domingo, 10 de janeiro de 2010

Alcançado pela graça...a reabilitação de um traidor.



Por: Edson Moura


O texto que segue, nada mais é do que uma reflexão acerca das crenças que nos passaram através dos séculos. Minha consciência resiste em acreditar que Deus seria tão perverso ao ponto de usar uma vida inocente para realizar seus projetos

Muitos até poderão achar falhas no que escrevo, mas este talvez seja o intuito do artigo. Estou aberto a discussões, desde que elas venham a nos aproximar mais e mais uns dos outros.

O nome que ecoou pelos séculos:

Ninguém quer levar o nome de Judas Iscariotes.

Eu particularmente, até hoje, não conheço uma só pessoa com este nome, (alguém aí da blogosfera conhece?)

E por que?

Porque este nome foi manchado com o estigma da traição. Diferente dos demais apóstolos, que muitos querem imitar. Eu penso que, em vez de recriminação, o discípulo traidor é digno de pena ou misericórdia, até porque nós, embora sem levarmos o nome dele, temos caído, quem sabe, no mesmo erro.

Quem era Judas o Iscariotes?

Ele fora chamado pelo Mestre, igual aos demais discípulos.

Acredito que Cristo tenha visto nele um jovem inteligente, entusiasta, dinâmico, em quem se escondiam tremendas possibilidades para o bem.

De outro modo, nunca haveria sido chamado. Acompanhou o Mestre como os demais, recebeu insultos com o Mestre, sofreu fome com Ele, se alegrou com Ele em suas vitórias, foi testemunha de toda a glória do Senhor, e nela se alegrou, ele esteve lá.

Foi premiado com um posto de honra, ou seja, era um homem de confiança do Mestre, de outra maneira nunca haveria sido o tesoureiro daquele grupo.

Foi um grande administrador, possivelmente devido a sua habilidade, os discípulos não sofreram privações maiores.

Seus companheiros nunca duvidaram dele.

Pelo menos durante um certo tempo, Judas desempenhou seu trabalho fielmente, com absoluta honra.

Segundo o pensamento popular, muita gente merece o “inferno”, mas devemos recordar que a graça de Deus é infinitamente maior que nossa debilidade.

Pedro e Judas cometeram faltas parecidas: Pedro negou Jesus três vezes, e Judas o entregou. E agora Pedro é recordado como um santo e Judas simplesmente como um traidor.

A principal diferença entre os dois não é a natureza ou gravidade de seu pecado, mas sim a vontade de aceitar a graça de Deus. Pedro chorou seus pecados, voltou a Jesus, e foi perdoado. O Evangelho descreve Judas enforcando-se desesperado.

Será que não há mais misericórdia nesse ato desesperado do “traidor arrependido”, do que na ação do pescador temperamental?

Uma coisa é certa: Judas arrependeu-se e até tentou desfazer seu erro. E a graça? Será que ela não o alcançou?

Para aqueles que ainda acreditam que Deus controla a tudo e a todos, fica a reflexão:

Judas foi só um instrumento nas mãos do grande arquiteto do universo, um mero objeto do “grande” plano de salvação da minha, e, sua pessoa caro leitor. Judas não tinha como escapar desse destino tão infeliz que era ser o traidor do filho de Deus.

No dia do “Juízo”, Judas terá fortes argumentos para se livrar das acusações. Acho até que pelo caráter contundente das provas, nem precisará de “advogado”.

Afinal de contas, ele foi o maior colaborador para o plano de salvação da humanidade. Exigirá seus direitos (como diz o R.R. Soares)

Será que foi assim?

Creio que não.

Onde há o arrependimento...há também o perdão...foi isso que Jesus tentou nos ensinar.

Que a graça de Deus esteja em todos nós!

42 comentários:

  1. Edson Edson que sensibilidade! Tocaste num ponto delicado que ninguém ousa tocar, falaste emocionantemente ao nosso coração.

    Confesso que tenho há muito tempo tenho o mesmo sentimento seu, mas neste caso não a mesma coragem.

    Judas esta diante o tribunal religioso numa situação desfavorável demais, se eu fosse defendê-lo diria do direito humano de cada um dar fim a sua própria vida, pois não sou contra a eutanásia ou suicídio estilo os dos sábios antigos e samurais que decidiam quando morrer, e também não acredito que um ser humano deve ser condenado por um ato de extremo desespero. Ou seja, para mim o suicídio não o condena.

    Mas a disposição permanente e anterior do seu coração o condena, mas ele estava segado por uma causa patriótica humana, e motivo pela qual ele serviu bem a propósito.

    Não vejo maldade ou perversidade em Judas, mas humanidade em sua fraqueza e desejo de libertação. não acredito no inferno, mas numa possível eternidade onde os bons serão salvos e os perversos aniquilados.

    Portanto eu absorvo Judas também assim como você Edson e vamos fazer um baixo assinado, pois conforme algumas parábolas de Jesus, que quem insiste ante o juiz, mesmo que ele seja mau, a sua causa e resolvida rsrs.

    ResponderExcluir
  2. Ótima postagem!
    Que Deus te abençoe a cada dia mais!

    ResponderExcluir
  3. Gresder, demorei 5 anos pra tomar coragem e escrever sobre o tema.Mas tenho que confessar que foi depois de ler os teus textos que a vontade se firmou.

    Ainda ontem estava ao telefone com o Jair e disse a ele que minhas idéias são em parecidas com as suas.

    "Bons salvos e perversos aniquilados"...isso é bem sensato Gresder(também creio nisso), embora todos insistam em achar que Deus um dia vai assar em um espetinho durante toda a aternidade os maus.

    Gresder uma pergunta meu mano:

    Qual seria o impacto na religião se o "evangelho segundo Judas" fosse aceito como legítimo?

    Abração mano!

    ResponderExcluir
  4. Jairzão camarada, sua frase ao final resume tudo né?

    "O arrependimento é o passaporte para entrar no reino do messias"

    Ainda que muitos não creiam nesse reino (Cutuquei os manos), Jesus sempre falu dele, e pra mim é suficiente, mesmo que eu não viva nessa espectativa do paraíso, não tem como negar as citações de Jesus.

    A pergunta que não quer calar Jair:

    Será que um dia conseguiremos reabilitar o pobre Judas?

    Ou será como Madalena, que foi taxada como prostituta pela ICAR, e até hoje, pastores e padres e "civis" escorregam nesse erro?

    Caramba, deixa eu parar senão fujo do tema...de novo. Rss

    Abração véio!

    ResponderExcluir
  5. Tai Regina, boa! Judas não tem nem hum mérito de arrependimento mesmo, e “pagou” nesta vida pelo que fez, portanto um ótimo candidato a Graça de “um outro evangelho”

    ResponderExcluir
  6. Solução bem rápida essa hein Jair?

    Por isso é bom conversar com assembleiano, eles tem "bíblia" pra tudo Rss

    Valeu irmão!

    ResponderExcluir
  7. Regina minha irmã, que belo comentário!

    Eu disse que Judas talvez nem precisasse de advogado, mas você está se saindo melhor que uma promotora pública Rsss (Tô brincando viu?)

    Na minha medíocre opinião, o arrependimento de Judas está implícito em sua atitude, ora.

    Ele vendo a cagada que fizera, "arrependido", voltou ao templo e pediu que soltassem seu mestre. (será que ele teria que usar as palavras arrependido estou?)

    Vendo que a situação já não poderia ser revista, pois o coração dos sacerdotes já haviam sim premeditado a morte do Messias (digasse de passagem, esses mesmos homens foram perdoados por Jesus lembra? "Pai perdoa-lhes...eles não sabem o que fazem.

    Regina, Judas também não sabia o que fazia.

    É claro que depois de tamanha encrenca em que Judas metera Jesus...os outros apóstolos iriam dizer que o diabo se apossou dele...é bem característico de nós crentes da atualidade também você não acha?

    Pois bém se o diabo apossou-se de Judas (não é assim que penso), a culpa não é de Judas é do diabo ou de Deus que permitiu a possessão.

    Fico aguardando Regina.

    Muito obrigado pela contribuição...seu raciocínio é bem aguçado.

    ResponderExcluir
  8. Wagner, bom vê-lo por aquí...sabia que precisaria de sua ajuda. Rsss

    concordo totalmente com você mano. A bíblia não diz que Judas se enforcou, e sim que saiu para se enforcar. Atos também conta que ele se precipitou.

    A "crentaiada" diz que ele foi se enforcar numa árvore à beira de um precipício e o galho se quebrou. (Haja criatividade cara!) Rsss

    Não quero forçar a barra pra defender o mano Judas, afinal de contas ele nem precisa.

    Estou mandando confeccionar as camisas e as faixas, prepara os pneus pra nós queimarmos em frente a praça São Pedro (que virou santo), vamos lutar pela reabilitação do nosso irmão.Rsss

    abração querido irmão!

    ResponderExcluir
  9. Poxa Levi, você não aparece muito, mas quando aparece, vem emocionando a todos.

    Sua frase é simplesmente comovente mestre Bronzeado:

    "Para Judas não havia mais sentido permanecer vivo, vagando na terra sem o perdão do seu Mestre,o único a quem Ele chamou de AMIGO".

    Nem eu pensei desse jeito na hora de escrever...é por isso que considero você "mestre Bronzeado" e eu "pupílo albino"

    Muito obrigado pelas linhas meu velho!

    ResponderExcluir
  10. Edson amigo

    Como conciliar o teu comentário sobre o que comentei, quando você afirma nas entre linhas que Judas não necessariamente se enforcou mas saiu para se enforcar, e o comovente comentário do Levi que afirma que para Judas não havia mais sentido permanecer vivo?

    Ou você concorda comigo ou com o Levi. Com os dois não dá.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  11. Preocupa-me muito mais os judas modernos (mesmo sem terem esse nome). São lideranças que traem a Jesus a torto e a rodo. Torcem, simulam, escamoteam o evangelho em todo momento. So falam de vitoria, prosperidades e vida fácil. No mundo tereis aflições, nem pensar. Parecem notas de 3 reais, com a figura de um lobo devorador de ovelhas. Estes pensam ter o selo divino da infalibilidade (pior que o papa), pensam que por terem a dita "unção" são imunes e Deus "vai quebrar o galho" na hora do julgamento divino. Pensando assim jamais se arrependerão e continuarão a gerar morte e destruição onde quer que forem.

    ResponderExcluir
  12. Tá bom Wagner, vou ceder aos seus caprichos e te dar uma resposta mais acadêmica ao seu comentário. (deixo claro que esta não é uma linguagem que eu goste de usar...embora a conheça muito mais do que você imagina irmão!)

    A desconstrução de um texto bilblico, não é a mesma coisaque a destruição do mesmo.
    Não é simplesmente auma questão de demolir alguma coisa por meio da força extrema, mas, sim, desmontá-la.

    A desconstrução é um desmontar extremamente minucioso, é um descascar das diversas camadas (histórica, retórica, e ideológica) das distinções, conceitos, textos e filosofias inteiras, cujo objetivo é expôr a natureza linguistica arbitrária de sua construção original.

    A desconstrução é um método que uso, analítico intenso, às vezes, perversamente intenso, que resulta no colapso de tudo que o atinge.(você deveria saber disso...e sei que sabe!)
    É uma "análise" no sentido etmológico do termo (do grego analusis): um "des-prender" ou "des-amarrar".

    Assim, a desconstrução é melhor entendida como um des-fazimento, com todas as conotações resultantes que o termo implica: desamarrar, abalar, arruinar.

    Nas palavras de um simpatizante, ela é, "uma técnica positiva para criar problemas; uma afronta a todo hábito de pensamento normal e confortável"

    O descontrutor (que sou eu) está menos interessado NO QUE o texto diz, e mais em COMO ele organiza suas ideias.

    Assim como um psicanalista que escuta o marido e sua esposa, não para ouvirsuas ideias sobre o relacionamento, mas a fim de ver como eles se relacionam de fato.

    O que eu pretendo com meus comentários paradoxais é que as desconstruções que nós fazemos (você está envolvido até o pescoço)funcione como um tipo de terapia intelectual que ajude os filósofos (gresder e Levi) teólogos e críticos literários(Marcio, Wagner e Eduardo) a enfrentar seu temor profundamente arraigado na confusão da linguagem que usamos.

    Wagão! Você é um cara muito inteligente e estudado...amigo dos livros, eu sou apenas um jovem de 30 anos tentando fazer meus irmãos pensarem por si só. Não dificulte isso meu véio!

    Sabe que te amo em Cristo né?

    Ah! quase me esquecí:

    Não sei se Judas se enforcou ou se jogou no abismo, ou se fugiu e viveu na Grecia com um outro nome, a questão é que eu o perdôo, assim como acredito que Deus o perdoou>.

    ResponderExcluir
  13. É gilson você está certo...os Judas (coitado desse nome) modernos estão por aí...e o pior é que estes têm seguidores.

    Valeu pelo comentário!

    Abração!

    ResponderExcluir
  14. Edson

    EM TEMPO:

    Não sei por que no meu comentário anterior o inconsciente me induziu a escrever cem moedas de prata em lugar de trinta moedas de pratas.(rsrsrs)

    Perdão pelo lapso.

    P.S.: Acho que esse ato falho decorreu de uma recente traição a Cristo que tomei conhecimento. Os Judas da CPAD estão vendendo um Biblia fajuta com comentários esdrúxulos (Bíblia de DAKE), por 100,00 reais.(rsrsrs)

    ResponderExcluir
  15. Rapaz, sempre chego tarde para o "filé" das discussões..., mas gosto de ler todos os comentários e ver esse monte de heresias escritas..., hehehehe..., brincadeira viu??
    O que posso dizer pra acrescentar..., acho que nada!
    Só uma coisinha que não lembro onde estudei sobre, mas acho incorreta a idéia de que Jesus tenha visto, como vc disse, tamanha inteligência, entusiasmo ou qualquer coisa e por isso o tenha chamado, caso contrário não o chamaria..., a tradição judaica mostra que na idade deles cada um já devia ter seu mestre..., os menos qualificados ficavam sem e iam, normalmente, cuidar do trabalho da família.
    Aparecer um mestre ali e resolver chamá-los naquela altura era irreal..., indícios da graça..., por isso a maneira de "largar tudo" e o seguir é descrita na bíblia.
    Talvez, dentre os 12 menos inteligentes que curiosamente só o mestre Jesus quis chamar, Judas pudesse sim ser o melhorzinho pra cuidar de algumas coisas..., mas não creio que Jesus os chamou ou chama qualquer um por causa da qualidade deles...
    Qto à salvação..., quisera eu que todos fossem salvos..., e que alguns manés queimassem sem morrer durante a eternidade..., mas não sou Deus..., ainda bem..., então não sei de nada!!!
    Abraço!!!

    ResponderExcluir
  16. Pois é Márcio..., quem chega atrasado inicia outro assunto pra não ficar pra trás neh?? Hehehehehe...
    Queria te perguntar uma coisa: não me recordo agora e, sinceramente estou com preguiça de procurar mas, na profecia aparece o nome de Judas?
    Abraço!

    ResponderExcluir
  17. Eh Márcio, vc só me dá trabalho rapaz..., to de férias ainda!!
    Então, a profecia historicamente atribuída ao fato de um amigo ter traído Jesus se encontra em Salmos 41:9 e 55:12-14. Mas lá não há qualquer menção sobre um tal de Judas. Na profecia de Zacarias 11 também não há qualquer menção há Judas, portanto tenho a tendência a não crer que Judas estava premeditado a fazer isso..., mas li muito pouco pra trazer ainda uma resposta..., só estou acrescentando ao debate!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  18. Não é só o Judas que cooperou para acontecer aquilo, mas todo conjunto de pessoas e acontecimentos, pois se não fosse Pilatos Caifas, Pedro e tantos outros.

    E se não fosse o próprio povo, suas esperanças, frustrações, promessas, nada daquilo teria acontecido com Jesus, para mim um palco foi montado para ele onde todos colaboraram com o seu final.

    Isso é destino a moda dos deuses gregos e suas tragédias, mas não anula a liberdade de cada um, que participa decisivamente, mas inconsciente com relação ao que entrelaçou todo esse drama.

    ResponderExcluir
  19. O seu calvinista Gresderiano de uma figa!
    Depois fica dizendo que não é calvinista, ta bom, vou fingir que acredito.


    Sua fala: “Não é só o Judas que cooperou para acontecer aquilo, mas todo conjunto de pessoas e acontecimentos, pois se não fosse Pilatos Caifas, Pedro e tantos outros”.


    Minha resposta: Nisto eu concordo, não foi Deus que matou Jesus, mas antes as pessoas envolvidas neste assassinato hediondo e inescrupuloso.


    Jamais um pai amoroso e bondoso revelado por Jesus, iria se contradizer, matando o seu filho inocente!


    Sua fala: “E se não fosse o próprio povo, suas esperanças, frustrações, promessas, nada daquilo teria acontecido com Jesus, para mim um palco foi montado para ele onde todos colaboraram com o seu final”.


    Minha resposta: Não concordo!
    Quer dizer que Deus manipulou todas essas pessoas e circunstâncias, para cumprir um propósito de matar um inocente para a sua “glória”?


    Sua fala contraditória: “Isso é destino a moda dos deuses gregos e suas tragédias, mas não anula a liberdade de cada um, que participa decisivamente, mas inconsciente com relação ao que entrelaçou todo esse drama”.


    Minha resposta: Se é destino traçado e predestinado por Deus, então o livre arbítrio é uma farsa nesta historia toda!


    As pessoas pensaram estarem agindo livremente, mas na verdade era Deus que numa espécie de ventriloco manipula as pessoas como bonecos para executarem Jesus.


    Então se foi Deus quem manipulou as pessoas conforme uma decisão na eternidade, foi o Deus-pai quem matou Jesus.


    Que coisa mais absurda!


    Você já foi melhor heim Gresderzinho. Kkkkkkkkkkkkkkkk

    Abraços

    ResponderExcluir
  20. Márcio
    Já que você me aguardou, cá estou, embora certa de que não acrescente grande coisa rss. Quem sou euzinha...
    E, tudo bem, pode brincar à vontade comigo, pois eu tenho bastante senso de humor. Sou antes de tudo, “laite”.
    Mas mesmo você brincando nesse sentido, percebo que problema com advogado o réu não teria, pois observo um afã retórico e coletivo em “redimi-lo” rss.
    Sabe...
    Esse post instigante rss me faz lembrar que desde que me entendo por gente, (vivendo em meio católico) sempre estive em meio a questionamentos em cima de evangelhos apócrifos e, lembro ainda que anos atrás, levantou-se mais uma divulgação nesse sentido, dessa vez com a National Geographic usando-se da lucrativa curiosidade humana rss (dessa vez em relação à pessoa em questão), entretanto sabe-se que o “Evangelho de Judas” foi escrito por uma seita gnóstica cainita, movimento religioso que influenciou grupos heréticos fazendo salada com misticismo e filosofia.
    Enfim...
    Quanto ao que postei veja que lendo com atenção no início, eu deixo bastante claro, em outras palavras, que eu não sei o que houve entre Deus e ele, se quando ele foi tomado de “remorso”, ele tenha sido alcançado pelo amor de Deus. (Portanto daí já se descarta a função de promotora rss.Aliás, isso nem mexe com meu ego, pois antes de deixar meu curso de Direito pela metade eu tinha vontade mesmo era de ser juíza :P)
    Usei ainda os termos “remorso” e “Satanás se apoderou dele” conforme os relatos bíblicos, e até concordo que a última expressão poderia ser o que você racionaliza como “de crente”, entretanto, bora combinar, que são meras especulações. Por outro lado, se formos atentar para todas as referências bíblicas direcionadas a ele, tornam-se cada vez menores as possibilidades de que se tenha simplesmente usado jargão apelativo da época.
    E olha, esse debate de que remorso e arrependimento sejam a mesma coisa - o que eu não concordo - não diminui a sua (dele) responsabilidade no ato, na escolha do seu próprio caminho. (olha a veia de promotora aflorando rss)
    E quando eu coloco que ele premeditou é baseada em Mt 26:14.16 – Lc 22: 3.6 – Mc 14:10.11 – onde se enfatiza a ocasião propícia da “entrega”.
    No mais... Simpatias e preferências à parte,prefiro deixar o próprio Juiz absolvê-lo. :)
    Abs...
    R.

    ResponderExcluir
  21. Outrossim, minha querida amiga Regina, tu és uma mulher muito inteligente.

    Obrigado por florir e esterilizar o ambiente infectado por machos! Rsrsrsrsr

    Abraços

    ResponderExcluir
  22. Sabe Wagner, acredito ser muito mais honesto e bonito, assumirmos que uma idéia é nossa idéia e pronto, do que ficar tirando versículos de contextos para de um modo covarde apoiar nossas idéias.

    É por isto, que tento escrever textos não usando versículos bíblicos, pois afinal de contas, é sabido que a bíblia é a mãe de todas as heresias.

    Heresia por heresia, eu fico corajosamente com minhas heresias!

    Abraços heréticos

    ResponderExcluir
  23. Sua resposta: As pessoas pensaram estarem agindo livremente, mas na verdade era Deus que numa espécie de ventríloquo manipula as pessoas como bonecos para executarem Jesus.

    Minha tréplica: Deus não usa as pessoas, usa as suas próprias escolhas, trabalha oportunamente encima das próprias decisões humanas. deus não é ventríloquo Ele é um costureiro.

    Mas agora assim não da, se toda vez que eu falar em destino você imaginar o calvinismo, eu vou pensar que sua mente é muito pobre e não pode imaginar uma dialética entre liberdade e necessidade que formão a síntese que é o homem.

    Que o Pai matou seu filho isso é obvio, acha isso imoral? Isso é soberania sobre a moral humana unilateral, horizontal e relativa. Leia o livro do Caio: “sem barganhas com Deus”, que ele fala um pouco sobre Deus não ter a mesma moralidade dos homens. Ou a ética de Bonhofer aonde ele defende o direito de a gente trucidar os inimigos em uma guerra defensiva, ou senão leia um pouco de Barth onde ele magistralmente fala que Deus, o deus desconhecido, deste século e dos religiosos (igual a tu rsrs) é totalmente diferente do homem.

    Vai estudar mais menino, aproveita e muda a descrição deste blog que não tem nada a ver com o seu auto teor antropocêntrico rsrs

    ResponderExcluir
  24. Caramba manos, e mana agora! Será que vacês não sentem "remorso" de não deixarem nem eu responder aos outros comentários e já mandam mais um. Rsss

    Pôxa eu sou um pai solteiro com 3 filhos aquí em casa...tenho que dar atenção pra eles também (principalmente) Rss

    Brincadeirinha...podem comentar sim! (quanto aos filhos é verdade)

    Kadu, estou atento aos seus planos viu!? Acho que não vai ter alusão ao nome de Judas nas profecias do AT...mas vale a pesquisa.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  25. Edson muito bem lembrando, preciso para por aqui, para dar atenção a minha familia.

    Maldito sejas Gresder, por pertubar meu relacionamento familiar.

    Ao inves de estar brincando com meu filho, ou namorando com minha esposa, eu tem que ficar aqui discutido com homem!
    kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Podes comentar, que amanhã eu continuo o debate com você.

    Abraços familiares

    ResponderExcluir
  26. Regina, você deveria ter continuado o curso...está na sua veia a vocação. Rss

    Como o Marcio citou, eu também raramente uso versículos biblícos para apoiar minhas ideias, antes, procuro trazer a história para a atualidade, e então usar a lógica do Deus de graça super-abrangente, para refletir sobre a passagem ou fato histórico em questão.

    Quanto a ser especulações, isso é óbvio, quem é que não especula?

    Eu andei lendo o documentário do National Geographic e achei interessante, mas daí a dizer que os gnósticos cainitas fizeram uma salada...salada esta não menor do que a que pentecostais fazem atualmente, e muita gente come,não é verddade?

    Também deixo para o Juiz o veredicto, mais meu voto é "INOCENTE".

    Abraços mana!

    ResponderExcluir
  27. Poxa amigo você vem com essas coisas simples!
    Os dois textos são muito moles.
    Só para deixar logo um moscão atraz da orelha.
    O texto da mulher adúltera foi colocado na Bíblia mais ou menos no 6° século.

    Vou dormir

    ResponderExcluir
  28. Com relação a Maria Madalena, foi exatamente por isso que eu disse que era fácil meu filho.

    ResponderExcluir
  29. Eu entendi Wagner meu querido!

    Só coloquei esses textos pra mostrar a alguns que Madadlena não foi nem adultera, nem prostituta...apenas uma mulher "encapetada"Rsss

    Claro...segundo a tradição!

    Eu é que não sou doido de discutir bíblia contigo véio...eu levaria um coro com certeza!

    ResponderExcluir
  30. Bem feito pelo computador ter quebrado viu Eduardo..."É Deus te castigando seu herege!" Rss

    Viu só o Wagner te deu uma bem dada. "TOMA BESTA!" RSs

    Esses mussulmanos são encrenqueiros demais...querem por que querem que eu negue a divindade de Jesus..mas já disse que isso eu não faço!

    A não ser é claro que me provem cabalmente que Ele foi só um homem...e como sei que não vão conseguir pois eu uso a Fé para tal terefa, é melhor desistirem tá!

    Beijão Eduardinho.

    ResponderExcluir
  31. Edson amigo!
    Vou te provar agora.

    Primeiro vamos começar o curso indicando alguns livros.

    1 - A Metáfora do Deus Encarnado Ed. Vozes
    2 - Quando Jesus se tornou Deus Ed. Fisus

    Depois de você ler e se você ainda crer, vou te indicar mais dois.

    Um abraço do Jesus humano

    ResponderExcluir
  32. Só de raiva eu vou ler sim Wagner! Rsss

    Não sei como, pois estou lendo já um livro do Kevin Vannhoozer "Há um significado neste texto?" que tem 600 páginas e mais 2 livros sobre a história do vinho que juntos tem mais de 1000 páginas (referente ao meu curso de Sommeliere)

    Ms aceito a desafio. Pode mandar os livros via sedex. Rsss (À pagar é claro né?)

    Abraço mano!

    ResponderExcluir
  33. Edsom!
    Está lendo sobre exegese e hermenêutica? Eu tenho esse livro.
    Aproveita depois leia o Gadamer da ED. Vozes.

    O investimento é pouco

    Um abraço

    ResponderExcluir
  34. Top, top, mto top!! Ótima discussão..., pena que tô com pouquíssimo tempo de internet..., ainda de férias, graças a Deus!!
    Agradeço muito, principalmente pelas desconstruções..., tem me ajudado bastante..., mesmo não concordando com mtas coisas e não entendendo algumas outras...
    Em matéria de teologia sou ainda um "aluninho" buscando discipulado!
    Abraço procês..., e qdo voltar a ter tempo vou tentar encher mais o saco de vcs aí...

    ResponderExcluir
  35. ô edson, o wagner não disse nada, só pediu para deixar o jesuzinho do At quieto. Esse jesuzinho tá quietinho mesmo, pois só os cristãos viram Jesus no AT.

    Tá zoando com o meu pc? pois digo que vou comprar um agora totalmente herege. melhor ainda, ateu!!! rsssssssss

    E olha, não pede para provar que jesus não era deus não que eu provo heimmm ...

    ResponderExcluir
  36. Edson não faz mal se o Wagner e o Dusinho acreditam que Jesus era somente homem, pois isso não é fé, apenas opinião racional, pois o que importa é a fé do coração, pois como Disse o Wagner,Jesus foi escolhido para ser o Salvador e Senhor ou como me parece que entende o Eduardo que ele não é nem Deus, nem semi-deus, nem meio deus, mas um homem humanamente divino. O que já é o suficiente para fé, pois podemos vê-lo de varias formas humanas e divinas, mas o nosso sentimento do coração para com ele é o mesmo sempre: Amor.

    ResponderExcluir
  37. Também acho Gresder, vou parar de me afligir, e afligir aos outros com essas minhas perguntas...que não chegam a lugar algum. A não ser a uma amizade mais honesta entre pessoas que nunca se viram pessoalmente.

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  38. A bíblia não diz : "E Judas se enforcou"
    A bíblia diz :"E Judas foi se enforcar"

    ResponderExcluir
  39. Sim eu sei, mas a bíblia também diz que ele se precipitou (jogou-se de um penhasco). Afinal de contas: Podemos deduzir que ele se dependurou numa arvore próxinma a um penhasco e a corda se arrebentou fazendo-o cair e espatifar-se?

    Valeu pelo comentário,você é muito esperto e está pegando os pontos falhos em meus textos...consegue achar outros?

    Edson Moura

    ResponderExcluir
  40. Desculpe por estar escrevendo como anônimo,estou com problemas com minha conta no Google.

    Edson Moura

    ResponderExcluir