Resolvi postar este artigo depois de experimentar um momento de extrema
irritação no trabalho. foi um dia daqueles onde o desejo de estrangular uma
pessoa é o único sentimento que nos faz sentir humanos. Mas, depois de controlar
a pulsão de violência, percebi que era possível re-significar o momento,
canalizando para aquilo que mais gosto de fazer, a saber, escrever. Talvez a
pessoa mais apta a discutir o assunto seja o mestre Levi, mas também sei que
cada um aqui já passou por situações semelhantes, e fico curioso para saber
como cada um conseguiu lidar com o sentimento de raiva. Nessas horas a Fé
(notem de qual fé estou falando) pode ajudar muito, mas, e para aqueles que não
a possuem? Pode um ateu ter mais controle emocional de que um Cristão, ou um
Budista, ou um Muçulmano? esta é a pergunta. Só posso falar por mim mesmo, que
sou ateu, mas ainda assim, não sei se os dez anos que experimentei o
Cristianismo moldaram um caráter menos belicoso. Talvez sim.
Muito já
foi dito sobre as emoções ao longo das eras e, com certeza, algumas definições
têm sido nominadas como melhores e outras como piores. A palavra emoção deriva
do latim movere (pôr em movimento). Isso nos fala da sua natureza de colocar em
movimento, de dentro para fora, comunicando ao mundo nossos estados de
necessidades internas. Todas, então, seriam úteis e por isso foram mantidas no
processo evolucionário humano. Lógico que algumas perderam sua função original
e se adaptaram, como puderam, à nova realidade da civilização moderna. Afinal,
não precisamos mais correr de leões ou matar animais para nossa alimentação.
Mas o sistema de luta e fuga continua ativo.
O homem modernizou a sua estrutura social. No entanto, internamente, em
seus processos somáticos, ainda é praticamente o mesmo do tempo das cavernas.
Basicamente, estamos preparados para caçar e reproduzir; o resto foi se
acumulando ao longo de milhares de anos e reflete-se no que somos hoje:
criaturas com respostas emocionais às diversas situações nas quais, às vezes,
certas manifestações não seriam necessárias, ou que surgem em dimensões
desproporcionais à situação vivida. Caso duvide disso, pergunte a quem tem
síndrome do pânico ou algum tipo de fobia. Um exemplo é a pessoa que pode ser
considerada corajosa, mas, diante de uma minúscula aranha ou uma inofensiva
lagartixa ou barata, literalmente “perde a linha” e surta.
Sempre buscamos diferenciar as emoções umas das outras e tentamos
associá-las, relacionando as sensações orgânicas com a situação em que estamos
envolvidos, fazendo uma ligação direta entre o fato, nossa interpretação dele e
o que sentimos. Além das diversas interpretações diferentes que cada um de nós
pode dar às situações semelhantes, ainda existe a intensidade da emoção, às vezes
forte demais e, outras vezes, não percebidas adequadamente.
Nos animais, a manifestação de raiva foi observada em dois tipos de
comportamentos: o ataque a outros animais, para obtenção de alimento, e a
agressão afetiva, que serve para corte às fêmeas ou para demarcação de
território. É fato que não sabemos nominar nossas emoções: estamos sempre
confundindo o que sentimos. As emoções, na visão dos poetas, fazem de nós
humanos, mas a realidade é que elas podem atrapalhar, e muito, aqueles que não
conseguem detectar seus próprios estados emocionais.
No ano de 1924, Maranon, neurocientista francês (citado por Richard
Restak em O Cérebro Humano, p.141), injetou adrenalina em 210 indivíduos, o que
fez surgir sensações fisiológicas em todos eles. Quando o experimentador, de
maneira indutiva, contava uma história qualquer com fundo emocional, fazia
brotar no sujeito a emoção sugerida no texto. Graças ao efeito da adrenalina, a
emoção surgia forte. Dessa maneira ele fez "aparecer" todas as
nuances das emoções humanas apenas contando diferentes histórias. Essa
experiência foi repetida na década de 1960, com algumas alterações de modelo
operacional, mas com resultado similar, por Stanley Scharter e Jerome Singer.
Com a mesma base química, mas com interpretações pessoais diferentes das
histórias contadas, o significado individual fez surgir emoções que mais se
alinhavam com a perspectiva do indivíduo. Podemos inferir, então, que
tecnicamente seriam as mesmas reações somáticas que originam as emoções; apenas
os nomes dados pelos sujeitos que as vivenciavam eram diferentes, por conta de
suas expectativas ou interpretações do contexto.
Nos dias atuais, a complexidade da origem das emoções é debatida ao
extremo e nada está totalmente descartado. Alguns defendem a ideia de quatro
emoções básicas, outros de seis estados emocionais naturais. Esse exemplo é
puramente ilustrativo para que não percamos de vista a possibilidade de estar
dando nomes diversos aos mesmos bois.
Podemos então acreditar que muitas das emoções que sentimos, ou
nominamos, têm sua origem na mesma fórmula química endócrina? Seremos então
escravos de hormônios e neurotransmissores? Isso nos dá bons argumentos para
pensar com cuidado sobre como devemos reagir da próxima fez que estivermos sob
forte emoção. Afinal, se a emoção tem a sua forma dada pela interpretação da
história contada, se re-significarmos o conteúdo, mesmo sem alterar a base
química, podemos alcançar um novo estado emocional.
Isso pode soar apenas como teoria para alguns, pois a prática não deve
ser tão fácil. A maioria das pessoas não consegue perceber quando está entrando
em um estado emocional alterado. "Sob forte emoção estamos sempre
certos!" Todos pensam assim?
Dessa pequena abertura podemos passar a qualificar as emoções básicas, que
segundo os estudos do psicólogo estadunidense Paul Ekman, são seis. Tratamos de
emoções naturais, aquelas percebidas em todos os humanos com o mesmo código
facial de expressão muscular, porém guardando diferenças quanto aos motivos
culturais para suas manifestações: o que faz rir um oriental pode fazer chorar
um ocidental, por assim dizer.
Personalidades que souberam usar sua raiva...para o bem ou para o mal:
ADOLFO HITLER. O que pode tê-lo
tornado uma pessoa destruidora? Talvez a morte do pai em 1903, quando ele tinha
apenas 14 anos, ou ainda o falecimento da mãe, em 1908, de câncer, quando o
então jovem Adolf não tinha completado 20 anos de vida. Sabemos que ele foi
péssimo aluno, rejeitado pela escola de belas-artes de Viena e pela escola de
arquitetura. Não foi correspondido no amor declarado em centenas de poemas a
Stefanie - isso pode ter sido consequência da enorme diferença de classe
social. Em Viena aos 20 anos, Hitler fazia molduras para se sustentar, lavava
pratos, limpava carruagens, estava sempre malvestido, vivia em albergues e
remexia latas de lixo com seus amigos Neumann e Hanisch em busca de qualquer
coisa de valor. Foi expulso de um albergue por não pagar uma prostituta chamada
Hannah, que era judia, da qual contraiu sífilis. Em 1913 o exército o recusou,
por causa de seu estado de saúde, mas o aceitou como voluntário em 1914,
durante a Primeira Guerra. Foi condecorado por um ataque que o deixou cego por
três dias, mas sua cegueira era de fundo psicológico, pois o gás era
inofensivo.
WALT DISNEY. Maus tratos na
infância podem ter despertado um gênio criativo? Disney viveu em uma fazenda no
interior do Missouri, com um pai extremamente severo, que lhe impunha castigos terríveis
quase todos os dias. Foi uma infância de sofrimento contínuo e de muito
trabalho pesado. Um dia Walt descobriu que não possuía certidão de nascimento e
isso fez com que alimentasse a ideia de que era filho adotivo. Podemos perceber
a provável influência desses fatos na estrutura familiar de seus personagens.
Aos 16 anos, dirigiu ambulâncias para a Cruz Vermelha na Europa, durante a
Primeira Guerra Mundial, e viu de perto os horrores do conflito. Anos depois
teve seus primeiros personagens, Alice e Oswald, roubados pelo ex-patrão. O
interessante foi a resposta que deu quando soube que, por não ter documentado
direito sua criação, não havia como reclamar: escreveu um telegrama a seu sócio
e irmão dizendo que tudo estava certo, que ele não se preocupasse, pois já
havia em sua mente um personagem espetacular: Mickey Mouse.
CHARLIE CHAPLIN. Tragédia familiar
pode transformar uma pessoa positivamente? Os pais, ambos artistas famosos na
época, separaram-se quando Chaplin nem tinha completado três anos de idade. O
pai, alcoólatra, não queria contato com o filho, pois já tinha uma amante.
Charlie ficou sob os cuidados da mãe, emocionalmente instável. Um dia, quando
ele tinha apenas cinco anos, viu a mãe sofrer um problema na laringe enquanto
se apresentava em um teatro lotado de soldados; foi vaiada e a plateia atirou
coisas sobre ela. Machucada gravemente, ela foi para os bastidores. O pequeno
Charlie subiu, sozinho, ao palco e cantou uma música, controlando a massa
enfurecida. O pai morreu de cirrose quando ele tinha 12 anos, a mãe foi
internada em um asilo, mentalmente perturbada, pois não tinha como cuidar dos
filhos. Foi necessário muito esforço durante a infância e a adolescência para
que Charlie e seu irmão conseguissem terminar os estudos em uma escola para
pobres no sul de Londres. Sofrimento foi sua marca registrada.
THOMAS ALVA EDISON. Frequentou a
escola, ensino formal, por menos de seis meses. Aprendeu sozinho, e com a ajuda
da mãe, lendo apenas o que lhe interessava. Começou a vida vendendo jornais,
sanduíches, doces e frutas dentro dos trens. Ficou surdo e sobre isso, quando
questionado sobre se a deficiência auditiva o prejudicava, disse uma vez:
"Ao contrário, a surdez foi de grande valia para mim. Poupou-me o trabalho
de ficar ouvindo grande quantidade de conversas inúteis e me ensinou a ouvir a
voz interior. Além do mais, um homem que precisa gritar quando fala nunca diz
mentiras".
Uma situação que pode provocar a raiva em bebês nos diz muito da natureza
dessa emoção. Uma interferência física: segurar os membros da criança,
impedindo seus movimentos, não permitindo que ela se liberte, irá disparar uma
rápida reação. Isso demonstra que essa emoção nasce quando algo interfere na
nossa intenção de fazer algo. Ela pode ser ampliada se percebermos ser a ação
bloqueadora intencional, ou seja, a pessoa que nos impede os movimentos decidiu
fazer isso conscientemente.
O
aproveitamento de energia provocado pela raiva pode ocorrer naturalmente em
algumas pessoas que foram humilhadas, perseguidas ou que tiveram uma
interpretação da realidade que ressaltou tal emoção. Poderia ter sido diferente
se, em vez de a raiva ser controlada e direcionada para a ação, ela tivesse
sido transformada em rancor e ódio. Esses sentimentos poderiam destruir a
possibilidade de um pensamento estratégico que oferecesse um rumo ao sujeito
que os vivencia.
Raiva que
alimenta:
Muitos líderes, gerentes, homens ou mulheres de sucesso tentam provar
algo para alguém que no passado os humilhou ou impediu seu desenvolvimento.
Desse modo, seu êxito é uma resposta à provação que podem ter passado em outra
época. Sua alta autoestima resulta de uma retroalimentação da emoção.
Algumas pessoas relatam que seus sonhos trazem a memória de tempos difíceis
e isso proporciona uma energia incrível para levantar pela manhã e lutar no
mundo, para nunca mais ter de passar por aqueles momentos terríveis.
A emoção, em si, e o sentimento que ela desperta não é determinante para
o comportamento. Como interpretamos as situações e direcionamos nossos recursos
é o que determina sucesso, vitória ou doença e morte. Ouvimos sempre dizer que
outros fatores, como sorte ou azar, devem ter peso de influência no resultado
final. Isso pode ser até possível, mas a decisão de buscar uma situação ou
outra nasce no livre arbítrio e esse surge da capacidade de percepção de nossas
próprias emoções.
Não se pode tomar uma decisão sem ao menos saber que tipo de emoção esta
manifesta em nosso organismo. A pura sensação fisiológica pode não ser
suficiente e clara a ponto de permitir uma avaliação definitiva do progresso
comportamental.
Não existe emoção ruim. Todas foram mantidas durante a evolução por um
bom motivo: são úteis para a manutenção da espécie, ajudam-nos a permanecer vivos.
Sem elas poderíamos cometer erros de avaliação e nos colocar em risco de morte,
por exemplo. Uma pena que, com a evolução social e cultural, o homem tenha
deixado de prestar atenção à linguagem interna, às matrizes biológicas,
acabando, muitas vezes, por precipitar ações que podem causar enorme prejuízo a
si mesmo.
"Não é a intensidade dos sentimentos elevados que faz os homens
superiores, mas a sua duração." (Friedrich Nietzsche).
O Provocador
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