmo.

    Marcio, nunca deixe de acreditar que Deus é criador, e Sua criatividade não tem precedentes, mas tudo que Ele fez de maravilhoso, já está a nosso alcance mano.

    É só pegar..,é só experimentar...é só viver com o máximo de atenção às pequenas coisas criadas pelo nosso Deus.

    A grande magnitude de Deus, não está em nos surpreender com coisas grandes como pensam o Gresder e o Jair, mas sim em fazer crescer um "dente de leão" (é uma flor pra que não sabe), em meio a restos de lixos que nós mesmos produzimos.
    `
    É sentir o coração pular dentro do tórax, e um frio descer pela espinha, quando uma pessoa a quem amamos nos da um beijo bem pertinho da orelha.

    Não tentem ver coisas fenomenais criadas por Deus, pois isso não é suficiente para fazer-nos amá-lo, quer ver?

    Diz a lenda que o mar se abriu.

    Duas colunas de agua ficaram suspensas ao lado esquerdo e direito, pelo sopro do Senhor.

    O povo passou para o outro lado, e os seus perseguidores foram despedaçados quando as aguas voltaram a sua forma original.

    Este mesmo povo, adulterou com outros deuses.

    Adiantou ver coisas tão surpreendentes?

    Não! Não! e não!

    E não me venham dizer que isso é fábula, pois eu já sei que é!

    Mas se vocês partem do pressuposto de um Deus todo poderoso, revelado na bíblia, eu também parte deste mesmo pressuposto.

    Tô parando por aquí, mas fico no aguardo de suas medíocres refutações aos meus argumentos.

    ResponderExcluir
  30. Vamos Marcio, para de pensar e responde logo!

    Sei que você está aí, pois só tem 2 on line, um sou eu e o outro é você.

    Mas vê se não fica escrevendo comentários muito grandes, pois o tempo é curto e eu já estou sem dormir à 2 dias.

    Gresder, Jair apareçam seus covardes! Kkkkkkkkk

    Viu Gresder, eu escreví um poema pra Paulinha...vai deixar barato?

    ResponderExcluir
  31. Calmaaaaaaaaaa Edson!!!


    Estou comentado os comentários, do dois mais feras da blogosfera (Eduardo e Mestre Levi)
    Não dá para escrever qualquer besteira.
    Tanto que para o comentário comentando o comentário do Eduardo, eu escrevi copiando um verso maravilhoso, e fiquei viajando no meu imaginário inspirador desta bela e magnífica poesia.


    Tanto que vou escrever de novo aqui, para que todos possam ler.
    Ler não!
    Deixar ser lido por esse verso!!!!!
    Há minha alma suspira de tanta emoção por deixar ser lida, por essa linda poesia.


    “Ver um mundo em um grão de areia
    e um céu numa flor silvestre,
    segurar o infinito na palma da mão
    e a eternidade em uma hora” (Autor: Blake)

    ResponderExcluir
  32. Como o Marcio declinou sobre a imortalidade com uma bela poesia, quero, como Nordestino dos cafundós da Paraiba, deixar o meu cordelzinho (é que não resisti a tentação):


    Tantas imagens dos céus,
    Quanto a cabeça da gente.
    Um imagina de um jeito,
    O outro pensa diferente.
    Como poderei entender
    Se não sou onisciente?



    O homem tem sentimentos,
    Que o seu peregrinar
    Não combina com o de Deus,
    Pois só pode imaginar,
    O que come, vê e apalpa,
    Não sabe se dominar.



    E assim o homem vive
    Em função da outra vida,
    Mas por ser carnal e fraco,
    Mal prepara a partida,
    Pois naquele Paraíso
    Será outra a medida.



    Ao sondar o Paraíso,
    Dentro da imaginação,
    O homem vê o que gosta,
    Mas, é tudo enganação,
    Deus não deu esse direito,
    De explorar sua mansão.



    P.S.: O texto de Edson (junto com os comentários) já dá um denso Tratado sobre a Imortalidade (rsrsrs)

    ResponderExcluir
  33. Leví meu mestre Bronzeado...já tava com saudades dos seus cordeis.

    Espero que voc~e não tenha reparado no me "dia-de-fúria" Rsss

    Estava fazendo um teste e percebi que poderia tê-lo feito de outra maneira.

    Era só criar um comentador ficticio e debater comigo mesmo...talvez não tivesse causado tanto impacto.

    Mas saliento que foi só um teste viu? O bom e "velho" Edson continua por aqui.

    Abração mestre!

    ResponderExcluir
  34. Xiii Isaías, o Marcião já tá babando uma hora dessas!

    Mas como sócio dele que sou, tenho amplos poderes para lhe autorizar a postar sim.

    Só espero que ele não entre com um processo contra mim. Rsss

    Boa noite filhote!

    ResponderExcluir
  35. Valeu, sonha com os anjinhos (se é que eles existem mesmo)... Ops, melhor não entrar nesse assunto, pelo menos até eu publicar as minhas respostas.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  36. Amigo Isaias Medeiros

    Não só pode faze-lho, como também não o faze-lho, mas como já o fizeste, estou me dirigindo a sua “sala do pensamento”.

    Até daqui a pouco..................

    Abraços

    ResponderExcluir
  37. Podem me chamar de mediocre, mais vou escrever o que penso.

    Meu interesse não está nas tais ruas de ouro e cristal...blá, blá, blá

    Penso que os que esperam uma vida eterna cercados da materia e encantados com estas, nunca saiu do chão e esta preso numa ilha tal qual estava João.

    Amo á Deus pelo que ELE é e por tudo que ELE criou, oras foi ELE mesmo quem disse após criar "Tudo era bom". Será que não poderá nos surpreender?

    Ainda que não o faça, pois não tem esta obrigação; Deveriamos desejar a eternidade só pelo fato de estarmos com ELE. Pode ser pouco, mais com Deus já basta.

    Abraços cordiais.

    ResponderExcluir
  38. Em tempo;

    A melhor definição para o "bom" referido por Deus na criação é suficiente.

    Deus é bom!!!

    ResponderExcluir
  39. Calvinus Arminus diz:

    Bando de desconstrutores homicidas!! Como podes tratar tão levianamente o desfecho que o Senhor tem reservado para os justos predestinados?

    Ao justo que sofreu, que foi fiel, que foi eleito em graça e que viveu para o Evangelho, está-lhe reservado o gozo eterno...

    ResponderExcluir
  40. EXCELENTE POST !!!!

    Um dos melhores que li por aqui!
    Sempre me perguntei sobre este "Céu"! Será que vai ser assim me perguntava eu nao vou mais existir? meus pensamentos, desejos ja nao existirão ¿? que tipo de eternidade e essa? Mansões celestias? como assim ?

    Realmente complicado, na minha roda de amigos ja estou ficando taxado com "ATEU" por nao acreditar em N coisas, cada dia ta pior ir a igreja! Mas sabe prefiro ser taxado como tal que viver num mundo de "fantasia" !

    ResponderExcluir
  41. Brunão, que falta você fez por aquí mano!

    Não disse que um dia ainda escreveria sobre o cèu?

    É exatamente isso que você fez que eu também me faço...perguntas sobre como seria o céu.

    É claro que não posso afirmar que seja assim desse jeito que "parabolei", mas certamente, o outro céu que nos ensinaram a crer, é um pouco estranho não?

    Amigão, não suma mais. Passa por aquí nem que seja pra dar um tchau! Rsss

    Queremos você ao nosso lado, venha comer esta feijoada teológica conosco! Kkkkkk

    Abração Bruno!

    ResponderExcluir
  42. Edson Moura, você não conhece-me ainda, mas pretendo permanecer algum tempo nestas "salas de pensamentos" como vocês gostam de nominá-las. Já escreví algumas pequenas linhas no no CRISTIANISMO A-RELIGIOSO, por que você não vai lá para defender aquele que você condidera amigo? Agora acredito que ele esteja precisando muito de vocês.

    Não possuo blog, isso é passatempo de desocupado, ou refúgio de quem não tem coragem pra participar de debates reais em salas reais.

    Não sou evangélico, tenho até asco por esse nome, mas simpatizo com a cristandade, e me divirto vendo todos vocês se debatendo para entender a Deus.

    Não percam o seu tempo, e não façam as outras pessoas perder o tempo delas, com as bobagens que você escreve, juntamente com seu co-autor Marcio Alves.

    Sem mais por enquanto:

    Ass. Nureda Somu

    ResponderExcluir
  43. Paz seja contigo irmão..se é que posso chama-lo assim.

    De fato não o conheço, mas gostaria muito sim, de conhece-lo, pena que suas palavras soam um pouco ríspidas para comigo e meu amigo e irmão Marcio.

    Caro amigo, fujo dos debates, não valem à pena, acabam causando intrigas.

    Prefiro contribuir mais com amor que com argumentos.

    Perco fácil uma disputa quando veja que amizades estão em jogo...mesmo que sejaa sua meu Caro Neruda.

    Desta vez eu passo!

    Mas fique à vontade para questionar o que escrevemos, afinal de contas, avaliamos a receptividade de nossas postagens, não pelos elogios, mas sim pelas críticas.

    Abraços Neruda!

    ResponderExcluir
  44. Calvinos Arminus, apareceu né?

    E já veio com seu fundamentalismo-liberal.Rsss

    Olha só, se o "gozo for eterno", com o passar do tempo na eternidade, este mesmo gozo, vai se tornar uma tortura.

    Imagine você Arminio Calvinos, fazendo sexo com uma mulher...se é que você não considera isso um pecado mortal, Rss:

    Quando você atingir o ponto máximo da relação que é o momento do orgasmo e da ejaculação, este momento se estenderá por 5 dias consecutivos. Você não acha que isso deria horrivel?

    Assim também é a nossa vida mano. Énecessário que as coisas boas, durem pouco tempo, pois do contrário, nós não lhes daríamos a devída importância.

    Valeu pelo seu comentário Calvinus, pois sem ele eu não teria a oportunidade de escrever esta "histórinha pornográfica" Kkkkkkk

    Manda um abraço caloroso pro Eduardo seu pupílo!

    ResponderExcluir
  45. Resposta às indagações do Wagner:

    Não importa o que aconteça a eles após a morte, ou naquilo que acreditam, suas vidas são baseadas na sua idéia sobre a vida após a morte. São guiadas pelo medo.

    Quando buscamos viver com consciência plena de nós mesmos e do mundo que nos cerca, podemos oferecer um mundo melhor para aqueles que virão depois, inclusive nossos filhos, que são a única certeza de que há vida após a morte. Nós morremos, nossos filhos ficam. Não importa se somos budistas, católicos, romanos, americanos, espíritas, anglicanos, argentinos ou umbandistas. Não importa se vamos voltar ou não, se vamos ressuscitar, se vamos ressurgir dos mortos. Importa sim o que estamos fazendo aqui e agora com nossas vidas e com nosso mundo. Para fazermos o melhor, temos que ter total consciência de tudo o que ocorre a nossa volta.

    O desenvolvimento da sua consciência pode lhe dar muitas ferramentas para entender melhor a vida e a morte, e lhe ajudará a viver o mais inteligente possível. Além de lhe ajudar no caminho da sua vida, ajudará a transcender o medo da morte. Também ajudará a desenvolver a consciência daqueles que estão ao seu redor e isso, fatalmente, lhe ajudará a tornar o mundo melhor.

    Lembre-se, estamos vivendo nesse hotel por algum tempo, depois vamos embora, talvez nunca mais retornemos. Se pudermos deixá-lo um pouco melhor para os próximos hóspedes que chegarão e para os que ficaram, teremos cumprido nosso objetivo. Não é porque não vamos voltar aqui que destruiremos o jardim e a mobilha!

    Ass. Nureda Somu

    ResponderExcluir
  46. Neruda
    Apenas afirmando

    Se você notou, o que você disse foi o que eu disse. Então, não há indagações e sim afirmação do que foi dito.

    Olha o dito:

    O mundo é céu para quem está bem, e inferno para quem está em miséria absoluta, no momento para o Haiti, que vive um inferno dobrado, nós falamos de eternidade, Deus, céu, quando o inferno já instalado não nos comove.

    Como disse o márcio no seu comentário: "Melhor assim, pois assim, cada um será responsável por sua própria criação de céu".

    Concordando mais avançando. Você disse: "Quando buscamos viver com consciência plena de nós mesmos e do mundo que nos cerca, podemos oferecer um mundo melhor".

    Já que o consumismo voráz e destrutivo já fez com que a terra não mais se auto-renove, precisamos muito mais do que discurso, precisamos fazer.

    Então amigo, como as formigas, precisamos garregar um peso maior do que o nosso para deixarmos alguma coisa para os nossos bisnetos.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  47. Acho que ainda dá tempo.

    Querido Wagner, humildimente lhe pergunto:

    Para onde ira minha alma, Quando este corpo cansado, descer a sepultura e ser consumido pelos vermes?

    A alma que habitou este corpo vai reencarnar em outro ser á fim de se aperfeiçoar?

    Confesso diante de argumentos tão fortes que você apresentou estou confuso, mais ainda que tudo que penso esteja errado, Deus para mim é tudo.

    Medo de morrer?

    Já dizia o filosofo (não sei qual), ao nascer-mos já começamos a morrer.

    Aos pobres irmãos do Haiti, cabe á cada um de nós deixarmos nossas vaidades de lado e chorarmos com os que choram, não pedemos ser apaticos. Concordo contigo Wagner a espera por este céu está nos tirando o amor ao proximo.

    ResponderExcluir
  48. Jair amigo
    Quem disse que temos alma?
    Quando uma criança nasce com duas cabeças, aquele corpo tem duas almas? E as outras anomalias. Animal, segundo se acredita tem alma mais não tem espírito. Quanto aos clones; eles tem duas almas também?
    É muito complexo isso.

    Um abraço de alma

    ResponderExcluir
  49. è Wagnão tentar responder uma pergunta fazendo outra não responde a questão.

    Se não temos alma?

    O que temos? O que somos?

    Responda-me.

    Abraços andrógenos.

    ResponderExcluir
  50. Sem mais por agora...reduzu-me a minha insignificância.

    Boa esta sua estrategia amigo Wagner para não responder o que te perguntei

    Abraços desalmados...rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  51. A morte constitui uma limitação da unidade originária do ser-aí, significa que a transcendência humana, o poder-ser, contém uma possibilidade de não-ser. Diz Heidegger: “o ‘fim’ do ser-no-mundo é a morte.
    Esse fim, que pertence ao poder-ser, isto é, à existência, limita e determina
    a totalidade cada vez possível do Dasein”.

    http://wwwauroras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  52. Erick, é um imenso prazer tê-lo por aquí para contribuir com nossas ideias...seja bem vindo!

    Não manjo muito de filosofia, pois muito pouco lí mas também, opouco que conheço, não uso porque a ideia verdadeira do nosso blog, é pensar nossos pensamento, e não o dos filósofos.

    Como pôde observar, meu texto é bem "simplório", é apenas fruto de minha cabeça que reconhece sua limitação pra falar de um assunto tão abrangente, que é o céu.

    Amo filosofia, pois a filosofia nos ensina a morrer. Mas quem é que não quer saber o que tem do outro lado?

    É justamente o medo do que a "eternidade" nos reserva, que nos faz imaginar que a vida aquí é pra ser vivída com mais intensidade...deixando para depois a surpresa que pode tanto ser boa...quanto má...quanto não ter surpresa alguma.

    abrigado pela sua aparição irmão!

    ResponderExcluir
  53. desculpe-me mas vcs são ridiculosssssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  54. Caro anônimo... não vou levar em conta a sua falta de polidez...e apenas quero fazer-lhe um convite:

    Todos são livrs para discordar do que escrevemos...aliás, até preferiamos que seja desta maneira. Mas você precisa usar seus argumentos para que o debate se dê no campo das idéias...do contr´´ario, fica apenas a sua intolerância evangélica...contra nosso carinho "ateu" pelo próximo.

    Nós não somos inimigos irmão...portanto não me trate como tal.

    Tenha tranquilidade...paz e temperança para lidar com o incrédulo também...assim, desse jeito grosseiro, você não consegue fazer evangelismo.

    Abraços e aguardo seu retorno...mas desta vez...sem agressões verbais tá?

    ResponderExcluir